01/01/2025

BREAKING
Cruzeiro anuncia contratação de Gabigol

(Imagem: Gabigol)

💪 Faz o muque que o centroavante do Cabuloso chegou, sô! Não deu nem tempo dos fogos acabarem e de você desejar Feliz Ano Novo para seus familiares e amigos que o Cruzeiro já estava anunciando a contratação do atacante Gabigol.

Ídolo eterno do Flamengo com 160 gols em 305 jogos, o atacante chega à Toca da Raposa como o principal nome do “pacotão de reforços” para a temporada de 2025, que já conta com experientes atletas como Dudu e Bolasie, além do lateral Fagner e do meia Eduardo, que devem ser anunciados nos próximos dias.

A expectativa é que haja uma apresentação oficial do atacante neste sábado para os torcedores no Mineirão. O Cruzeiro não veio pra brincadeira esse ano não, hein?

BIG STORY
2025 reserva o melhor da programação esportiva

(Imagem: Brasileirão)

Todo início de ano é a mesma história. Você senta e refaz suas metas para os 365 dias que virão pela frente, né? Se um dos objetivos para o novo ano for “assistir as principais competições esportivas”, fica tranquilo que o estagi vai te contar o que vai rolar de melhor em 2025.

Futebol o ano todo (com direito a Super Mundial de Clubes no meio). Os estaduais começam mais cedo em 2025 e terão duração de pouco mais de 2 meses, terminando no final de março.

Já o Brasileirão se encerrará somente 4 dias antes do Natal, tudo por conta da paralisação do campeonato entre os dias 15 de junho e 13 de julho para a disputa do Super Mundial de Clubes da FIFA, nos Estados Unidos.

(Imagem: FIFA)

O torneio é o grande evento esportivo do ano, reunindo 32 equipes do mundo todo em um formato semelhante ao realizado no Mundial de Seleções.

Os confrontos, já definidos em sorteio, irão proporcionar grandes embates, como o Palmeiras enfrentando o Inter Miami de Lionel Messi. Isso aqui vai ser ABSOLUTE CINEMA.

Além da equipe de Abel Ferreira, Flamengo, Botafogo e Fluminense também irão representar o futebol brasileiro na competição, que promete atrair dezenas de milhões de espectadores ao redor do mundo.

Ainda no mundo da bola, a final da Libertadores de 2025 será disputada no dia 29 de novembro em local ainda a ser definido — Brasília concorre para sediar a partida —, enquanto a decisão da Sul-Americana ocorrerá uma semana antes, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Já na Europa, o destaque fica sempre para a final da UEFA Champions League, que será realizada em Munique, na Alemanha, em 31 de maio.

Da bola redonda para os outros esportes 🏈🎾

Pra anotar na agenda e guardar dinheiro (Se qui$er ver in loco…). Impossível falar em calendário esportivo sem mencionar o evento mais assistido do esporte nos Estados Unidos — o Super Bowl LIX, que está marcado para 09 de fevereiro, em New Orleans.

(Imagem: Getty Images)

Embora as equipes finalistas ainda sejam uma incógnita, uma presença já confirmada é a do rapper Kendrick Lamar, que será a atração principal do show do intervalo.

Será que vai ter replay? Ainda sobre futebol americano, existe a expectativa da NFL anunciar um novo jogo da liga aqui no Brasil para o início da próxima temporada, como ocorreu em setembro de 2024 com a partida entre Packers e Eagles.

Do campo pras quadras, a temporada dos Grand Slams começa daqui a poucos dias com o Aberto da Austrália. Veja o calendário completo:

  • 🇦🇺 Australian Open — 12 a 26 de janeiro, em Melbourne;

  • 🇫🇷 Roland Garros — 25 de maio a 8 de junho, em Paris;

  • 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 Wimbledon — 30 de junho a 13 de julho, em Londres;

  • 🇺🇸 US Open — 25 de agosto a 7 de setembro, em Nova York.

E ainda vai dar pra torcer muito pelo Brasa 🇧🇷

(Imagem: Sauber)

🏎️ Após 7 anos, o Brasil volta a ter um representante no grid da Fórmula 1. A esperança brasileira é o jovem Gabriel Bortoleto, de 20 anos, atual campeão da Fórmula 2, que vai correr pela Sauber.

Sua estreia na principal competição do automobilismo mundial ocorrerá no dia 16 de março, com o início da temporada no Grande Prêmio da Austrália. Mas a corrida mais importante para nós brazucas vai rolar no fim de semana dos dias 07 a 09 de novembro, com o GP de São Paulo

🏄‍♂️ Já a Brazilian Storm, que ficou sem um campeão em 2024 após 5 anos seguidos, tentará reconquistar o mundo nas etapas da World Surf League. A abertura do circuito será ainda neste mês, no dia 27 de janeiro, em Oahu, no Havaí.

(Imagem: WSL)

As finais, após 4 anos de disputa em Trestles, na Califórnia, serão disputadas a partir de 4 de setembro, nas Ilhas Fiji. Mas, pra quem quiser acompanhar de pertinho nossos ídolos do mar, a etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, está marcada para 21 até 29 de junho.

🏐 Para finalizar o nosso giro esportivo do ano, a seleção masculina de vôlei buscará o tetracampeonato mundial entre 12 e 18 de setembro nas Filipinas. O Brasil vive um jejum de 14 anos sem título, com 2 vices nas últimas 3 edições.

  • Já a seleção feminina tentará quebrar a maldição de 4 vices consecutivos para, finalmente, conquistar o título inédito na Tailândia, entre 22 de agosto e 7 de setembro.

Preparado para curtir todas as emoções com a gente, champs? O ano tá só começando! Let’s go 🚀🚀🚀.

NBA
Nets trocam veteranos e acumulam mais de 30 escolhas de draft para os próximos 7 anos

(Imagem: Getty Images)

O Brooklyn Nets está dando “all-win” no futuro. No último domingo, a equipe dos Nets deu mais um passo em sua reconstrução ao enviar Dorian Finney-Smith e Shake Milton para o Los Angeles Lakers.

  • Em troca, trouxe de volta o velho conhecido D'Angelo Russell, além do jovem Maxwell Lewis, de 22 anos, e 3 escolhas de 2ª rodada de draft.

D'Lo retorna ao Brooklyn, onde viveu seu auge com uma aparição no All-Star Game na temporada 2018-19. Apesar do retorno nostálgico, Russell, que completará 29 anos até o final da temporada, parece mais uma peça transitória nesse tabuleiro.

Seu contrato irá expirar em breve, e os Nets poderão liberar ainda mais espaço no teto salarial, somando impressionantes US$ 60 milhões para 2025.

Why it matters. Com a troca, o Brooklyn acumula um arsenal de 31 escolhas de draft para os próximos 7 anos — 15 de primeira rodada e 16 de segunda.

Desde o fim da era Kevin Durant e Kyrie Irving, a equipe tem sido incansável em negociar veteranos por ativos futuros. Em dezembro, por exemplo, enviaram Dennis Schröder ao Golden State Warriors por De'Anthony Melton e mais 3 escolhas de 2ª rodada.

O foco agora é claro: construir um elenco jovem e competitivo liderado por promessas como Cam Thomas e Noah Clowney, além de usar essas escolhas como moeda de troca por estrelas no futuro. Com toda essa estratégia, será que teremos um novo "super time" vindo por aí?

NEGÓCIOS DO ESPORTE
Brasileirão 2025 irá inaugurar nova era das transmissões esportivas no país

(Imagem: Getty Images)

Alô, torcedor. Vem mudança por aí! Neste novo ano, além das alterações de calendário, as transmissões dos jogos também vão ser diferentes.

O Brasileirão 2025 será o 1° campeonato disputado em um novo ciclo de transmissões esportivas após a chamada ‘Lei do Mandante’ e a divisão dos clubes brasileiros em ligas.

Uma dose de contexto: Em 2021, foi publicada a lei que liberava os clubes a negociar individualmente os direitos de transmissão das suas 19 partidas como mandantes, sem que houvesse a necessidade da equipe visitante ter acordo com a mesma empresa.

  • Um exemplo disso é o Athletico-PR, que, de 2022 até 2024, comercializou o pay-per-view de suas partidas pelo canal do streamer Casimiro na Twitch e no Youtube.

O surgimento das ligas que mudaram o sistema

A partir da liberação, os clubes começaram a se organizar em entidades para negociarem os direitos de transmissão vigentes a partir de 2025. A ideia inicial era a criação de uma liga nacional, em bloco único, independente da CBF.

Mas, diante da dificuldade das equipes em se relacionar, entre idas e vindas, hoje existem dois blocos:

  1. Libra (Liga do Futebol Brasileiro), que conta com 15 clubes das Séries A, B, C, D e já fechou contrato de 5 anos com o Grupo Globo para as transmissões em todas as plataformas — TV aberta, fechada, streaming e pay-per-view;

  2. Liga Forte União (LFU), que conta com 32 clubes das Séries A, B, C e já fechou dois acordos: um com Record e Google (Youtube) — que deve levar os jogos para a CazéTV — e outro com a Amazon, que vai exibir as partidas no Prime Video.

Fim do monopólio? Para se ter uma ideia do tamanho da relevância destes acordos, esta será a 1ª vez desde 1992 que a Rede Globo terá que dividir os direitos de transmissão do principal campeonato de futebol do país.

Veja como está a divisão dos clubes para o BR25 e já prepare o print:

Exemplificando a lógica: Se o Derby Palmeiras x Corinthians for de mando do Verdão, a partida será exibida pelo Grupo Globo. Já quando o duelo ocorrer na Neo Química Arena, Record e YouTube ou Prime Video poderão transmitir a partida. Já dá pra imaginar a loucura que vai ser, né?

Looking forward: A LFU terá 6 confrontos por rodada, com um deles sendo transmitido simultaneamente pela Record e YouTube, enquanto outro será exclusivo do Prime Video.

Assim, ainda restam 4 jogos para serem comercializados, e a liga mantém negociação com 5 interessados:

  • Globo: o acordo com a Libra não impede que a emissora feche com a LFU. O objetivo seria melhorar a oferta de jogos no Premiere;

  • Google: o objetivo seria um modelo pay-per-view, por assinatura, semelhante ao que faz nos EUA com a NFL;

  • Warner: a ideia é colocar os jogos no seu streaming, a Max, que já tem os direitos da Champions League e do Paulistão, além de exibir no canal fechado da TNT;

  • Disney+: o streaming, dono da ESPN, poderia transmitir jogos no seu canal fechado e ampliar o leque de jogos por assinatura, que já tem a Premier League, La Liga e Série A italiana;

  • DAZN: deseja voltar a ter protagonismo, após reduzir sua operação na pandemia. Recentemente, adquiriu com exclusividade o Super Mundial de Clubes da FIFA.

Depois de tantas mudanças e novos players entrando no jogo das transmissões do futebol brasileiro, uma coisa é certa: prepare o cartão de crédito e se cadastre em todos os streaming possíveis. O controle remoto vai trabalhar pra caramba em 2025. risos.

FÓRMULA 1
Do posto de gasolina ao estrelato na F1: A curiosa história de Oscar Piastri na McLaren

(Imagem: Fórmula 1)

Se tem uma coisa que a Fórmula 1 não perdoa é falta de organização. Foi assim que a Alpine perdeu Oscar Piastri, seu jovem prodígio, para a McLaren. E, olha, não foi por falta de aviso.

Quando a equipe francesa anunciou o australiano como substituto de Fernando Alonso no final de 2022, o jovem piloto foi rápido ao responder que não havia assinado nada e que não iria correr pela equipe veja esse tweet histórico.

O que ninguém sabia na época é que o piloto já havia se acordado com a McLaren — e em um lugar nada glamouroso. Recentemente, Piastri relatou que seu contrato com a McLaren foi assinado em um estacionamento de posto de gasolina na Inglaterra.

A Alpine, por outro lado, ficou no vácuo ao não formalizar os documentos na hora certa. Resultado? A vaga foi parar no Conselho de Reconhecimento de Contratos da F1, que deu razão à equipe britânica.

Aí o resto é história. Substituindo Daniel Ricciardo, Piastri evoluiu de um novato em 2023 para um piloto vencedor de duas corridas e 4° colocado no Mundial de Pilotos em 2024, conquistando mais pontos (389x259) que a própria Alpine nessas últimas duas temporadas. Dá pra acreditar?

NFL
Commanders superam o passado recente e fazem campanha histórica

(Imagem: Bleacher Report)

Depois de anos atolados em polêmicas e mediocridade, o Washington Commanders finalmente parece ter encontrado seu caminho. No último domingo, a equipe garantiu vaga nos playoffs com uma vitória emocionante sobre os Falcons na prorrogação por 30 a 24.

Esta é a 1ª classificação desde a aquisição da franquia por Josh Harris, em julho de 2023, e a 11ª vitória nesta temporada — a melhor campanha desde 1991, ano do último Super Bowl dos Commanders.

Mas a estrada até aqui foi longa e turbulenta. Sob o comando do controverso ex-dono Dan Snyder, a franquia acumulou duas décadas de escândalos e maus resultados, além de enfrentar acusações de assédio sexual e retenção de receitas que lhe renderam uma multa de US$ 60 milhões.

  • Além disso, Snyder não resistiu à pressão da opinião pública e de patrocinadores e aposentou o nome Redskins, passando por uma transição que culminou na escolha do atual “Commanders”.

Uma nova era na franquia de D.C.

Apesar do início hesitante sob a gestão de Harris (campanha de 4-13 em 2023), mudanças estruturais profundas começaram a surtir efeito. A chegada do técnico Dan Quinn e do GM Adam Peters trouxe uma nova mentalidade.

No campo, o novato Daniels, escolha #2 do draft, tem sido um diferencial, coroando o jogador como favorito ao prêmio de Novato do Ano.

Após longos anos de sofrimento, os Commanders finalmente devolveram a competitividade e o orgulho a uma torcida marcada por décadas de frustração. Como a seed #6 na NFC, Washington promete ser um adversário indigesto na pós-temporada.

CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes

(Imagem: Libertadores)

PELA WEB

14h30

Premier League: Brentford x Arsenal | ESPN e Disney+

00h00

🏀 NBA: Philadelphia 76ers x Sacramento Kings | ESPN e Disney+

FELIZ 2025, MY CHAMPS

(Imagem: Gabriel Monteiro/Riotur)

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até sexta, champs!

powered by