- the champs
- Posts
- 01/11/2024
01/11/2024
BIG STORY
Mais um capítulo da emocionante história de meio século entre a Fórmula 1 e Interlagos
(Imagem: Fórmula 1)
Para os fãs do automobilismo, não há final de semana melhor do que este e o motivo é muito simples: A Fórmula 1 acaba de desembarcar por aqui para mais uma etapa nas pistas brazucas.
O Grande Prêmio do Brasil é uma das corridas mais icônicas e carregadas de histórias na Fórmula 1. Tudo começou em 1972, quando a primeira edição foi realizada em Interlagos, em São Paulo.
Na época, não contava pontos para o campeonato, mas, em 1973, entrou oficialmente para o calendário e marcou o começo de uma era, com Emerson Fittipaldi vencendo a primeira edição válida e dando ao Brasil uma razão especial para se conectar com a F1.
(Imagem: X)
Nos anos seguintes, o GP passou por mudanças de sede entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1978, a corrida foi transferida para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio, mas voltou para Interlagos nos anos de 1979 e 1980.
A alternância durou até 1990, quando a prova se fixou em São Paulo para não sair mais. A partir dali, Interlagos passou por reformas significativas, encurtando o traçado para 4,3 km, com ajustes voltados para a segurança e as transmissões de TV, além de mudanças que eternizaram o famoso “S” do Senna.
O novo traçado também proporcionou uma das cenas mais marcantes da F1: a vitória de Ayrton Senna em 1991.
(Imagem: Fórmula 1)
Mesmo enfrentando problemas mecânicos nas voltas finais, Senna manteve o carro apenas na sexta marcha e conquistou uma vitória heroica, que o fez ser carregado pela torcida em um dos momentos mais emocionantes da história do automobilismo — relembre aqui.
Em 1993, ele repetiu o feito, reforçando ainda mais seu status de lenda.
Após a morte de Ayrton em 1994, a torcida brasileira ainda teria de esperar bastante por uma vitória em casa. O jejum só foi quebrado em 2006, quando Felipe Massa venceu em Interlagos vestindo um macacão verde e amarelo da Ferrari.
(Imagem: Getty Images)
Dois anos mais tarde, Massa chegou muito perto de vencer o campeonato em casa, mas Lewis Hamilton acabou ultrapassando Timo Glock na última curva da corrida para ficar com o título — relembre aqui se tiver coragem.
O GP do Brasil ganhou ainda mais visibilidade em 2021, quando teve o nome oficialmente alterado para GP de São Paulo. A ideia era fortalecer a imagem internacional da cidade, destacando-a como sede de um dos eventos mais prestigiados do automobilismo mundial.
Um novo capítulo vem aí…
Na edição deste ano, que deve contar com um público de mais de 260 mil pessoas ao longo dos três dias de evento e uma movimentação superior a R$ 2 bilhões na cidade, um dos momentos mais marcantes será a homenagem de Lewis Hamilton ao nosso eterno Ayrton Senna.
O piloto britânico, que possui uma conexão especial com o Brasil e com o tricampeão, terá a honra de pilotar a McLaren MP4/5B de 1990, carro com o qual Senna conquistou o bicampeonato, após a classificação neste sábado.
(Imagem: Fórmula 1)
Muito além de homenagens, o Grande Prêmio promete ser decisivo para os rumos da temporada. Isso porque, com a corrida sprint, a pontuação máxima que um piloto pode alcançar no fim de semana será de 34 pontos.
25 pela vitória na corrida principal;
1 ponto pela volta mais rápida;
8 pontos pela vitória na sprint.
Isso significa que, embora Max Verstappen tenha uma vantagem considerável de 47 pontos sobre Lando Norris, o fim de semana brasileiro pode oferecer a última oportunidade para o piloto da McLaren se manter vivo na disputa pelo título.
(Imagem: Fórmula 1)
Emoção a velocidade máxima e grandes histórias sendo escritas na nossa casa. É disso que o povo gosta, risos.
GIRO DA RODADA
Brasileiros dominam as finais continentais
(Imagem: Conmebol)
Quem manda nessa bagaça é o Brasil! O futebol brasileiro demonstrou, mais uma vez, o porquê vem dominando os títulos continentais nos últimos anos.
Desde 2019, o vencedor da Copa Libertadores é brazuca, e este ano não será diferente. O Botafogo, que já havia goleado o Peñarol por 5 a 0 no Nilton Santos, pôde até perder por 3 a 1 no Uruguai para avançar à grande decisão continental contra o Atlético-MG no próximo dia 30 — partida que será, indiscutivelmente, a mais importante da história centenária do clube.
Já na Sula…
(Imagem: Conmebol)
La Bestia Negra voltou! Depois de 15 anos, o Cruzeiro está de volta a uma final continental. O Cabuloso foi até Buenos Aires e fez o que precisava: venceu a equipe do Lanús por 1 a 0 com esse gol de Kaio Jorge e seguiu firme para a finalíssima para enfrentar um brasileiro na final, certo?
Hmmm, not this time… O Timão encarou o Racing em Avellaneda precisando vencer, e logo abriu o placar com esse verdadeiro golaço de Yuri Alberto com assistência de calcanhar de Memphis Depay.
Só que deu ruim depois. O Timão cometeu esse pênalti com José Martínez aos 33’ da etapa inicial e, em menos de 4 minutos depois, o meia Quintero guardou mais um pro Racing pra garantir a classificação aos argentinos.
(Imagem: AFP)
Além de ser eliminado da Sula, o resultado deixa o Corinthians praticamente fora da Copa do Brasil de 2025, já que ganhar o torneio continental era a única chance de colocar o Timão no mata-mata nacional no ano que vem.
PS: Aos que estiverem interessados em tirar sarro dos corintianos nesta sexta, uma boa dica de zoação pode ser o fato de que o Fernando Diniz, atual comandante do Cruzeiro, tem mais finais continentais (3) que o Timão (2) em toda a sua história.
NBA
Como os Celtics estão redefinindo a NBA com arremessos de longa distância
(Imagem: Getty Images)
A NBA parece estar em meio a uma nova era da bola de três pontos, e o Boston Celtics é o comandante dessa revolução.
Na partida de abertura desta temporada, a equipe de Massachusetts arremessou impressionantes 61 tentativas de longa distância — uma a cada 47 segundos em média — e converteu em 29 ocasiões.
Com isso, os Celtics igualaram um recorde histórico de triplos em um jogo… E, como bônus, venceram o confronto contra o New York Knicks.
A mensagem está clara. O time de Joe Mazzulla abraçou a matemática do jogo e está tornando a vida dos adversários um inferno com um bombardeio de arremessos de longa distância.
Na última temporada, o Boston já liderava o uso da bola de três, com 42,5 tentativas por jogo. Atualmente, a média é de 51,6 por partida, com incríveis 51% de todos os arremessos partindo da linha de três pontos.
Essa nova estratégia dos Celtics reflete uma tendência que já vinha se consolidando. Na temporada 2012-13, cerca de 24% dos arremessos da NBA eram de longa distância. Em 2019-20, a cifra subiu para 38,4%.
Desde então, a liga parecia ter atingido um platô, mas, no atual ciclo, por volta de 42% dos arremessos já são de três pontos. Com isso, 2024-25 tem potencial para ser a season em que mais de 2 em cada 5 tentativas partam da linha de três.
STAT
Brasileirão de 2024 tem o mesmo número de trocas de técnicos que a Premier League teve em mais de 2 anos
(Imagem: Marcos Ribolli)
🎵 ”Troca, troca. Não vai durar, não”. Até poderia ser a música do Jorge & Mateus, mas não é. Com a demissão de Pedro Caixinha e Jair Ventura no último final de semana, a Série A do Brasileirão atingiu a marca de 18 trocas de comando em apenas 31 rodadas.
Dentre os clubes da elite do futebol nacional, apenas Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Bahia, Atlético-MG, Grêmio e Criciúma continuam com os treinadores que iniciaram o campeonato.
Em contramão à nossa “dança das cadeiras”, a Premier League acumulou as mesmas 18 trocas de treinadores em pouco mais de duas temporadas.
Temporada 2022/23 — 14 trocas
Temporada 2023/24 — 3 trocas
Temporada 2024/25 — 1 troca
A última mudança na terra do Rei também aconteceu há poucos dias, com o Manchester United dando adeus ao holandês Erik Ten Hag e as boas-vindas ao português Rúben Amorim para o comando do time.
CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes
(Imagem: New York Jets)
🎾 Carlitos em queda. Alcaraz tem eliminação precoce no Masters 1000 de Paris e pode perder a 2ª colocação no ranking mundial
🔍 Observado por todos. Chefe da Red Bull admite que Colapinto está no radar da equipe
🏐 Fim da invencibilidade. SESI-Bauru bate o Fluminense fora de casa pela Superliga Feminina
Dodgers vencem World Series em meio ao fenômeno Ohtani
(Imagem: Los Angeles Dodgers)
O Los Angeles Dodgers brilhou na final da World Series, vencendo o grande rival New York Yankees por 7 a 6 na partida dessa quarta-feira para conquistar o título com um desempenho impressionante de 4 a 1 na série.
O triunfo marca o retorno dos Dodgers ao topo após 4 anos, com Shohei Ohtani e Aaron Judge como grandes destaques.
Além dos campos, a grande rivalidade entre 2 das maiores franquias do beisebol, aliada à presença da superestrela japonesa, trouxe números impressionantes para a audiência da MLB.
No jogo #2, o Japão superou os EUA em audiência, com 15,9 milhões de telespectadores no país asiático contra 13,8 milhões de americanos. Já a partida #4 atraiu 16,7 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, um aumento de 92% em relação ao ano passado.
PELA WEB
Acesso negado. Relembre Fábio Sormani falando sobre o histórico fracassado do Corinthians em competições internacionais
Assistência absurda! Ja Morant dá passe sentado para linda ponte aérea
Mas é muito burro mesmo, risos. Jogador do NY Jets solta a bola centímetros antes de entrar na Endzone e perde o touchdown
Enfim, batizado. Bronny James anota seus primeiros pontos na NBA
Isso aqui só pode ser brincadeira. André Ramalho é comparado a pugilista em audiência no STJD e zagueiro vai à loucura
Toma, desavisado. Torcedor vai provocar brasileiro e leva uma patada do cavalo da polícia
GO-LA-ÇO. Casemiro mete na gaveta em grande vitória do Manchester United
Touchdown da temporada. Garrett Wilson faz recepção absurda em jogo dos Jets
Uma das cenas mais absurdas da F1. Relembre essa volta de Max Verstappen em Interlagos com o céu completamente escuro
SEXTA-FEIRA
🏎️ 11h30: 1º treino livre do GP de São Paulo | Bandsports
🏎️ 15h30: Classificação sprint do GP de São Paulo | Bandsports
🏐 18h30: Pinheiros x Osasco (Superliga Feminina) | SporTV
🏀 20h00: Orlando Magic x Cleveland Cavaliers | ESPN e Disney+
⚽ 21h00: Fluminense x Grêmio | SporTV e Premiere
🏐 21h30: Barueri x Sesc-Flamengo | SporTV
🏀 22h30: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves | ESPN e Disney+
SÁBADO
⚽ 09h30: Newcastle x Arsenal | Disney+
🏎️ 11h00: Corrida sprint do GP de São Paulo | Bandsports
⚽ 11h30: Bayern de Munique x Union Berlin | SporTV
⚽ 12h00: Bournemouth x Manchester City | Disney+
⚽ 12h00: Liverpool x Brighton | Disney+
🏎️ 15h00: Classificação do GP de São Paulo | Band e Bandsports
⚽ 16h00: Bragantino x Cuiabá | Premiere
⚽ 17h00: Valencia x Real Madrid | Disney+
⚽ 18h30: Athletico-PR x Vitória | CazéTV
⚽ 18h30: Juventude x Fortaleza | Premiere
🏐 18h30: Maringá x Praia Clube (Superliga Feminina) | SporTV
🏀 19h00: Boston Celtics x Charlotte Hornets | Youtube Brasil
🏀 21h00: Golden State Warriors x Houston Rockets | Premi Video
🏐 21h30: Suzano x Campinas (Superliga Masculina) | SporTV
🏀 22h30: Miami Heat x Washington Wizards | ESPN e Disney+
DOMINGO
⚽ 11h00: Tottenham x Aston Villa | Disney+
⚽ 12h15: Barcelona x Espanyol | Disney+
⚽ 13h30: Manchester United x Chelsea | Disney+
🏎️ 14h00: GP de São Paulo | Band
🏈 15h00: Denver Broncos x Baltimore Ravens | RedeTV
🏈 15h00: Dallas Cowboys x Atlanta Falcons | ESPN e Disney+
🏈 15h00: Miami Dolphins x Buffalo Bills | ESPN e Disney+
⚽ 16h00: Flamengo x Atlético-MG (Copa do Brasil) | Globo, SporTV e Prime Video
🏈 18h25: Detroit Lions x Green Bay Packers | ESPN e Disney+
🏈 18h25: Los Angeles Rams x Seattle Seahawks | ESPN e Disney+
🏐 18h30: São José dos Campos x Cruzeiro (Superliga Masculina) | SporTV
🏀 21h30: Orlando Magic x Dallas Mavernicks | Prime Video
🏈 22h20: Indianapolis Colts x Minnesota Vikings | ESPN e Disney+
Quanto você gostou dessa edição?Você pode explicar o porquê depois de votar |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
THE CHAMPS
Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.
Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.
até segunda, champs!
powered by