- the champs
- Posts
- 02/12/2024
02/12/2024
BIG STORY
A estrela solitária voltou a brilhar: A América é do Botafogo de Futebol e Regatas
(Imagem: Conmebol Libertadores)
É TEMPO DE BOTAFOGO! Nesse sábado, a torcida do Botafogo teve o dia dos sonhos e viu o clube colocar fim a uma longa fila de títulos de relevância, que durava desde 1995.
No Monumental de Núñez, em Buenos Aires, o Glorioso bateu o Atlético-MG por 3 a 1 e ergueu a sua 1ª taça da Copa Libertadores.
Relembrando 1995 e os anos de tormenta
O último grande título havia sido o Campeonato Brasileiro de 1995. Sob o comando do ídolo Túlio Maravilha, o time superou o Santos em uma final histórica. No entanto, os anos seguintes foram marcados por vexames e frustrações.
Derrota na final da Copa do Brasil de 1999 para o Juventude, diante de mais de 100 mil botafoguenses no Maracanã;
Eliminação histórica na Copa Sul-Americana após sofrer 3 gols em 17 minutos jogando com um jogador a mais contra o River Plate;
Eliminação para o Aparecidense-GO na 1ª fase da Copa do Brasil de 2018;
3x rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro (2002, 2014, 2020).
Além dos “papelões” dentro de campo, a situação nos bastidores do clube era ainda pior, com brigas políticas e um endividamento que já ultrapassava a casa de R$ 1 bilhão.
Quando o torcedor mal enxergava uma luz no fim do túnel para tamanho sofrimento, as coisas começaram a mudar em 2022 com um empresário norte-americano chamado John Textor. Uuu papai chegou, uuu uuu papai chegou 🎵
(Imagem: Botafogo)
Em março daquele ano, Textor investiu R$ 400 milhões para adquirir 90% da SAF botafoguense, a única saída para vislumbrar dias melhores. E, acreditando ou não, o estadunidense fez uma promessa que está cumprindo hoje.
Vim para construir um time campeão e farei o meu melhor para isso. Vamos trabalhar todos os dias para levar o Botafogo de volta ao seu lugar na história.
O 1° ano de trabalho ofereceu poucos frutos, mas os resultados começaram a melhorar em 2023, com uma temporada dos sonhos que acabou se tornando no maior inferno da vida do botafoguense.
Partidário de uma gestão de investimento pesado para aumentar as receitas do clube e, a longo prazo, torná-lo sustentável, o Glorioso viu isso se refletir dentro de campo ao liderar o Brasileirão do ano passado com sobras.
Só que, na reta final, tudo foi por água abaixo com um declínio de rendimento inacreditável, perdendo não só o título, mas colocando a equipe numa posição de Pré-Libertadores para este ano.
A reconstrução e os primeiros passos de 2024
A temporada começou com mais vexames, com a não classificação para as semifinais do Carioca. Contudo, uma nova era se iniciou com a chegada de peças fundamentais, como o técnico Arthur Jorge e jogadores como Igor Jesus, Luiz Henrique e Almada.
Mesmo classificando para a fase de grupos, o Botafogo teve que superar um péssimo início na Libertadores para ganhar casca e, com seu time reforçado, passou por Palmeiras, São Paulo e Peñarol para chegar à inédita decisão do torneio continental.
Ao lado de mais de 40 mil torcedores que invadiram a Argentina, o Glorioso iniciou a final da pior maneira possível após o volante Gregore ser expulso neste lance com menos de 40 segundos de jogo.
(Imagem: REUTERS)
Mesmo com um jogador a mais, o Atlético-MG não conseguia assustar o time carioca, que começou a se sentir à vontade no jogo para ir ao ataque. Foi aí que a mística entrou…
7 – o número da Glória
O #7 é um símbolo do clube. Tudo isso por conta de Manoel Francisco dos Santos, o Garrincha, que eternizou o número na memória dos torcedores e deu a ele um peso inigualável.
A representatividade se perpetuou por muitos anos com Maurício fazendo o gol que acabou com o jejum de 21 anos sem títulos em 1989, e Túlio Maravilha, protagonista do título brasileiro de 1995. Quase 30 anos depois, não poderia ser diferente…
Aos 35’ do 1T, Luiz Henrique aproveita o rebote do chute de Marlon Freitas para abrir o placar;
Sete minutos depois, o atual camisa #7 é lançado dentro da área e é derrubado pelo goleiro Everson. Penalidade marcada e convertida por Alex Telles.
(Imagem: Conmebol Libertadores)
Na etapa final, o Galo até chegou a diminuir com o atacante Vargas, mas, no último lance da partida, o xodó da torcida, Júnior Santos, fez essa bela jogada para marcar o 3° e carimbar a faixa de campeão da Libertadores.
Detalhe: Há 8 anos, Júnior Santos trabalhava como ajudante de pedreiro. Se quiser conhecer a história fantástica do herói botafoguense, clique aqui.
A conquista da Liberta é mais do que um troféu para o Glorioso, é a confirmação de que o clube voltou ao seu lugar de direito no futebol. É o símbolo de uma nova era, marcada por profissionalismo, investimento e, acima de tudo, resiliência.
(Imagem: Conmebol Libertadores)
Para o torcedor, a espera de 29 anos terminou da melhor forma possível: com a América aos seus pés e o futuro repleto de possibilidades.
🎵 Chegou a hora da volta por cima;
É tempo de alegria, eu sou do preto e branco;
Em General, vamos comemorar;
Vestindo o Manequinho no final do ano.
SETE conteúdos que você precisa assistir
Impossível não chorar. Narrador Jorge Iggor dá relato emocionante sobre o seu filho e o título da Libertadores
A melhor narração do título. Bruno Cantarelli vai à loucura com gol de Júnior Santos
“Atenção, torcedor botafoguense”. Veja a reação dos torcedores do Botafogo com a conquista da Liberta em um bar de São Paulo
Rei da América e da Night. Luiz Henrique vira DJ na festa do título
Será que o cara é supersticioso? Torcedor “dá bronca” em repórter por motivo inusitado
Como é, Maurinho? Mauro César faz previsão “equivocada” e vira chacota entre os torcedores
O big boss enlouqueceu. John Textor mostra todo o gingado ao som do funk carioca
FÓRMULA 1
Max Verstappen, o homem que não cansa de vencer
(Imagem: Fórmula 1)
Mesmo com o título já conquistado, Max Verstappen “não brincou em serviço” e tratou de vencer o Grande Prêmio do Catar para coroar ainda mais a temporada do seu tetracampeonato.
Na 2ª colocação, o holandês roubou a liderança de George Russell já nos primeiros metros da corrida, largando extremamente bem e fechando qualquer espaço para o britânico retomar a posição — veja aqui.
A prova esteve tranquila até a volta #32, quando um dos retrovisores do carro de Alexander Albon se soltou (clique aqui para ver), ocasionando o furo dos pneus dos carros de Lewis Hamilton e Carlos Sainz.
Além disso, Lando Norris foi punido por não diminuir a velocidade no trecho sinalizado com a bandeira amarela, o que culminou na perda de posições.
Ao final da corrida, Charles Leclerc e Oscar Piastri fizeram companhia a Max Verstappen no pódio da penúltima etapa de 2024.
Líder do campeonato por um tris
(Imagem: Gabriel Bortoleto)
Enquanto na F1 tudo está decidido, na Fórmula 2 as emoções prometem ser intensas até a última curva da temporada.
No Catar, Gabriel Bortoleto terminou em 1º, mas acabou caindo para a 3ª posição após uma punição de 5s por retornar à pista por uma brecha depois de ser orientado a entrar nos boxes quando estava com o regime de SC Virtual, o que não é permitido.
Ganhei na pista, mas fui para o pódio em terceiro. A penalização foi correta. Infelizmente eu não tive outra atitude a tomar.
Com o resultado, o brazuca vai para a última etapa da temporada com uma vantagem de meio ponto para Hadjar. Se prepare porque Abu Dhabi promete uma corrida histórica.
GIRO DA RODADA
Faltam apenas 2 rodadas para o fim do BR24
FLA 3×2 INT. Flamengo decide partida logo no 1T e acaba com a invencibilidade de 15 jogos e com as chances de título do Internacional;
CRI 2×4 COR. Timão goleia de virada e chega a 7 vitórias consecutivas no campeonato, algo que não acontecia desde 2011;
GRE 2×1 SAO. Tricolor gaúcho vence em casa e garante permanência na elite do futebol;
CAP 1×1 FLU. Arias perde pênalti no 1T, mas se redime com golaço na etapa final e garante o Fluminense fora do Z4;
RBB 1×1 CRU. Empate deixa o Bragantino mais perto do rebaixamento e tira o Cruzeiro da zona de classificação para a Libertadores;
VAS 2×2 ACG. Vasco reage no fim, empata contra o Atlético-GO, mas chega a 5 jogos sem vencer;
VIT 2×0 FOR. Alerrandro decide mais uma vez e Vitória confirma a vaga na Série A de 2025.
NBA
Antetokounmpo engata sequência de MVP para recuperar a moral dos Bucks
(Imagem: Getty Images)
Nesse sábado, Giannis Antetokounmpo mostrou a razão pela qual é um dos melhores jogadores da NBA ao liderar o Milwaukee Bucks na vitória de 124 a 114 sobre o Washington Wizards.
Com um triplo-duplo monstruoso de 42 pontos, 12 rebotes e 11 assistências, o ala-pivô chegou à média 32,9 pontos por jogo na temporada, a maior de sua carreira e a melhor marca da liga nesta season até o momento.
Com isso, o Milwaukee chegou à sua 6ª vitória consecutiva, coroando a reviravolta da equipe após um início desastroso de temporada, com 8 reveses nos primeiros 10 jogos. Com um recorde de 10-9, essa é a 1ª vez que o time tem mais triunfos do que derrotas desde a estreia contra os Sixers.
Sob o comando de Antetokounmpo, o time parece ter “acionado o interruptor”. Além de liderar a liga em pontos, Giannis está entre os 5 melhores em rebotes, com média de 11,9 por jogo.
Se alguém duvidava da capacidade dos Bucks de se recuperar, o recado foi dado. Com o Rei grego saudável e inspirado, Milwaukee está pronto para brigar por grandes títulos novamente.
NFL
Philadelphia Eagles chega a 8 vitórias consecutivas em mais um show de Saquon Barkley
(Imagem: Bleacher Report)
No duelo entre 2 dos melhores running backs da liga, foi Saquon Barkley que se deu melhor. Com 107 jardas e um touchdown, o RB foi fundamental na vitória do Philadelphia Eagles sobre o Baltimore Ravens por 24 a 19.
Na reta final da partida, ele correu para 25 jardas e anotou esse TD que garantiu o triunfo ao som dos gritos de MVP vindo da arquibancada.
Enquanto isso, o RB dos Ravens, Derrick Henry, teve uma pontuação “apagada” com 82 jardas em 19 tentativas. Já para o quarterback de Baltimore, Lamar Jackson, essa foi só a sua 2ª derrota na carreira contra times da NFC (23-2).
Além da grande atuação de Barkley e cia., uma peça fundamental para o triunfo dos Eagles foi o kicker dos Ravens, Justin Tucker, que errou 2 field goals e um extra point, pontuação que daria a vitória a sua equipe.
CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes
(Imagem: Liverpool FC)
👀 Mais uma SAF vindo aí? Veja qual clube o magnata grego Evangelos Marinakis deve comprar no futebol brasileiro
❌ Não vai subir ninguém! CBF determina portões fechados para partida da próxima rodada do Brasileirão
EXTRA
Sesi-Bauru acaba com a invencibilidade do Praia Clube
(Imagem: CBV)
Após uma sequência impressionante de 8 vitórias consecutivas no início da temporada da Superliga Feminina, o Praia Clube encarou a sua 1ª derrota ao jogar fora de casa contra a equipe do Sesi-Bauru.
E foi uma bela derrota. Com 3 sets a 0 no placar, a equipe do interior de São Paulo trucidou o time mineiro em uma partida em que a oposta Bruna Moraes atuou como peça fundamental para a vitória com seus 18 pontos.
Com o resultado, o Sesi-Bauru está na 5ª colocação na tabela, enquanto o Praia Clube segue liderando o campeonato com 22 pontos em 9 partidas.
PELA WEB
O que é isso, Divicenzo? Jogador do Minnesota Timberwolves dá assistência “à lá Ronaldinho Gaúcho”
O garoto mais lindo do Brasil. Veja a reação do Gui ao saber que está concorrendo ao FIFA The Best
Que loucura. Jogador da Fiorentina desmaia e o jogo contra a Inter de Milão é encerrado
Tá de boa pro torcedor dos Bills. Veja o “perrengue” pra assistir o Sunday Night Football no estádio do Buffalo Bills
Renight ficou doidão. Técnico do Grêmio chama presidente da Associação dos Cronistas Gaúchos de débil mental
Quanto você gostou dessa edição?Você pode explicar o porquê depois de votar |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
THE CHAMPS
Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.
Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.
até quarta, champs!
powered by