- the champs
- Posts
- 03/05/2024
03/05/2024
just do it
bom dia. nesta sexta-feira, não pense duas vezes naquilo que deseja realizar. apenas vá lá e faça.
Sensação da temporada, Leverkusen permanece intocável
BIG STORY
A atual temporada internacional tem trazido muitos “clichês” dos quais já estamos acostumados a presenciar nos últimos anos. Na Inglaterra, a disputa ponto a ponto entre Manchester City, Arsenal e Liverpool não é novidade para ninguém.
Sem falarmos nos campeonatos espanhol e francês, que tem Real Madrid e Paris Saint-Germain como protagonista há tempos.
Mas algo estava reservado para “furar a bolha” e colocar um ponto histórico nos principais livros do futebol pelo planeta. Esse “algo” viria da Alemanha, com a equipe do Bayer Leverkusen.
Se é Bayer é…imbatível! Criado em 1904, o B04 foi fundado por um grupo de funcionários da gigante farmacêutica e desde o seu início teve a empresa como responsável por todas as ações do clube.
Anos depois, foi instaurada uma regra fundamental no futebol alemão chamada 50+1, impedindo que qualquer empresa fosse sócia majoritária dos clubes nacionais a menos que a empresa seja patrocinadora ou acionista da equipe por 20 anos ininterruptos, como é o caso Wolfsburg, com a Wolkswagen, e o Hoffenheim, com a SAP
Como a Bayer já era detentora do Leverkusen, a regra não se aplicou ao clube.
Se na gestão o Leverkusen se destaca por sua peculiaridade, no âmbito esportivo a equipe era conhecida como “Neverkusen”, uma forma irônica que os adversários se utilizavam para zombar as poucas conquistas da equipe em sua história.
Desde o seu surgimento, o Bayer havia vencido apenas três títulos:
2. Bundesliga — 1978/79
Taça da EUFA — 1988
Copa da Alemanha — 1992
Xabi Alonso e a virada de chave
(Imagem: X | Reprodução)
Um mero clube modesto da Alemanha se transformou em uma equipe histórica para o futebol mundial a partir desta temporada, tendo a figura de Xabi Alonso como grande responsável por esse salto.
O ex-jogador do Real Madrid chegou ao Leverkusen em outubro de 2022, quando a equipe se encontrava ameaçada de rebaixamento. Um ano e meio depois, o técnico colocou os alemães em “outro patamar”.
De partida em partida, a equipe do Leverkusen balançava as redes, defendia com agressividade e vencia os confrontos. O resultado disso foi uma disparada meteórica na liderança da Bundesliga e avanços na Copa da Alemanha e Liga Europa.
Eles tem um pacto! Até mesmo quando tudo indicava a primeira derrota da temporada, o time conseguia marcar gols nos minutos finais para manter a invencibilidade. E olha que isso não ocorreu uma, duas ou apenas três vezes…
Foram nove oportunidades que o Bayer anotou gols de empate ou virada nos 10 minutos finais de jogo, chegando ao ponto de isso acontecer 3x num período de 10 dias.
West Ham 1 x 1 Leverkusen (Europa League – 18/4) – gol de empate aos 89 minutos;
Borussia Dortmind 1 x 1 Leverkusen – (Campeonato Alemão – 21/4) – gol de empate aos 97 minutos;
Leverkusen 2 x 2 Stuttgart – (Campeonato Alemão – 27/4/2024) – gol de empate aos 96 minutos.
(Imagem: Getty Images | Reprodução)
A compensação de tanto esforço veio no dia 14 de abril com o título inédito do campeonato alemão, pondo fim a sequência de 11 conquistas seguidas do Bayern de Munique. Relembre a comemoração histórica da torcida clicando aqui.
Próxima parada, Liga Europa! Depois da Bundesliga, os comandados de Xabi Alonso estão concentrando todas as suas forças na conquista do título continental e ontem um passo importante foi dado ao vencerem a Roma fora de casa pela partida de ida das semifinais.
Com o triunfo na capital italiana, o Bayer Leverkusen chegou ao 47° da temporada sem nenhuma derrota:
39 vitórias
8 empates
129 gos marcados
35 gols sofridos
Essa já é a maior sequência de invencibilidade no século XXI entre clubes europeus. Quem detinha essa marca até então era a Juventus que ficou 43 jogos sem perder na temporada 2011/12. Se continuar assim, o pessoal da farmacêutica terá que mudar o nome do clube para Bayer Neverlosen. risos.
Resultados dos jogos de ida da terceira fase da Copa do Brasil
GIRO DA RODADA
Até o último instanteEsse time do Palmeiras tem algum pacto, não é possível! A partida entre o Verdão e o Botafogo-SP foi uma verdadeira loucura. Se teve gol perdido do Botafogo-SP, do outro lado também teve um dos gols mais inacreditáveis que não aconteceram nesse ano — veja aqui. O jogo tava empatado por 1 a 1 até que Estevão, a nova joia alviverde, resolveu decidir a para aos 52’ da segunda etapa. |
Os reservas dão conta do recadoO São Paulo nem precisou utilizar seus principais jogadores para abrir vantagem contra o Águia de Marabá. Mesmo com um susto, o tricolor aproveitou a vantagem numérica e conseguiu a virada no placar. |
O Fogão voltou?Pra você que tirava sarro do Botafogo, abre o olho, hein. O Glorioso venceu com um placar magro a equipe do Vitória com direito a esse belo gol com a participação de todos os jogadores de linha da equipe. É o famoso toca y me voi. |
Jogos de quarta-feira
Torcida na bronca. Flamengo vence Amazonas no Maraca por 1 a 0, mas sai vaiado de campo;
Timão abre vantagem. Corinthians supera América-RN de virada e jogará em casa podendo empatar para avançar às oitavas;
Apesar dos pesares… Em busca de um novo treinador, Vasco empata com o Fortaleza fora de casa;
Com gols dos gringos. Fluminense vence o Sampaio Corrêa e abre boa vantagem para o confronto de volta
Girando pelos playoffs do melhor basquete do mundo
NBA
(Imagem: X | Reprodução)
Xiii… Deu ruim pros Bucks, hein. Em uma temporada com a adição da estrela Damian Lillard, o resultado foi o mesmo que havia acontecido no ano passado — eliminação na primeira rodada dos playoffs.
Mais uma derrota para o Indiana, desta vez a decisiva para fechar a série por 4-1 para os Pacers, que voltam às semifinais da NBA depois de 10 anos.
PS: Um time que tem Doc Rivers como treinador não tem como ir longe na pós-temporada. O estagi pede desculpas pelo momento sincerão. risos.
Por falar em estrelas ficando de fora…
Outro all-star que deu adeus de novo aos playoffs foi Joel Embiid. Os Knicks voltaram a ter uma excelente vitória jogando em sua segunda casa — já que a arena dos 76ers parecia mais da equipe de NY devido ao gigantesco número de torcedores do adversário — e carimbaram sua passagem para a próxima fase para encarar os Pacers.
Jogos de quarta-feira
(Imagem: Boston Celtics | Reprodução)
Vitória nas pistas e crise nos bastidores: Esta é a Red Bull em 2024
FÓRMULA 1
(Imagem: X | Reprodução)
Antagonismo puro! Se, por um lado, o sucesso nas pistas é ensurdecedor com vitórias e mais vitórias de Max Verstappen, por outro, nos bastidores, as especulações de possíveis saídas têm trazido instabilidade para a escuderia.
Por falar em saídas… O primeiro a deixar a RBR será Adrian Newey, lendário designer-projetista que está há quase duas décadas na equipe e foi fundamental para colocar 13 títulos na vitrine da RBR — sete mundiais de pilotos e seis de construtores.
Seu destino deve ser a Ferrari, se juntando a Lewis Hamilton no primeiro trimestre do ano que vem.
Por que isso importa? Depois de um início de temporada turbulento com Christian Horner, chefe da equipe austríaca, sendo envolvido em uma investigação interna por suposta má conduta a um funcionário da equipe, a bola da vez agora está no principal piloto da categoria.
Com os bastidores fervilhando, é difícil saber se Verstappen permanecerá para o próximo ano.
Seu pai — peça ativa na equipe — declarou que a Red Bull corre risco de desmoronar após a saída de Newey. Será que o Super Max pode ir embora?
Se o impacto da transferência do projetista já está sendo sentida nos bastidores, nas pistas, a resposta ainda deve demorar um pouco…
Isso porque uma grande mudança de regra da FIA será implantada em 2026.
Daqui a duas temporadas os carros irão passar por drásticas alterações que incluem novo chassi, comprimento e peso reduzidos, além de novas peças móveis nas asas dianteira e traseira do carro.
Ouu sejaaa… Com novos carros e Newey no comando, os ferraristas podem ficar bem esperançosos com o que deve vir pela frente.
Draft da NFL realça mudança histórica que tem acontecido na liga
STAT
(Imagem: TheSportsRush | Reprodução)
Os tempos são outros. Em uma liga que nasceu com o protagonismo dos running backs, não ter uma escolha de corredor na 1ª rodada do draft é um indício de que o estilo de jogo já não é mais o mesmo.
Pela 4ª vez nos últimos 40 anos — sendo a segunda nos últimos três anos —, nenhum running back vindo do college football foi escolhido entre as 32 picks iniciais.
É relevante pontuar esse número já que nomes como Jim Brown, Walter Payton e O.J. Simpson foram extremamente importantes na construção da história do esporte.
Número total de running backs selecionados na 1ª rodada do draft por década:
1990: 32 jogadores
2000: 32 jogadores
2010: 15 jogadores
2020: 5 jogadores
Em contrapartida, as escolhas por Quarterbacks, Wide Receiver e Offensive Linebacker na primeira rodada têm crescido vertiginosamente nos últimos tempos.
Por que isso está acontecendo? Visando criar mais pontuação e um produto que gere mais emoção para os torcedores, a NFL tem feito alterações nas regras, favorecendo a maior presença dos quarterbacks.
Outro fator é o surgimento de QBs mais móveis. É o caso de Lamar Jackson, MVP da última temporada e simplesmente o 23° em jardas corridas — sim, ele teve mais jardas terrestres do que muitos RBs titulares.
Pronto para voltar a brilhar
STAT
Depois de 20 meses, o Paraná Clube voltará a jogar ao lado de sua torcida. E será de forma mais do que especial.
Sabendo da situação delicadíssima que o clube vem enfrentando, o Paraná Futebol Clube decidiu convocar seus torcedores para “salvar o paciente” de um trágico falecimento com esse vídeo sensacional.
O resultado? 60 mil ingressos vendidos em dois dias para as cinco partidas da Divisão de Acesso do campeonato estadual. Isso aqui é uma aula de marketing.
Outras grandes notícias dos esportes
CURTINHAS
(Imagem: Rodrigo Coca | Ag. Corinthians)
Mudança no Timão. Importante diretor deixa cargo no Corinthians
📺 Isso aqui vai ser absurdo! Max lança trailer oficial da série Romário: O Cara
🤑 Com direito a Flamengo e cia. Confira lista das 50 camisas mais valiosas do futebol mundial
🎮 O cometa virou personagem. Haaland ganha personagem em importante game de celular
O estagiário chegou com a sua programação do final de semana
AGENDA DO ESTAGIÁRIO
SÁBADO
⚽ 08h30: Arsenal x Bournemouth | Star+
⚽ 11h15: Real Madrid x Cádiz | Star+
⚽ 13h30: Manchester City x Wolverhampton | Star+
⚽ 13h30: Girona x Barcelona | Star+
⚽ 16h00: Brasileirão Série A
⚽ 18h30: Brasileirão Série A
⚽ 21h00: Brasileirão Série A
DOMINGO
⚽ 12h30: Liverpool x Tottenham | Star+
⚽ 16h00: Brasileirão Série A
🏎️ 17h00: GP de Miami | Band
⚽ 18h30: Brasileirão Série A
Quanto você gostou dessa edição?Você pode explicar o porquê depois de votar |
the champs 🏆
Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Sua nova opção no mundo dos esportes. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão.
Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com um pouco de zoeira. risos.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, segunda, quarta e sexta. É gratuito.
📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.
🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.
até segunda!
Sempre chegamos a sua caixa de entrada, por volta das 09:09. Segunda, quarta e sexta. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.