03/06/2024

deixa o povo falar

bom dia. muitos vão criticar a sua “dança”, mas não se preocupe. o silêncio e o trabalho sempre são as melhores respostas para a inveja.

(waffle studios)

🎵 Vai, vai, malvadão! Tinha que sair dos pés de Vinicius Júnior, o grande nome do futebol brasileiro nos últimos cinco anos, o gol da consagração da 15ª UEFA Champions League do Real Madrid.

  • Ele, que já tinha balançado as redes para decidir a final de dois anos atrás, voltou para fechar a conta neste sábado e levantar mais uma orelhuda aos 23 anos de idade.

O garoto humilde da cidade de São Gonçalo, no Rio de janeiro, começou com a bola nos pés aos seis anos de idade, quando foi matriculado em uma escolinha do Flamengo.

Curiosidade: sua primeira posição foi a de lateral-esquerdo, mas não demorou muito para que ele conquistasse o setor ofensivo.

Em 2009, enquanto participava de aulas de futsal na escola da equipe carioca em São Gonçalo, ele chegou a fazer um teste no Flamengo. O resultado, porém, foi negativo por conta da pouca idade do mlk.

Detalhe: Vini foi convidado a retornar no ano seguinte, mas não foi. Agora era no campo que aquele garoto queria mostrar todo o seu talento.

Em agosto do ano seguinte, ele passou no teste de campo e se tornou federado do Flamengo.

(Imagem: X | Reprodução)

Dali em diante, Vini Jr foi se destacando dos demais a cada ano que passava. As 15 anos, ele fazia parte do time campeão da Copa Votorantim, importante campeonato das categorias de base.

Em 2017, o grande destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior fez com que não demorasse muito tempo para que Vini estreasse profissionalmente com a camisa rubro-negra.

“Novo Neguebinha”? Os primeiros momentos foram de extrema oscilação, com apenas quatro gols e uma assistência em 37 jogos, números que fizeram com que parte da imprensa zombasse do jogador — veja aqui.

No ano seguinte, mais adaptado, iniciou-se uma nova fase para Vinícius Júnior, participando diretamente para 14 gols em 30 partidas.

Maasss… Muito além dos gols, a grande fase do atleta também concretizou a sua saída clube com destino a uma das equipes mais importantes da história do futebol.

23/05/2017: Flamengo e Real Madrid anunciam acordo pela compra de Vini Jr no valor de 45 milhões de euros (cerca de 164 milhões de reais na época).

(Imagem: Rodrigo Buendía | AFP)

Chegada conturbada no clube merengue 👑

Em meio as enormes expectativas por partes dos torcedores madridistas e da imprensa espanhola, Vini Jr chegou com o desafio de mostrar o seu potencial e se provar a todo tempo.

No começo de sua jornada, o atacante passou um curto período de adaptação no Castilla, time B do clube merengue.

  • Após marcar quatro gols em cinco partidas, o brasileiro foi rapidamente integrado ao elenco principal do Real Madrid.

😓 Começo não desejado. A oscilação era frequente, fazendo com que Vini alternasse entre a titularidade e o banco de reservas. Isso sem contar as duras críticas ao seu trabalho… Críticas que iam além dos torcedores e da imprensa.

“Ele joga contra nós”

Essas foram as supostas palavras que Karim Benzema teria dito ao lateral Mendy se referindo ao atacante brazuca em outubro de 2020 — clica aqui para assistir ao vídeo.

  • Nesta temporada, ele continuou alternando bons e maus momentos com apenas seis gols em 49 partidas.

☝️Enfim, a consagração. Tudo começou a mudar na temporada 2021/22, período no qual Vini Jr realmente conseguiu consolidar o seu nome como uma das maiores estrelas do futebol mundial.

Foram 22 gols e 16 assistências em 52 jogos, com direito a esse gol histórico para coroar a sua equipe como campeã da Liga dos Campeões.

(Imagem: Real Madrid | Reprodução)

Luta (solitária) contra o racismo

O céu de conquistas, vitórias e realizações que aquele ainda jovem garoto do RJ vivenciava ao vestir a camisa mais pesada do mundo se transformou rapidamente num inferno repleto de dor, choro e resistência.

Os holofotes estavam nele — um jovem negro, estrangeiro e que adora “bailar” pra cima de seus adversários.

Foi então que a raiva e o preconceito de muitos espanhóis começou a ganhar forma por meio de uma única frase gritada em coro: “Vini mono”

Torcedores de vários clubes passaram a chamar Vinícius Júnior de macaco durante a temporada 2022/23. Um dos primeiros casos que ganhou visibilidade foi o da torcida do Atlético de Madrid — veja aqui.

O estopim dos casos racistas veio em maio de 2023, quando uma confusão generalizada ocorreu dentro de campo na partida contra o Valência devido aos insultos racistas da torcida da equipe mandante.

(Imagem: Jose Jordan | AFP)

Até hoje, Vini luta contra o racismo na Espanha… Luta que o brasileiro não pretende abandonar.

Temporada de melhor do mundo

O ano de Vini Jr é, sem dúvidas, mágico, mesmo perdendo algumas partidas por lesão.

Foram 24 gols e nove assistências em 39 partidas na temporada, sendo decisivo nos momentos mais cruciais enfrentados pelo clube merengue.

Homem de confiança de Carlo Ancelotti, Vini é a principal personalidade de uma equipe que faturou, com sobras, o campeonato espanhol e que está de volta ao topo da Europa.

  • Oitavas x RB Leipzig — gol decisivo para a classificação;

  • Quartas x Man. City — duas assistências no primeiro jogo;

  • Semi x Bayern de Munique — dois gols no primeiro jogo;

  • Final x Borussia Dortmund — gol para confirmar a vitória.

(Imagem: UEFA Champions League | Reprodução)

Uma coisa é fato. Consiga ou não a Bola de Ouro, o carioca conquistou algo muito maior do que ser o melhor jogador do mundo em atividade neste momento: se tornou o grande símbolo da atualidade contra o racismo.

(Imagem: X | Reprodução)

🤗 Nos braços do povo, do seu povo, como nesse vídeo aqui. Não importa de onde venham as críticas e o ódio. O certo é que ao seu lado você sempre terá os que verdadeiramente te apoiam.

Essa pessoas te abraçarão e exaltarão todo o talento que existe por trás desse malvadão chamado Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior.

🕺 Continue bailando, Vini! O mundo do futebol te agradece.

Brasil quebra recorde na Liga das Nações
VÕLEI

(Imagem: CBV | Reprodução)

Não adianta, elas não perdem! Depois de vencer a Itália de virada na madrugada desse sábado, a seleção brasileira feminina voltou à quadra no domingo para conquistar mais um triunfo na Liga das Nações.

🇹🇭 A vítima da vez: Tailândia, país que sediará a reta final da competição.

As brasileiras começaram a partida desligadas, mas reagiram a tempo para virar o marcador e vencer o primeiro set.

  • Nas parciais seguintes, as brazucas controlaram mais o ritmo do jogo e venceram por três sets a zero, com destaque para a capitã Gabi, com 13 pontos.

Muito mais que uma vitória. O triunfo sobre as tailandesas marcou a oitava vitória consecutiva do Brasil na competição, um recorde nunca antes alcançado em seis edições.

As brasileiras permanecem na 2ª colocação da tabela com 22 pontos, dois pontos atrás da líder Polônia, nossa próxima adversária no dia 12 de junho.

É hora de manter a “freguesia”. No retrospecto do duelo no torneio, o Brasil leva vantagem com três vitórias e uma derrota.

A Champions acabou, mas você pode continuar jogando
PATROCINADO POR REI DO PITACO

Como vocês viram, o gigante espanhol reafirmou sua dominância na Liga dos Campeões. Com a vitória, o Real Madrid enriqueceu sua história no futebol mundial e encerrou a temporada em grande estilo. ðŸ”‘ 

Mas, por aqui, os campeonatos estão só começando. Faça parte dos próximos torneios — Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores… — com Fantasy Turbo do Rei do Pitaco.

  • Aproveite as pechinchas, ofertas com pontuações reduzidas para aumentar suas chances de vitória, e mostre que entende mesmo de bola.

Baixe o app, explore as várias opções de esportes e entre com tudo no jogo. Pronto para dominar os próximos campeonatos?

Humilhação no clássico dos milhões
GIRO DA RODADA

(Imagem: Flamengo | Reprodução)

🍫🍫 Uhhh, é chocolate!! Nem o flamenguista mais fanático poderia imaginar um domingo tão mágico no Maraca.

O Vasco começou dominando o jogo e abriu o placar com esse golaço de Vegetti. Poderia ser uma vitória extremamente importante para o cruzmaltino bem na estreia do técnico Álvaro Pacheco. Mas, é o Vasco, né…

O Clássico dos Milhões, que durante um século foi marcado por duelos das gigantes torcidas nas arquibancadas e de rivalidades históricas como Dinamite vs Zico e Romário vs Bebeto, hoje já não existe mais…

O Flamengo rapidamente chegou ao empate e, depois, a virada. Everton Cebolinha e Arrasca foram os grandes responsáveis por colocar 3 a 1 no marcador ainda no 1T.

Convenhamos…a derrota já era certa. Mas o Vasco conseguiu piorar tudo.

Vendo a fragilidade do rival, o Mengaum foi pra cima e fechou a conta com uma avassaladora vitória por 6 a 1, a maior goleada aplicada pelo Flamengo em 101 anos de clássico.

A pergunta que não quer calar: Quem cobra os jogadores vascaínos? Pois é, será mais um ano de muito sofrimento para o Vascaum. Os rivais com certeza estão sofrendo bastante com isso. risos.

Zubeldia & Alegria em êxtase

Não tem como, os tricolores estão vivendo uma verdadeira “lua de mel” com seu treinador.

Desde a chegada do argentino, são 10 partidas sem o São Paulo saber o que é derrota.

Com gols de Lucas e Calleri, o tricolor somou +3 pontos na tabela para chegar ao G4.

Esse time tem um pacto com as vitórias

Não dá nem pra secar… Quando parece que o Palmeiras vai “‘desperdiçar” pontos na competição, surge algum jogador para marcar o gol da vitória no finalzinho.

Dessa vez foi Lázaro, com esse gol aos 46’ do segundo tempo.

Empate dos golaços (e reclamações)

Só valia se fosse golaço! O Atlético-MG abriu o placar com essa pancadaça de Hulk, mas logo sofreu o empate com esse chute no ângulo de Ademir…Ex-Galo. A lei do ex nunca falha! risos.

No finalzinho, ainda deu tempo pro Hulk “chorar” com essa não marcação de pênalti.

Abre o olho, Corinthians 👀

A fase até pode estar boa na Sula, mas no Brasileirão a situação é bem diferente pro Corinthians.

Com esse gol de Júnior Santos, o Fogão bateu o Corinthians na Neo Química Arena pra colar na ponta da tabela e deixar o rival na zona de rebaixamento com 5 pontos em sete jogos.

Empate totalmente de graça

O Fábio já pode trabalhar no seu delivery favorito. risos.

A vitória parecia encaminhada, mas ai o goleirão do Flu resolveu fazer isso aqui. Não tinha com não ser gol do Juventude.

Tricolor é outro que tá coladin coladin com a zona do rebaixamento.

Outros resultados

Djokovic a uma vitória do topo
STAT

(Imagem: Roland Garros | Reprodução)

Novak Djokovic até pode ter 37 anos e estar caminhando para a reta final de sua carreira, mas o respeito por esse sérvio fica cada dia maior.

4 horas e 29 minutos. Esse foi o tempo necessário para vencer uma das partidas mais épicas de sua longa trajetória no tênis.

Old vs New. O adversário de Djoko foi o italiano Lorenzo Musetti, de 22 anos. A pouca idade, entretanto, não entrou em quadra e Musetti ameaçou a sobrevivência do número #1 do ranking mundial na competição.

Perdendo por dois sets a um, o sérvio ligou o turbo em plena madrugada parisiense e não só venceu o quarto set por 6/3 como despachou o italiano com direito a um “pneu” — set por 6/0 — na quinta parcial.

📈 Vitória número 369 em partidas de Grand Slams na história, igualando o recorde de Roger Federer.

Assim, se vencer o argentino Francisco Cerúndolo daqui a pouco, Djokovic se tornará isoladamente o maior vencedor de partidas em Grand Slams de todos os tempos.

Mass…. Muito além do recorde, o sérvio tenta se manter no topo do ranking mundial, tarefa que não é das mais simples. Caso o italiano Jannik Sinner chegar até a semifinal, Djoko precisará conquistar Roland Garros.

Por falar em conquistas… Este ano talvez seja a última oportunidade que o sérvio terá de conquistar o que talvez seja o único prêmio que lhe falta: a medalha de ouro olímpica — ele conquistou o bronze em Pequim 2008.

Curiosidade: No feminino, a americana Serena Williams é a tenista que detém a marca de mais triunfos em Grand Slam com 367 vitórias na carreira.

Quanto você pagaria por um acessório do seu ídolo?
NEGÓCIOS DO ESPORTE

(Imagem: X | Reprodução)

Nesse final de semana, um cartão autografado por Michael Jordan foi leiloado por US$ 2,9 milhões, um recorde para qualquer card comercial do astro dos Bulls.

A compra, mesmo sendo um evento isolado, parece seguir uma tendência que “começou” no início da pandemia: a alta no mercado de itens colecionáveis — também conhecidos como memorabilia — relacionados a MJ.

🚀 O grande impulsionador: o The Last Dance, docussérie mais assistida da história da ESPN americana, que alcançou uma média de 5,6 milhões de espectadores por episódio.

Não ficou convencido? Então saiba que o “GOAT” do basquete também detém o recorde da Jersey colecionável mais valiosa de todos tempos.

Em setembro de 2022, um fã pagou US$ 10,1 milhões pela camisa usada pelo atleta no jogo 1 das finais da NBA de 1998, contra o Utah Jazz.

MJ não foi o único. Ainda nesse final de semana, a camisa de Kobe Bryant, utilizada em 12 de abril de 2013, foi arrematada por US$ 1,2 milhões.

Mercado que movimenta milhões 💰

Veja a lista dos colecionáveis esportivos mais caros de todos os tempos:

  1. US$ 12,6 milhões — cartão Topps (1952) de Mickey Mantle, lenda do New York Yankees;

  2. US$ 10,1 milhões — camisa do Michael Jordan do jogo 1 das finais de 1998;

  3. US$ 9,3 milhões — camisa usada por Diego Maradona na partida na qual ele marcou o memorável gol “La Mano de Dios”;

  4. US$ 8,8 milhões — manifesto original dos Jogos Olímpicos escrito em 1892;

  5. US$ 7,8 milhões — seis camisas utilizadas por Lionel Messi na Copa do Mundo de 2022.

Em 2022, a indústria de itens colecionáveis — que inclui esportes, cards de Pokémon, entre outros — ficou avaliada em US$ 500 bilhões. Para 2033, ela pode chegar a US$ 1 trilhão (sim, você leu certo).

E você? É daqueles fanáticos que faria loucuras para ter uma camisa, um tênis ou qualquer acessório que fosse do seu grande ídolo no esporte?

Outras grandes notícias dos esportes
CURTINHAS

(Imagem: Marlon Costa | Pernambuco Press))

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Login or Subscribe to participate in polls.

the champs 🏆

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Sua nova opção no mundo dos esportes. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão.

  • Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com um pouco de zoeira. risos.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, segunda, quarta e sexta. É gratuito.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

até segunda!

Sempre chegamos a sua caixa de entrada, por volta das 09:09. Segunda, quarta e sexta. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

powered by