- the champs
- Posts
- 09/12/2024
09/12/2024
BIG STORY
Botafogo “apaga fantasma” e conquista o Brasileirão depois de 29 anos
(Imagem: Brasileirão)
É TEMPO DE BOTAFOGO! Não há como começar a descrever o triunfo do Glorioso sem utilizar esta frase, que é atualmente o bordão mais falado no país.
Para um torcedor, conquistar um título é motivo de festa. Contudo, para os botafoguenses, o que aconteceu nesse domingo teve um tempero a mais.
O primeiro motivo se deve ao “29”, número que representa os anos de fila que o time carioca precisou enfrentar para voltar a conquistar o futebol brasileiro.
Na última vez que isso aconteceu, a equipe se sagrou campeã pra cima do Santos em uma final que rende discussões até hoje — entenda o caso.
(Imagem: Gazeta Press)
Mas aquele timaço composto por Túlio Maravilha, Donizete, Gonçalves, Wagner e companhia ficou no passado, e os anos seguintes foram de puro sofrimento e decepções para a Estrela Solitária.
Após 3 rebaixamentos e uma situação financeira beirando a falência, John Textor comprou o Botafogo e prometeu entregar um elenco competitivo… E assim o fez.
No ano passado, a campanha do Fogão era tão espetacular que, no fim do 1º turno, a vantagem para o vice-colocado Palmeiras era de 13 pontos, a maior já registrada na história. Só que, naquele 01/11/2023, ocorreria uma das maiores reviravoltas de todos os tempos do futebol brasileiro que culminaria no título do Verdão.
(Imagem: Getty Images)
Por que isso importa? A razão é muito simples: não há como falar de um 2024 Glorioso sem abordar o trágico 2023.
O clube se tornou uma chacota nacional, com muitos torcedores não sabendo como reagir a tamanho sofrimento, mas acreditando que dias melhores finalmente viriam… Só que talvez não imaginassem que a glória chegaria tão rápido e de forma tão abundante.
Em 2024, o Botafogo liderou novamente por grande parte do campeonato, mas, faltando 3 rodadas para o fim, viu o Palmeiras ultrapassá-lo na tabela novamente. Parecia um déjà-vu, mas, desta vez, o final seria diferente.
Desacreditado por grande parte da mídia e dos torcedores rivais, o Fogão foi à capital paulista e bateu o Verdão por 3 a 1 em pleno Allianz Parque, uma vitória para não só retomar a liderança como dar a moral que lhe fora roubada há exatamente um ano.
Era tudo o que o Botafogo precisava. Corta para este domingo, o Botafogo venceu o São Paulo por 2 a 1 com esse gol no finalzinho do volante Gregore para carimbar o tricampeonato brasileiro do Botafogo de Futebol e Regatas.
Gregore. Justamente o jogador que há 8 dias “deixou a equipe na mão” no início da final da Libertadores. Do inferno ao céu em uma semana? Os “Reis do Futebol” realmente escreveram a história do Fogão por linhas tortas.
(Imagem: Brasileirão)
É… O tão chamado “pipoqueiro” deu uma resposta para todos os rivais. Venceu, convenceu, e se juntou a Santos (1962 e 1963) e Flamengo (2019) como um dos únicos times que conquistaram a Copa Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano.
Do título da Série B a “rei” do Brasileirão e da América em 3 anos. Não é à toa que a música diz assim.
🎵Chegou a hora da volta por cima
É tempo de alegria, eu sou do preto e branco
Em General, vamos comemorar
Vestindo o Manequinho no final do ano
Fluminense e Galo escapam do rebaixamento
(Imagem: Brasileirão)
Pode respirar aliviado, torcedor. Aos tricolores e atleticanos que passaram os últimos dias tensos com a possibilidade de um trágico rebaixamento, tudo não passou de um grande susto.
Precisando apenas empatar seus jogos para permanecer na elite do futebol brasileiro, Flu e Galo conquistaram a vitória. Em São Paulo, o tricolor carioca segurou o Verdão e, mais uma vez com Serna, abriu o placar para garantir a vitória.
Já em BH com portões fechados, o Atlético-MG balançou as redes na reta final de jogo com o lateral Rubens pegando esse rebote do pênalti cobrado por Hulk para vencer o Athletico-PR e ainda rebaixar o clube paranaense em pleno ano do centenário.
Com isso, a pergunta que fica para o presidente Mario Celso Petraglia é: O Furacão não tinha um pacto e seria campeão mundial, não? risos.
Domingo foi de despedidas de ídolos
🎵 Vai doer demais, escutar o seu bye bye. Além da disputa por título e pela permanência no campeonato, o último domingão de futebol no Brasil em 2024 foi de despedias de grandes ídolos.
Eterno #3 do tricolorNo Sul, o xerifão Geromel fez a sua última partida da carreira após conquistar 15 títulos com a camisa do tricolor gaúcho em 12 temporadas. Símbolo de lealdade e entrega ao clube, Geromito entra para o “Hall da Fama” do clube gaúcho. |
Um adeus melancólicoNo Allianz Parque, o clima também foi de nostalgia. Mesmo sem um anúncio oficial, é muito provável que Dudu não use mais a camisa alviverde. Representante de uma nova era vencedora do clube, o camisa #7 se tornou um dos maiores ídolos da história do Verdão e referência para os palmeirenses mais jovens. |
Pra sempre o “homem gol” do MengaumQuem também se despediu da sua nação foi o atacante Gabriel Barbosa, e é claro que “a última dança” tinha que ter bola na rede — veja aqui. Foram 162 gols e 41 assistências em 307 partidas, além de 13 títulos que o coroaram como um dos maiores nomes da rica história do Clube de Regatas do Flamengo. |
Conteúdos do BR24 que você precisar assistir (ou relembrar)…
TRENDING
Bortoleto faz história e conquista a Fórmula 2 no seu ano de estreia
(Imagem: FIA)
🇧🇷 Gabriel Bortoleto, do Brasiiilll! O mais novo prodígio brasileiro no automobilismo mundial escreveu o principal capítulo de sua curta, porém impressionante carreira aos 20 anos de idade.
Liderando o campeonato com 4,5 pontos de vantagem sobre Isack Hadjar, ele precisava apenas se manter à frente do seu oponente para se sagrar campeão. Contudo, logo na largada, o franco-argelino enfrentou problemas com seu carro, caindo para as últimas posições.
Aí o caminho ficou livre para ele desfilar. Com o título pra lá de garantido, o brasileiro finalizou a temporada com o 2° lugar no GP de Abu Dhabi para faturar o caneco.
Esse título é para vocês, mais para vocês do que para mim mesmo, porque isso mostra como o Brasil é forte e eu vou voltar a representar vocês na F1.
(Imagem: Fórmula 2)
Muito mais do que um ano brilhante, o triunfo coloca o piloto numa seleta lista composta por Oscar Piastri, George Russel e Charles Leclerc como os únicos a conquistarem a Fórmula 3 e Fórmula 2 em anos consecutivos como novatos.
Uma linda trajetória daquele garoto de Osasco que começou no kart aos 7 anos, passou pela F4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia até ser campeão da F3 e F2 para assinar com a Sauber e recolocar o Brasil de volta à Fórmula 1 depois de 7 anos.
Agora é na F1, Bortoleto! Será que os amantes do automobilismo estão ansiosos pro ano que vem? risos.
NFL
Los Angeles Rams bate os Bills em jogaço de 86 pontos
(Imagem: Los Angeles Rams)
Para os amantes do futebol americano bem ofensivo, a partida entre Buffalo Bills e Los Angeles Rams foi, com certeza, um prato saboroso.
Matthew Stafford e Josh Allen fizeram um verdadeiro jogo de trocação em LA, com mais de 900 jardas ofensivas combinadas e 12 touchdowns entre as equipes.
O quarterback dos Rams acertou 23 dos 30 passes lançados para anotar dois TDs e servir o wide receiver Puka Nacua, fundamental para a vitória da equipe por 44 a 42. Veja essa recepção espetacular do camisa #17 ainda no 2° quarto.
Com o triunfo, os Rams se fortalecem na busca por uma vaga como wild-card da NFC após vencer 6 dos últimos 8 jogos. Já os Bills se distanciam do sonho de folgar nos playoffs com uma seed #1 da AFC, mas seguem liderando a divisão Leste da Conferência Americana.
NBA
Golden State Warriors está na missão “encontrar um parça para Stephen Curry”
(Imagem: X)
Após um começo de temporada surpreendente com 12 vitórias em 15 jogos, o Golden State Warriors está vivendo um pesadelo nos últimos dias com 6 derrotas nos últimos 8 jogos, que fez com que a equipe caísse para o meio da tabela da Conferência Oeste.
Depois de perder Klay Thompson, os coadjuvantes têm ajudado Stephen Curry, como no caso de Buddy Hield, com um aproveitamento superior a 40% nas bolas de três e Andrew Wiggins, com seus 17,5 pontos de média por jogo.
Mas isso não é o suficiente. Para serem fortes candidatos ao título, os Warriors acreditam que precisam de uma nova estrela para atuar ao lado do camisa #30.
Por isso, o Golden State deve trabalhar fortemente nos bastidores até fevereiro para a aquisição de um All-Star, e um dos jogadores mais desejados pelo time é o ala Jimmy Butler, do Miami Heat.
CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes
(Imagem: Bleacher Report)
Que partida espetacular! Em jogaço de 7 gols, Chelsea vira sobre o Tottenham e se mantém na vice-liderança
🏎️ A tradição britânica está de volta. Em corrida marcada por despedida de Hamilton da Mercedes, Norris vence o GP de Abu Dhabi e McLaren conquista o título de construtores depois de 26 anos
😮 Será que fica? Jornal britânico crava a renovação de importante jogador do Liverpool por mais duas temporadas
🏆 Pra fechar a temporada em alto nível. Laura Pigossi conquista o maior título da carreira nas duplas no WTA 125 de Florianópolis
🎁 Reforço pro Mundial de Clubes. Palmeiras fica perto de contratar zagueiro com passagem pelo Barcelona
EXTRA
Pantoja coloca japonês “pra dormir” e mantém cinturão do peso-mosca
(Imagem: Chris Unger)
🇧🇷 Um verdadeiro monstro. O último evento numerado do UFC em 2024 foi excelente para o Brasil.
Lutando para manter o cinturão do peso-mosca (até 56,7kg), Alexandre Pantoja não tomou conhecimento do estreante Kai Asakura e triunfou sobre o japonês com um mata-leão a pouco mais de 2 minutos para o fim do 2° round — veja aqui.
Além de vencer a sua 3ª defesa de cinturão, o brasileiro chegou a 13 vitórias na divisão e igualou o lendário Demetrious Johnson como maior vencedor da história da categoria.
EDITOR’S PICK
Se você ama futebol, o seu lugar é aqui!
Não basta assistir, tem que respirar futebol! Como um champs de carteirinha, você é daqueles que adora estar inteirado sobre tudo o que rola no mundo da bola, né?
Então, temos a dica certa pra você. Um programa recheado de informação, análise, resenha e com aquela pitada de clubismo que você ama odiar. De torcedores como você, feito pra você.
Mas, atenção! Tome muito cuidado. Isso porque basta escutar o “Faz e me Abraça” apenas uma vez para que ele se torne a sua melhor companhia diária.
Agora é contigo, champs! No episódio de mais tarde falaremos tudo sobre:
Botafogo campeão do Brasileirão;
Fluzão e Galo escapando da Série B;
Diniz merece ou não der demitido?
Além de muitas outras notícias sobre o mundo do futebol.
Ficou curioso pra ver como é essa resenha? Então clica no banner e escuta o episódio de sexta-feira pra ver se a gente acertou nos palpites. risso. E não esquece de já nos seguir por lá, hein?
PELA WEB
Esqueceu da namorada, hein? Luiz Henrique viraliza ao agradecer noiva e esposa após o título
Ihhh, rapaz. O clima pesou. Fernando Diniz fica nervoso ao saber pela imprensa de que ele poderia ser demitido
O holandês não veio pra brincadeira. Memphis Depay mete gol de voleio em vitória do Corinthians pra cima do Grêmio
Isso aqui é coisa de gênio. Veja os jogadores que se parecem com personagens de desenhos animados
Ele não pode ser deste planeta. Ja Morant dá enterrada espetacular de costas em partida contra o Boston Celtics
Piscou, acabou. Lutador precisou de apenas 2 segundos para nocautear adversário em luta de boxe sem luvas
Quanto você gostou dessa edição?Você pode explicar o porquê depois de votar |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
THE CHAMPS
Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.
Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.
até quarta, champs!
powered by