10/04/2024

opinião alheia

bom dia. não são os comentários de outras pessoas que definem quem você é, mas sim como você lida com eles.

Rafaela, a Silva que a estrela brilhou
QUARTA OLÍMPICA

(Imagem: COB | Reprodução)

Dizer que a prática esportiva leva a mudanças completamente significativas e inimagináveis. Isso pode parecer um mero clichê… Mas poucas coisas provam mais isso que esta história.

Nascida na popular comunidade carioca Cidade de Deus — sim, a do filme —, Rafaela Lopes Silva encontrou no judô a maneira ideal de canalizar sua agressividade.

O que antes estava presente em brigas de rua passaria a ser, futuramente, embates pelos melhores tatames do mundo.

Como se não bastasse, ela ainda tinha o costume de fugir da escola, mas foi através da arte marcial japonesa que pôde aprender a disciplina que tanto lhe faltava.

Rafa Silva começou a praticar judô com apenas 5 anos em uma associação de moradores da favela.

Tempos depois, em 2000, intensificou os treinamentos no Instituto Reação — projeto do ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto.

Aos 16 anos, Rafaela já acumulava resultados satisfatórios e teve o Mundial Sub-20 como sua primeira grande conquista na modalidade.

Dali pra frente foram batalhas atrás de batalhas

(Imagem: COB | Reprodução)

Três anos mais tarde, a estreia no Pan-Americano estava sendo surpreendentemente especial, com direito a vitória em cima da lendária Ketleyn Quadros — primeira brasileira medalhista olímpica no Judô.

🥈 Mas o balde de água fria veio com a derrota para a cubana Yurisleidys Lupetey.

Meses depois, ainda em 2011, a Rafa teve a mesma sina e precisou se contentar com a medalha prateada novamente, desta vez no Mundial de Judô.

“Lugar de macaco é na jaula, não nas Olimpíadas”

Do céu ao inferno! O ano de 2012 tinha tudo para coroar a trajetória vitoriosa e de extrema superação dela com um pódio nos Jogos Olímpicos de Londres, mas quando menos se espera, o tombo vem….

Não, Rafaela não foi aplaudida pelo público. Ela simplesmente foi humilhada por uma parte do seu próprio povo após ser desclassificada do peso-leve devido a um golpe ilegal contra a húngara Hedvig Karakas.

Após a eliminação, a brasileira precisou ler e ouvir frases — inclusive racistas — como vergonha da família”, “macaca” e “lugar de macaco é na jaula”.

Rafaela pensou em desistir, precisou ser forte o suficiente para retornar ao tatame para enfrentar as adversárias e o preconceito. Assim iniciava a sua reviravolta…

No ano seguinte à Olimpíada, Rafa finalmente conquistou o lugar mais alto do judô ao vencer o campeonato mundial, tornando-se a primeira brasileira na história a alcançar tal feito.

Tava tudo escrito… Aquela menina tinha e merecia vencer dentro da sua casa novamente, justamente na “Cidade de Deus”. As forças divinas colaboraram para que a estrela daquela Silva brilhasse da sua casa.

Embalada pelo ginásio lotado gritando pelo seu nome, Rafaela Silva derrotou a judoca Dorjsürengiin Sumiyaa na grande decisão para receber — de uma vez por todas — a medalha de ouro olímpica. 🥇

(Imagem: COB | Reprodução)

Talvez você tenha estranhado a ausência da judoca nas últimas Olimpíadas, em Tóquio…

A explicação: A punição sofrida por Rafaela pela existência de uma substância ilícita no exame antidoping da atleta realizada logo após o Pan de 2019.

  • Dois anos afastaram a atleta das principais competições do esporte, mas quem disse que ela iria desistir?

Rafa voltou em 2022 para logo se sagrar bicampeã mundial e ainda conquistar mais uma medalha dourada no Pan-Americano de Santiago, em 2023.

Aproveitando, o estagi tem uma proposta para vocês…

Você leria uma newsletter diária especial durante as Olimpíadas?

Um resumo rápido de tudo olímpico que aconteceu no dia

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Prazer, isso é Champions League
GIRO DA RODADA

(Imagem: Bleacher Report | Reprodução)

O estagi tem pena de quem não gosta desse esporte. Nessa terça-feira, a Liga dos Campeões mostrou para todas as pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo o motivo dela ser indiscutivelmente a maior e melhor competição de futebol do planeta.

A começar pela “final antecipada” entre Real e City. Para muitos, o primeiro jogo entre os últimos dois campeões seria mais travado. Ahammm, vai nessa!

O City já começou abrindo o placar logo aos 2’ de jogo num frangaço do goleiro madridista. Mas o Real empatou 10 minutos depois e virou com essa jogadaça dos brazucas Vini Jr e Rodrygo. Impressionante como o “Raio” fica nervoso na frente do gol.

Virada da virada! No 2T, a equipe de Pep Guardiola não deixou barato e foi atrás de reverter o placar com essa pancada no ângulo de Foden e o chute no cantinho de Gvardiol.

Antes do apito final deu tempo para Valverde marcar mais um belíssimo gol nessa partidaça de ida pelas quartas de final da competição.

  • Por fim, um dado curioso: Foram 23 gols marcados nos últimos cinco confronto entre as equipes. Se eu fosse você, não perdia por nada nesse mundo o jogo de volta semana que vem…

Já na Inglaterra a emoção não deixou a desejar com o empate entre Arsenal e Bayern de Munique por 2 a 2.

Poderíamos destacar Harry Kane do lado alemão ou o jovem Saka pela equipe inglesa. Mas o juizão roubou a cena ao não marcar esse pênalti absurdo! Parece que a péssima arbitragem não é uma exclusividade nossa. risos.

Atravessando o Atlântico…

La Bestia Paraguaia

A noite é toda dele! O Corinthians passeou na Neo Química Arena pra cima do Nacional, do Paraguai.

Vitória por 4 a 0 com direito a dois gols de Ángel Romero, que agora passa a ser o maior artilheiro da história do estádio alvinegro e entre os estrangeiros que vestiram a camisa do clube.

Isso porque ele nem sabia matar uma bola no peito. risos.

Complicou para o imortal

O tricolor é muito alérgico ao Huachipato.

O time chileno — que já havia vencido o Grêmio na Arena em 2013 — voltou a triunfar pra cima dos gaúchos justamente na partida de número 500 de Renato Portaluppi sobre o comando técnico do clube.

Duas derrotas em dois confrontos pela liberta! 

Bah, é melhor abrir o olho 👀

O campeão voltou a vencer

Nada como uma partida de Libertadores no Maracanã pro Fluminense reencontrar o caminho das vitórias.

Com destaque para Marquinhos com um gol — e que belo gol — e uma assistência, o tricolor bateu o Colo-Colo e se colocou provisoriamente na liderança do grupo.

PS: E esse mosaico em código morse que a torcida do Fluzão preparou, hein? Isso sim é inovação. risos.

O Furacão tá solto na Sula!

Lá vem eles de novo… O Athletico não só alcançou sua segunda vitória na Sul-Americana como também conquistou mais uma goleada na competição continental.

O rubro-negro trucidou a equipe do Rayo Zuliano com um sonoro 6 a 0.

Dá uma olhada nesse golaço do Pablo encobrindo o goleiro. Merecia até pedir uma música #entendedoresentenderão.

Elas atraem cada vez mais o público
STAT

(Imagem: X | Reprodução)

Se você leu a última edição do the champs deve saber que a protagonista dessa foto é Kamilla Cardoso, brasileira bicampeã universitária com South Carolina sendo a MVP da grande decisão da NCAA.

Ok, mas por que isso importa? O jogo que culminou na conquista de Kamilla vai muito além de ser considerada apenas mais uma final, tornando-se A grande decisão do basquete universitário feminino de todos os tempos.

E falamos “A” grande decisão porque foi a partida mais bem-sucedida já registrada na história com uma audiência média de 18,7 milhões de telespectadores.

Este foi o evento esportivo — fora partidas da NFL ou Olimpíadas — mais assistido nos Estados Unidos desde 2019.

O que isso significa?

Que a Final Four feminina deste ano teve um número maior de espectadores do que qualquer partida da NBA dos últimos 5 anos.

O fato da final ser disputada em uma partida única (o que não acontece no basquete profissional) contribui para despertar um interesse “concentrado” do público.

O "efeito Caitlin Clark"

(Imagem: X | Reprodução)

A razão para tanta atenção… A armadora de Iowa State é um fenômeno nos Estados Unidos, principalmente após se tornar a maior pontuadora da história da primeira divisão da NCAA entre homens e mulheres.

Curry de saia? Mestre nas bolas de três, Clark já tinha sido a grande responsável pelos quase 10 milhões de espectadores na final do ano passado entre Iowa e LSU.

PS: O programa 'SportsCenter com Scott Van Pelt’ que foi ao ar na última sexta-feira logo depois da partida entre Iowa e UConn teve recorde histórico de audiência. This is unbelievable!

O Cabuloso cai também na Superliga
VÔLEI

(Imagem: Sada Cruzeiro | Reprodução)

Não, não é uma boa semana para o Cruzeiro Esporte Clube. Depois da derrota nos gramados para o arquirrival na decisão do campeonato mineiro, o clube celeste teve mais uma dura perda ao ser eliminado precocemente na Superliga Masculina.

Mais favorito, impossível. A equipe mineira liderou com sobras a fase de grupos e chegou às quartas para enfrentar o time do Campinas, que teve menos da metade de suas vitórias e terminou se classificando para os playoffs pela última vaga.

Mas como o velho ditado dizia… “Os últimos serão os primeiros”. Campinas conseguiu uma vitória épica no tie-break no jogo decisivo e eliminou a equipe do Cruzeiro da principal competição nacional de voleibol.

Esta é apenas a 2ª vez na história que um oitavo colocado elimina o líder da fase inicial.

(Imagem: X | Reprodução)

No sufoco, mas com vitória! O Praia Clube recebeu em casa a equipe do Sesc-Flamengo e começou a partida perdendo o primeiro set.

Foi então que as mineiras decidiram mostrar o porquê de terem chegado às últimas cinco decisões de Superliga…

O time de Uberlândia se reergueu e conseguiu se sair vitorioso nos dois sets seguintes.

O Mengão, comandado pelo Coach Bernardinho, até ameaçou uma nova virada, mas não conseguiu impedir a vitória do Praia Clube no tie-break.

  • Agora, o Flamengo terá que vencer no Maracanãzinho na próxima sexta para forçar uma 3⁠ª e decisiva partida, também no Rio de Janeiro. Já o Praia está a um triunfo de chegar à final.

Quem também se encontra na mesma situação é o arquirrival Minas, que bateu o Osasco fora de casa por três sets a um.

Outras grandes notícias dos esportes
CURTINHAS

(Imagem: X | Reprodução)

JOGOS DA NOITE

19h00

  • Atlético-MG x Rosario Central (Libertadores) | ESPN/Star+

  • Fortaleza x Nacional Potosí (Sul-Americana) | Paramount+

21h00

  • Internacional x Real Tomayapo (Sul-Americana) | ESPN/Star+

21h30

  • Flamengo x Palestino (Libertadores) | Globo e Paramount+

  • São Paulo x Cobresal (Libertadores) | Globo e ESPN/Star+

  • Racing x Bragantino (Sul-Americana) | ESPN/Star+

  • Bahia x Náutico (Copa do Nordeste) | Nosso Futebol

  • Sport x Ceará (Copa do Nordeste) | Nosso Futebol

O seu sonho está realizado, my champs!
EXTRA

Daqui a pouquinho, às 10h, será anunciada a equipe que desembarcará em São Paulo junto com o Philadelphia Eagles para disputar, no dia 06 de setembro, a primeira partida da NFL na América Latina!

Pra ficar por dentro da info em primeira mão, clica aqui e segue a gente no insta. Será que os cabeças de queijo vem aí??

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

the champs 🏆

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Sua nova opção no mundo dos esportes. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão.

  • Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com um pouco de zoeira. risos.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, segunda, quarta e sexta. É gratuito.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

até sexta!

Sempre chegamos a sua caixa de entrada, por volta das 09:09. Segunda, quarta e sexta. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas