11/10/2024

BIG STORY
Saibro sem rei: Rafael Nadal anuncia sua aposentadoria das quadras

(Imagem: AFP)

O anúncio que ninguém gostaria de receber chegou: Rafael Nadal, Rei do Saibro, está pendurando as raquetes aos 38 anos após uma longeva e vitoriosa carreira.

Com apenas 15 anos, o espanhol debutou no profissional em 2001 e, um ano depois, fez história como o atleta mais jovem a vencer uma partida no circuito.

  • Seu estilo agressivo e físico logo chamou a atenção, especialmente no saibro, superfície na qual ele dominaria por completo.

Os grandes resultados não tardaram em chegar. Em 2005, Nadal conquistou seu 1º título de Roland Garros, batendo ninguém menos que Roger Federer nas semifinais e firmando-se como uma futura estrela do esporte.

(Imagem: ATP)

A ascensão ao topo

Nadal construiu um legado no saibro. Suas jogadas na superfície, principalmente o forehand com topspin, ficaram mundialmente famosas e intransponíveis para os adversários. Não é à toa que ele se tornou praticamente imbatível em Paris.

Foram 14 títulos de Roland Garros, um recorde sem precedentes no tênis masculino.

Contudo, o espanhol não se limitou ao saibro e mostrou sua versatilidade ao vencer 2 títulos na grama de Wimbledon, um torneio que historicamente favorece grandes sacadores e jogadores com golpes mais chapados e que buscam mais a rede.

🏆Em 2008, sua épica vitória sobre Roger Federer na final é considerada por muitos como uma das maiores partidas do tênis de todos os tempos. Clica aqui e veja um trechinho dela.

(Imagem: AFP)

Na quadra dura, “El Toro” entregou o mesmo nível de excelência com 4 títulos de US Open e 2 do Aberto da Austrália, totalizando impressionantes 22 títulos de Grand Slam, o 2° maior vencedor entre os homens da história — atrás apenas de Novak Djokovic (24).

Além disso, Nadal também brilhou em Jogos Olímpicos, conquistando duas medalhas de ouro: simples em Pequim (2008) e duplas no Rio de Janeiro (2016).

Rivalidade de peso: o Big 3

(Imagem: AFP)

É impossível falar de Rafael Nadal sem mencionar seus grandes rivais: Roger Federer e Novak Djokovic.

Durante duas décadas, esses 3 dominaram o circuito, trocando vitórias e títulos. Contra Federer, Nadal tem um histórico de 24 vitórias e 16 derrotas. Contra Djokovic, a rivalidade foi ainda mais acirrada, com um placar de 30 a 29 a favor do sérvio.

Essa intensa competição elevou o tênis a um novo patamar. Não à toa, os três jogadores são, hoje, os maiores vencedores de Grand Slams de todos os tempos entre os homens.

Lesões: o maior adversário

Se Nadal teve adversários duríssimos nas quadras, seus maiores desafios ao longo da carreira vieram fora delas: as lesões.

Em 2005, ele fraturou o pé esquerdo, mas isso não o impediu de seguir sua ascensão. No entanto, com o decorrer dos anos, o corpo foi cobrando seu preço.

As lesões no joelho foram um problema constante, mas a mais recente, no psoas ilíaco, o afastou das quadras por boa parte de 2023 e acelerou a decisão de encerrar sua carreira.

Rafa sempre foi conhecido por sua garra e, mesmo nos momentos de dor, ele insistia em voltar às quadras.

A última dança 🎾

Sua despedida está marcada. Entre os dias 19 e 24 de novembro, Nadal vestirá a camisa da Espanha uma última vez pela Copa Davis, torneio por equipes que já conquistou 5x.

(Imagem: AFP)

Muito além de um exímio jogador de tênis, Rafael Nadal é uma lenda viva. Conhecido desde sempre como “El Toro”, o espanhol foi sinônimo de resiliência e superação e dono de uma disciplina inigualável.

Referência para os mais velhos, inspiração para os mais jovens. As quadras nunca serão mais as mesmas sem você, Rafa.

GIRO DA RODADA
Com gols de botafoguenses, Brasil volta a vencer nas Eliminatórias

(Imagem: Bleacher Report)

Alívio que fala, né? Após perder na última rodada para o Paraguai e vir de péssimas atuações, a seleção brasileira precisava dar uma resposta ao seu torcedor… E conseguiu, pelo menos no placar.

A partida já começou dramática com a equipe chilena abrindo o marcador logo no primeiro minuto com o atacante Vargas — que atua no Atlético-MG.

Com risco de terminar a rodada fora da zona de classificação para a Copa do Mundo, o Brasil foi ao ataque e, mesmo sem atuar bem de maneira coletiva, conseguiu empatar no finalzinho do 1T com Savinho colocando a bola na cabeça do centroavante Igor Jesus — veja aqui.

Pediu replay? O gol da vitória também ocorreu no final do 2T com um jogador botafoguense decidindo. Luiz Henrique limpou dentro da área e chutou no canto direito do goleiro Cortés para garantir a vitória.

(Imagem: Bleacher Report)

Esta é a primeira vez que um jogador do Botafogo marca um gol com a camisa canarinho desde 1998 — o estagi não era nem nascido nessa época. risos. Se quiser saber quando foi a última vez que um atleta do seu time balançou as redes pela seleção, clique aqui.

Com o triunfo, o Brasil chega a 13 pontos em 9 jogos e sobe para a 4ª colocação na tabela. Na próxima terça-feira, a equipe brazuca volta a campo para encarar o Peru, pior time da competição, e não contará com Lucas Paquetá, suspenso por cartões amarelos.

PS: Neste ano, o Paquetá tem mais cartões amarelos (14) do que participações diretas para gol (13).

Outros resultados importantes no mundo

NBA
Miami Heat homenageia o “Poderoso Chefão” da franquia

(Imagem: NBA)

No mundo do basquete, poucos relacionamentos são tão extraordinários quanto o de Pat Riley com o Miami Heat — nesta temporada, esse vínculo completará 30 anos.

Mas qual é o grande legado do “Godfather”?

Após transformar o "Showtime Lakers" em uma dinastia com 4 títulos e bater na trave com o New York Knicks, Riley chegou ao Heat em 1995 e mudou para sempre o destino da franquia.

Como técnico, ele não só conquistou o primeiro título da equipe em 2006 como também foi o responsável pela montagem do "Big Three" — LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

Sob seu comando, o Heat chegou a 6 finais e venceu 3 campeonatos, além de se tornar um destino para estrelas da NBA como Alonzo Mourning, Shaquille O'Neal e Jimmy Butler.

Ele criou a famosa "Heat Culture", uma mentalidade focada em trabalho duro, disciplina e resiliência. O reflexo disso é que, desde sua chegada, a franquia só teve 4 temporadas com recorde negativo e mais de 20 participações nos playoffs.

Com Riley, Miami não é só um time competitivo, é uma cultura de excelência e superação. Não à toa, ele é o único treinador da NBA a vencer títulos em três décadas diferentes e sua influência continua definindo o Miami Heat.

STAT
Futebol brasileiro conta com 3 times entre os 100 elencos mais valiosos do mundo

(Imagem: Palmeiras)

Quando o assunto é valor de mercado, não é novidade ver os gigantes europeus no topo. O 1º lugar da lista dos clubes mais valiosos do planeta é do Real Madrid — avaliado em incríveis 1,7 bilhões de euros —, seguido por Manchester City, Chelsea e Arsenal e Barcelona.

Explicando: O levantamento do CIES (Observatório do Futebol), considera o valuation dos jogadores de cada clube. Logo, zero surpresas em ver a equipe que tem Vini Jr, Mbappé e Bellingham na 1⁠ª posição.

Contudo, engana-se quem acha que os brasileiros não têm o seu valor. Segundo o estudo, 3 equipes brazucas estão dentro do TOP-100.

Com um elenco avaliado em 211 milhões de euros, o Palmeiras aparece na 62ª posição. O Flamengo vem logo atrás, no 63º lugar, com seus jogadores somando 210 milhões de euros. Já o Botafogo fecha a participação brazuca na 84ª colocação (141 milhões de euros).

Os jogadores mais valiosos do Brasil

No mesmo levantamento, o CIES também listou os jogadores mais bem avaliados do futebol BR. Os critérios usados foram idade, duração de contrato, nível esportivo, minutos jogados e média de gols. Abaixo o TOP-5.

  1. Luiz Henrique (Botafogo) — 23-31 milhões de euros

  2. Pedro (Flamengo) — 21-29 milhões de euros

  3. Flaco López (Palmeiras) — 21-28 milhões de euros

  4. Paulinho (Atlético Mineiro) — 19-26 milhões de euros

  5. Yuri Alberto (Corinthians) — 17-23 milhões de euros

CURTINHAS
Outras grandes notícias dos esportes

(Imagem: San Francisco 49ers)

🏄 Prontos para as novas ondas. WSL divulga calendário de 2025 com Finals em Fiji

EXTRA
Bia Haddad volta ao TOP-10 do mundo

(Imagem: ATP)

Mesmo com a derrota para a polonesa Magdalena Frech por 2 sets a 0 pelas oitavas do WTA 1000 de Wuhan, Bia Haddad está de volta ao TOP-10 do ranking mundial.

Ela iguala o seu melhor desempenho na carreira, quando permaneceu na 10ª colocação geral por duas semanas em junho do ano passado após sua campanha histórica em Roland Garros, torneio no qual chegou às semifinais.

Além disso, esta é a melhor performance de uma tenista brasileira na história, já que o ranking oficial foi inaugurado depois das grandes atuações da lendária Maria Esther Bueno — que curiosamente completaria 85 anos hoje.

PELA WEB

SÁBADO

13h00: 🇭🇷 Croácia x Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿 (Liga das Nações) | SporTV

15h45: 🇵🇱 Polônia x Portugal 🇵🇹 (Liga das Nações) | Disney+

15h45: 🇪🇸 Espanha x Dinamarca 🇩🇰 (Liga das Nações) | SporTV

DOMINGO

🏈 10h30: Jacksonville Jaguars x Chicago Bears | CazéTV

13h00: 🇫🇮 Finlândia x Inglaterra🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 (Liga das Nações) | SporTV

🏈 14h00: Washington Commanders x Baltimore Ravens | ESPN e Disney+

🏈 14h00: Arizona Cardinals x Green Bay Packers | RedeTV

🏈 14h00: Tamba Bay Buccaneers x New Orleans Saints | ESPN e Disney+

🏈 17h05: Los Angeles Chargers x Denver Broncos | ESPN e Disney+

🏈 17h25: Detroit Lions x Dallas Cowboys | ESPN e Disney+

🏈 21h20: Cincinnati Bengals x New York Giants | ESPN e Disney+

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Login or Subscribe to participate in polls.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até segunda, champs!

powered by