12/05/2025

A gente curte muito ter você escalado no nosso time, mas se quiser pendurar as chuteiras por aqui, é só clicar no botão ao lado e se desinscrever. Sem VAR e sem prorrogação. 👍

BIG STORY
A cabeça no lugar, os pés na prancha e o topo de novo

(Imagem: Instagram/Reprodução)

🏄‍♂️ Filipe Toledo está de volta. Após abrir mão de competir na temporada 2024 da elite da WSL, o bicampeão mundial venceu a etapa do Bonsoy Gold Coast Pro 2025, na Austrália.

Foi a prova de que seu talento continua intacto, mas, sobretudo, de que a pausa fez bem — e o brazuca segue sendo uma das maiores potências do surfe mundial.

Nascido e criado no surfe

Natural de Ubatuba (SP) e criado em San Clemente, na Califórnia, Filipinho é filho do ex-surfista Ricardinho Toledo, bicampeão brasileiro (1991 e 1995) e seu técnico até hoje. Cresceu com a prancha nos pés.

Estreou na WSL aos 17 anos e, desde cedo, impressionou pelo estilo agressivo, velocidade e manobras aéreas. Com o tempo, tornou-se um dos surfistas mais temidos do circuito.

(Imagem: Surfe Mais)

Em 2015, no seu 3º ano na elite do surfe, fez uma das melhores temporadas da carreira. Venceu 3 etapas — o surfista com mais vitórias no ano —, obteve pelo menos um 10 perfeito em cada final que disputou e terminou em 4º lugar no ranking.

Foi também o ano em que venceu pela primeira vez o Rio Pro, em Saquarema — etapa da qual é o maior vencedor, com 4 troféus.

Da inconsistência à glória

Entre 2017 e 2020, alternando entre lesões e resultados inconsistentes, Toledo somou 7 vitórias no circuito e terminou em 3º lugar geral em 2018 e 4º em 2019.

Até que, em 2021, após vencer 2 etapas, classificou-se como 3º geral para o WSL Finals (evento final com os 5 primeiros do ranking), em Trestles.

  • Na ocasião, venceu o #4 🇺🇸 Conner Coffin e o #2 🇧🇷 Italo Ferreira, mas foi superado por 🇧🇷 Gabriel Medina, que se tornaria tricampeão. Seu momento ainda estava por chegar.

(Imagem: World Surf League)

A glória veio em 2022. Com a melhor campanha e classificado direto para a bateria final do WSL Finals, não deu chances a Italo Ferreira e se tornou o 4º brasileiro campeão mundial da história.

No auge, o bi veio em 2023. Novamente como #1 do ranking, superou 🇦🇺 Ethan Ewing, em Trestles.

Mas o domínio e a pressão constante por resultados cobraram seu preço. O esgotamento físico e mental bateu à porta.

O campeão que soube a hora de parar, para voltar mais forte

Na abertura da temporada 2024, após uma eliminação precoce no Pipe Pro, no Havaí, Toledo anunciou que faria uma pausa de 1 ano no tour para se concentrar em sua saúde mental.

Competir no mais alto nível na última década me custou caro e preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira.

Com grande apoio da World Surf League, que o garantiu como wildcard para a temporada 2025, Toledo se concentrou na disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas acabou parando nas oitavas.

A vitória na Austrália, 6ª etapa do campeonato, mostra que Filipinho está novamente no mais alto nível:

  • 🏆🏆 Único brasileiro a vencer 2x a etapa;

  • 🇧🇷 18ª vitória em etapas do circuito — igualou Gabriel Medina como brazucas mais vencedores;

  • 🔟 Único a obter nota 10 no evento, em 2025veja aqui.

(Imagem: World Surf League)

Além disso, mostra que o caminho da reconexão também pode levar ao topo.

Mais maduro, mais consciente e talvez mais forte do que nunca, o surfista já inspira a nova geração da Brazilian Storm, como Yago Dora, Samuel Pupo e João Chianca.

O futuro? Só ele dirá. Mas se depender do talento e da coragem de parar para se reconstruir, o mar ainda reserva muitas ondas — e notas 10 — para Filipe Toledo, um campeão de verdade.

GIRO DA RODADA
Goleadas marcam a rodada #8 do BR25

Cabuloso é impiedoso e afunda ainda mais o Sport

A troca de técnico não foi suficiente para melhorar os ânimos do Sport, que fez uma partida apática e repleta de erros. Com apenas 2 pontos em 8 jogos, o Leão tem agora o seu pior início na história do BR.

Christian, Kaio Jorge e Matheus Pereira (2x) marcaram para o Cabuloso. O segundo gol de MP10 foi um verdadeiro presentão da zaga — veja aqui.

O Cabuloso chegou aos 16 pontos e igualou seu melhor início de BR após 8 rodadas — assim como fez em 2014.

Fogão atropela Inter no Nilton Santos

Gols bonitos e show no placar. Foi assim que o Botafogo construiu a goleada sobre o Internacional.

Com Marlon Gomes inspirado, servindo como garçom em 2 gols, Igor Jesus, Artur, Cuiabano e Alex Telles marcaram. Pro Estagi, o mais bonito foi esse aqui.

Poupando alguns titulares para a Libertadores, foi a 1ª vez na história do BR que o Inter sofreu 4 gols em jogos consecutivos.

Galo e Flu fazem jogo de 5 gols e emoção até o fim

A reabertura da Arena MRV — agora com o tapetinho sintético — foi o cenário de Atlético-MG e Fluminense.

O Fluzão saiu na frente com Canobbio, após falha de Lyanco, mas o Galo respondeu com um golaço de Rubens, no momento que a torcida já começava a protestar contra o time — veja aqui.

Júnior Santos virou, Serna empatou novamente e Igor Gomes, aos 49’ do 2T, deu a vitória ao Galo, que fica no G6.

1 a 0 também é goleada

Ainda mais em clássico, nos acréscimos e valendo ficar na liderança. Assim foi a vitória do Palmeiras no Choque-Rei.

🐯 E foi o “tigrinho” Vitor Roque que soltou as cartas, com esse gol no rebote.

  • Se foram 12 jogos até sair o 1º gol, agora já são 3 gols, nos últimos 3 jogos.

Já o Tricolor perde a 1ª no BR25 e, com apenas 1v em 8 jogos, registra sua 2ª pior marca em triunfos, atrás apenas do BR21 (0 vitórias).

Outros resultados da rodada:

  • FOR 5×0 JUV: Em mais uma goleada da rodada— e 2ª sofrida pelo Juve no BR25 —, Laion sai do Z4 e time de Caxias demite o técnico Fábio Matias;

  • FLA 1×0 BAH: Com 7º gol do artilheiro Arrascaeta, Flamengo vence o Bahia e chega a 16 vitórias em 16 jogos contra o técnico Rogério Ceni;

  • GRE 1X1 BGT: Grêmio tira o zero do placar aos 42’ do 2T mas sofre o empate no lance seguinte e se mantém perto do Z4; Braga fica em 3º;

  • VIT 2×1 VAS: Com 1 a mais desde os 33’ do 1T, Vasco sofre virada do Vitória e entra no Z4; Leão deixa a zona e sobe para 14º;

  • MIR 2×1 COR: Memphis perde pênalti com cavadinha, Timão leva a virada e perde para o Mirassol pela 1ª vez na história.

NBA
Os visitantes estão dominando as semifinais de conferência

(Imagem: NBA)

4-10. Esse é o retrospecto atual de vitórias de mandantes e visitantes nas semifinais de conferência da NBA. E quem ajudou a ampliar esse número no domingo foi o Oklahoma City Thunder, que venceu o Denver Nuggets por 92 a 87, empatando a série em 2-2.

Dessa vez, Shai Gilgeous-Alexander e o Thunder apareceram no momento decisivo e venceram o 4º quarto por 29 a 18 — veja aqui o compilado.

  • Bem diferente do Jogo 3, na sexta-feira, que foi para a prorrogação e teve vitória do Nuggets por 11 a 2, com SGA zerado em todos os fundamentos no tempo extra.

Para se classificar, OKC precisará mudar o retrospecto favorável aos mandantes, já que precisa de duas vitórias e 2 dos três jogos restantes serão em casa.

🏠 O Indiana Pacers conseguiu

Único time a vencer em casa, além de Denver no Jogo 3, o Pacers se recuperou bem da derrota por 126 a 104 e fez 3-1 na série ao vencer o Cleveland Cavaliers por 129 a 109, neste domingo.

  • A vitória teve como feito 80 pontos só no 1T — recorde da franquia e 7ª maior marca da história dos playoffs.

O jogo ficou mais fácil depois que Donovan Mitchell, destaque do jogo anterior, passou apagado no 1º tempo e não voltou do intervalo devido a uma lesão no tornozelo esquerdoveja aqui o momento exato.

Agora, com a série voltando para Ohio, o Pacers jogará com o bom retrospecto dos visitantes a seu favor para tentar fechar o confronto.

Já o Cavaliers, dono da melhor campanha do Leste, se apega à lembrança das Finais de 2016, quando LeBron e cia viraram um 3-1 para conquistar o título.

Jogos de sábado:

(Imagem: NBA)

  • 🌉 Dupla inspirada. Com triplo-duplo de Julius Randle e combinação de 50 pontos dele com Anthony Edwards, Minnesota abre 2-1 em San Francisco. Curry ainda é dúvida;

  • 👌 A inspiração voltou. Celtics volta a regular com 60 pontos da linha dos 3, controla Knicks em NY e volta a ficar vivo na série.

Um fim de semana dourado para o Brasil

(Imagem: Getty Images)

⚽🏖️ Nascidos para jogar futebol… não importa a superfície. A Seleção Brasileira conquistou o heptacampeonato da Copa do Mundo de Futebol de Areia, disputada em Victória, capital das 🇸🇨 Seychelles.

A vitória na final veio sobre a 🇧🇾 Bielorrússia, por 4 a 3. O gol decisivo foi marcado a 1min41seg do fim, pelos pés do bola de ouro Rodrigo, com a ajuda de um herói improvávelveja aqui.

Invicta e com 12 jogos de invencibilidade somando as duas últimas edições, a campanha do título de 2025 coroou também a melhor defesa da história das Copas, com apenas 8 gols sofridos.

Seja no campo, na quadra ou na areia, uma coisa é certa: o futebol foi criado pelos ingleses, mas é doutrinado por nós brasileiros. Obrigado, Charles Miller!

Brasil “zera” etapa de Portugal da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

(Imagem: Confederação Brasileira de Ginástica)

🥇🥇🥇 Se o título no futebol de areia já não é novidade, as conquistas do Brasil na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica são — e vieram em grande estilo, com 3 ouros conquistados, em 3 possíveis, na etapa disputada em 🇵🇹 Portimão.

Tudo começou com a vitória no conjunto geral, que por si só já seria inédita e histórica, ao som do hino nacional de “Evidências”, somando 51.350 pontos, à frente de 🇪🇸 48.050 e 🇫🇷 41.700.

No entanto, vieram também as conquistas por aparelhos:

  • Prova das 5 fitas: nota de 26.700, a maior da temporada em todo o mundo — veja aqui a apresentação dourada.

  • Prova mista (3 bolas e 2 arcos): 27.500 pontos, novamente ao som de “Evidências”, segunda maior nota global no ano.

Com o somatório de 54.200, o Brasil também estabeleceu o maior total geral da temporada até aqui, superando os 53.400 da 🇧🇬 Bulgária, na etapa de 🇦🇿 Baku.

Modalidade em constante crescimento no país nos últimos anos — impulsionada inclusive pelo feito de Bárbara Domingos, primeira atleta brasileira a disputar uma final individual olímpica — o Brasil agora se prepara para sediar a 41ª edição do Campeonato Mundial, entre os dias 20 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro.

NFL
Na dúvida se operava ou não, Derek Carr decidiu… se aposentar

(Imagem: USA Today)

👋 Adeus inesperado. A temporada de 2025 do quarterback Derek Carr, titular do New Orleans Saints, já estava em xeque desde que ele sentiu uma lesão no ombro direito e passou a considerar uma cirurgia.

Contudo, diante da incerteza sobre uma plena recuperação, após conversas com sua esposa, o veterano optou por encerrar sua carreira, colocando fim a 1 mês de indefinição sobre seu futuro.

As lesões sempre acompanharam a trajetória de Derek Carr. Draftado em 2014 pelo então Oakland Raiders (hoje, Las Vegas Raiders), o QB foi 4x eleito para o Pro Bowl e teve em 2016 o auge da carreira, com 12 vitórias como titular e um 3º lugar na votação de MVP.

  • No entanto, foi justamente uma lesão na tíbia que o tirou dos playoffs naquela temporada.

Em 2 anos nos Saints, Carr acumulou 40 touchdowns, 14 vitórias e 13 derrotas, perdendo 7 jogos em 2024 novamente por lesões — uma abdominal e uma fratura na mão esquerda.

Mesmo com os altos e baixos, ele se despede da NFL após 11 temporadas, 257 touchdowns, 112 interceptações e 41.245 jardas aéreas, ocupando a 22ª posição na história da liga nesse quesito.

Já o Saints, que se preparava para não contar com ele, selecionou Tyler Shough na 2ª rodada do Draft — a primeira vez desde 1971 que a franquia escolhe um QB tão cedo.

  • Shough disputará a titularidade com Spencer Rattler e Jake Haener, mas pode largar na frente, já que o retrospecto do time sem Carr, na temporada passada, foi 0-7.

CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes

(Imagem: REUTERS)

EXTRA
“Isso não faz mais parte da minha vida”

(Imagem: Getty Images)

Um ofegante José Aldo anunciou sua 2ª aposentadoria do octógono, após ser derrotado por 🇨🇦 a Aiemann Zahabi, no UFC 315, em Toronto. Em 2022 ele já havia se afastado do MMA para se dedicar ao boxe, mas retornou ao cage em 2024 e realizou mais 3 lutas — 1 vitória e, agora, 2 derrotas.

Em um combate equilibrado, o “Rei do Rio” chegou a ter um momento que relembrou seu prime time, mas não conseguiu o nocaute e acabou perdendo por decisão unânime. Ao fim da luta, agradeceu ao UFC e declarou que é hora de parar para aproveitar mais a família.

O UFC 315 também foi marcado por:

  • 🆕🏆 🇦🇺 Jack Della Maddalena venceu 🇵🇸 Belal Muhammad por decisão unânime e é o novo campeão dos meio-médios;

  • ⏩🏆 🇰🇬 Valentina Shevchenko venceu 🇫🇷 Manon Fiorot na primeira defesa de cinturão do seu 2º reinado na categoria peso-mosca;

  • ✅ 🇧🇷 Natália Silva venceu 🇲🇽 Alexa Grasso por decisão unânime, também pelo peso-mosca,

  • 🆕🌟 Vitor Belfort foi nomeado para o Hall da Fama. Campeão do torneio dos pesos-pesados no UFC 12 e ex-campeão dos meio-pesados, ele integra a classe de 2025.

Ficou curioso? Clique aqui e veja se você acertou a resposta.

PELA WEB

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até quarta, champs!

powered by