14/10/2024

BIG STORY
Matheus Pereira: Do abismo à glória com a convocação para a seleção brasileira

(Imagem: Cruzeiro)

Na última sexta-feira, Dorival Jr anunciou a convocação do meia Matheus Pereira para a vaga de Lucas Paquetá, suspenso por levar um cartão amarelo no duelo contra o Chile.

O jogador, que em 48 partidas com a camisa do Cruzeiro em 2024 possui 9 gols e 13 assistências, é um dos principais destaques do futebol brasileiro nesta temporada.

No entanto, hoje, vamos deixar um pouco de lado o que o atleta tem feito para destrinchar a sua luta de superação e a sua resiliência para se manter vivo dentro e fora dos gramados.

Seus desafios começaram logo cedo, aos 2 anos. Nascido em Belo Horizonte, Matheus enfrentou uma forte pneumonia que o colocou entre a vida e a morte.

A alegria de todos não foi pequena quando, ainda no hospital, aquele menino quebrou uma janela com o seu primeiro chute numa bola de futebol. O que em muitos casos seria motivo de tensão, para a família Pereira foi uma mistura de alívio com profecia.

Matheusinho vai ser jogador! E vai nos trazer muita luz.

Pai do jogador

Só que a luz também traz as sombras. Com dificuldades financeiras, a família precisou se mudar para Governador Valadares (MG) e, tempos depois, seus pais partiram para Lisboa, Portugal, em busca de melhores condições financeiras.

  • Matheus e seus irmãos ficaram sob os cuidados de sua avó, que era surda e muda. Foi nesse momento que o garoto de 11 anos começou a “causar” nas ruas.

Para piorar, seus tios estavam envolvidos com o tráfico de drogas. Com receio de que o pior acontecesse, sua mãe retornou de Portugal para levar seus filhos ao velho continente.

Morando ilegalmente por 2 anos, Matheus Pereira assinou seu primeiro contrato aos 15 anos com o Sporting e ali passou a usar drogas e a se afundar em um ciclo de baladas e bebida.

(Imagem: Getty Images)

Eu me juntei à rodinha da maconha e passava muito tempo chapado. Me sentia um miserável, me culpava imaginando a tristeza dos meus pais se soubessem.

O jogador quase colocou tudo a perder novamente quando foi sorteado para o exame antidoping após uma partida contra o Benfica. Por sorte, ele recusou as drogas oferecidas por seus amigos no dia anterior.

Dando muito trabalho à equipe, Matheus foi emprestado para o Chaves, onde conheceu o técnico Luís Castro, um mentor que o ajudou a encontrar um propósito maior.

Ele me mostrou o caminho da fé e me fez perceber que eu precisava de mais do que futebol para me salvar.

Daí, vieram mais transferências — Alemanha, Inglaterra e Arábia Saudita —, mas as lutas internas continuavam.

(Imagem: REUTERS)

Em sua passagem pelo Al-Wahda, nos Emirados Árabes, as coisas pioraram. A depressão e o desespero o consumiam, chegando ao ponto de beber 3 garrafas de vinho por noite e tendo que ser levado ao hospital após os treinos. A situação só se agravava, até que…

Até que um dia eu abri a janela do nosso apartamento com vista espetacular e só não me joguei porque a minha esposa foi mais rápida. Ela me agarrou, me puxou pra dentro e a gente ficou um tempão chorando abraçado ali no chão da sala, sabendo que não era o fim.

Numa outra oportunidade, o jogador pegou seu carro e dirigiu à ponte Hudariyat para se jogar de lá. Só que, dessa vez, foi uma ligação de sua irmã, dizendo que ela estava grávida, que fez tudo mudar — e, novamente, sua esposa apareceu no momento decisivo para impedir a tragédia.

O divisor de águas

Mesmo com tantas “salvações”, Matheus Pereira ainda cogitava o pior. Só que tudo mudou numa partida da seleção brasileira que, para muitos, era apenas mais um amistoso.

Nesse confronto do Brasil — disputado contra a seleção de Senegal em Alvalade, estádio do Sporting —, Matheus decidiu ver seu país in loco e, na hora do hino, sentiu um resgate emocional.

Naquele momento, lembrei do meu sonho de criança, do motivo pelo qual comecei a jogar futebol. Era como se aquele jogo tivesse acendido uma luz em um túnel que até então parecia sem fim.

A partir dali, ele decidiu buscar ajuda e começou a fazer terapia, além de se reconectar com familiares e amigos. A oportunidade de vestir a camisa #10 do Cruzeiro, seu clube do coração, foi a chama que faltava para uma reviravolta.

(Imagem: Cruzeiro)

Nesta terça-feira, Matheus Pereira pode fazer a sua estreia com a camisa amarelinha, uma partida que, pra ele, valerá muito mais do que a disputa por 3 pontos nas Eliminatórias.

TÊNIS
Sinner vence e adia 100° título da carreira de Djokovic

(Imagem: Jannik Sinner)

Não foi desta vez, Djokovic. Neste final de semana, o sérvio teve a oportunidade de levantar o troféu #100 no Masters 1000 de Xangai — principal torneio do continente asiático —, mas o melhor tenista em atividade acabou tirando o seu presente.

Em um duelo de gerações, foi a juventude de Jannik Sinner que se deu melhor. O 1º set foi extremamente equilibrado, com o italiano levando por 7/6. Já na segunda parcial, a idade pesou para Djoko que, visivelmente cansado, acabou perdendo por 6/3.

Com o triunfo, Sinner chega ao seu 3° título de Masters 1000 na temporada (Miami, Cincinnati e Xangai), além das duas grandes vitórias no Australian Open e US Open.

Já no confronto direto entre Sinner e Djokovic, cada um tem 4 vitórias. Contudo, nas últimas 52 semanas, são 4 vitórias do italiano e apenas uma do sérvio.

Djoko, agora, terá que esperar pelo Masters 1000 de Paris — que começa no dia 28/10 — para tentar conquistar algo alcançado apenas por Roger Federer, Jimmy Connors, Martina Navratilova, Chris Evert e Steffi Graf em toda a história do tênis.

VÔLEI
Minas vence e amplia freguesia do Praia Clube

(Imagem: COB)

Em MG, quem manda no vôlei feminino é o Minas! Após conquistar o título estadual há poucos dias contra o Praia Clube por 3 sets a 0, o time de Thaisa Daher voltou a detonar com as adversárias pelo mesmo placar para levar a Supercopa do Brasil.

Desde 2018, as equipes se enfrentaram em 26 finais de campeonato, com uma ampla vantagem para o Minas, que tem 17 conquistas e apenas 9 vices. A rivalidade “Pão de Queijo” parece um tanto quanto desigual, né? risos.

No masculino, a hegemonia também é notória!

Pela 15ª vez consecutiva, o Cruzeiro se sagrou campeão estadual pra cima do Minas. A vitória desse domingo veio de virada por 3 sets a 1, coroando o 16° título cruzeirense.

Já o Minas, que não levanta um caneco estadual há 17 anos, é o maior campeão com 20 títulos.

NFL
Dallas Cowboys, um time que não sabe ganhar em casa

(Imagem: X)

O aniversário de Jerry Jones, dono do Dallas Cowboys, foi um verdadeiro pesadelo. Sua equipe levou uma surra do Detroit Lions jogando em casa, perdendo por 47 a 9.

  • O resultado é a 5ª maior diferença de pontos em uma derrota na história do time e a pior derrota em casa da franquia desde que Jones se tornou proprietário em 1989.

A conta, é claro, caiu em cima de Dak Prescott. O quarterback teve um desempenho anímico, acertando apenas 17 passes dos 33 tentados para 178 jardas e concedendo 2 interceptações, resultando em um rating de 42.2.

Até o momento, Prescott está com 8 touchdowns e 6 interceptações na temporada. Nada mal para um QB de US$ 60 milhões por temporada. risos.

Ao todo, Dallas teve 5 turnovers na partida e chegou a uma campanha de 0-3 em casa pela primeira vez desde 2010. Com a próxima semana de folga, o futuro do técnico Mike McCarthy será discutido.

PS: Se quiser saber todos os resultados do domingo de NFL, clique aqui.

CURTINHAS
Outras grandes notícias dos esportes

(Imagem: COB)

EXTRA
66% dos gols sofridos pelo Brasil nas Eliminatórias vieram de cruzamentos

(Imagem: Getty Images)

Uma preocupação que vem lá de cima. A seleção brasileira tem enfrentado dificuldades nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, com apenas 13 pontos conquistados em 9 jogos — praticamente metade dos pontos disputados.

Nesse período, marcou 11 gols e sofreu 9, sendo a 4ª defesa mais vazada do torneio. Contudo, o que chama a atenção é que, destes tentos sofridos, 6 vieram de cruzamentos adversários.

O último deles ocorreu na recente partida contra o Chile, obra do atacante Vargas, que tem 1,74 cm, estatura bem abaixo da média da defesa titular brasileira daquela partida, que foi de 1,84 cm.

O tema é preocupante, já que todos os gols da equipe do Peru — adversária do Brasil nesta terça-feira — na competição vieram de cruzamentos. Então já sabe, né? Bola levantada na nossa área amanhã vai ser aquela tensão. risos. 

PELA WEB

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Login or Subscribe to participate in polls.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até quarta, champs!

powered by