17/06/2024

são fases

bom dia. entender o valor do esporte nada mais é do que entender a própria vida. assim, não deixe que a dificuldade de hoje tire o brilho de amanhã.

BIG STORY
Spider no fim da teia: A jornada de Anderson Silva até sua luta final no Brasil

(Imagem: X | Reprodução)

🎵 This is the end. A luta do último sábado com o grande rival Chael Sonnen marcou a despedida de Anderson Silva do Brasil. A luta em si deixou muuuiiito a desejar, mas a história do “Spider” nas artes marciais, não.

Nascido em São Paulo, Anderson se mudou logo aos 4 anos para a cidade de Curitiba (PR), onde começou a treinar taekwondo desde muito cedo. Com 18 anos, já era faixa preta da modalidade e começou a aprender muay thai, boxe, jiu-jitsu, judô e capoeira.

A jornada nas artes maciais se iniciou somente aos 22 anos, quando Anderson Silva começou a lutar no MMA pelo Brazilian Freestyle Circuit. Quatro anos depois foi a vez do brasileiro voar mais alto com combates internacionais.

  • De 2002 a 2006, o brazuca lutou pelo Pride, categoria importantíssima do MMA mundial que foi comprada em março de 2007 pelos irmãos Fertitta e Dana White, proprietários do UFC.

Trajetória no UFC

O início de Anderson Silva no UFC foi fulminante, com um nocaute em Chris Leben aos 49 segundos do primeiro round do Ultimate Fight Night. Logo em seguida, conquistou o cinturão Peso Médio ao derrotar Rick Franklin.

Entre 2006 a 2012, Spida foi imbatível. Venceu 17 lutas consecutivas, sendo 10 defesas de título.

🔑 Os destaques. Dentro desse show de vitórias, duas lutas são quase que memoráveis para a carreira do brazuca. A primeira ocorreu no UFC 117 (07/08/2010) contra o americano Chael Sonnen.

Depois de inúmeras provocações afirmando que venceria o lutador brasileiro, Sonnen dominou os quatro primeiros rounds, mas foi surpreendido com uma chave de braço de Anderson Silva nos últimos dois minutos que garantiu a vitória ao Spida — relembre aqui.

“A luta do século”. Um ano e meio depois, foi a vez de Silva derrotar seu compatriota Vitor Belfort em um dos combates mais históricos do MMA.

O motivo? Um nocaute espetacular vindo de um chute na cara de Belfort e uma sequência de dois socos, aos 3min25s do 1° round, para finalizar o adversário. A cena viralizou e ajudou no crescimento do esporte aqui no Brasil.

O fim da invencibilidade veio em julho de 2013, quando Anderson Silva perdeu o cinturão do Peso Médio para Chris Weidman. O brasileiro tentou se esquivar, mas acabou atingido com esse soco no queixo e acabou nocauteado.

⚠️ Alerta de cenas fortes. Spider e Weidman voltaram a se enfrentar em dezembro daquele ano. Numa tentativa de chute, Anderson Silva quebrou a perna e precisou deixar o octógono de maca. Assim, houve nocaute técnico. Relembre essa cena histórica do esporte.

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

A sombra da carreira(

O retorno de Anderson Silva ao octógono ficou marcado como o momento mais negativo de sua carreira. Em janeiro de 2015, “Spider” venceu Nate Diaz por decisão da arbitragem, mas o resultado foi anulado depois do brasileiro ser pego no exame antidoping.

Um exame realizado poucos dias antes da luta acusou o uso dos metabólitos de drostanolone e androsterona. No dia da luta, um novo exame confirmou a presença das substâncias proibidas.

  • A justificativa: A defesa alegou que um dos suplementos utilizados pelo lutador estava contaminado.

  • O veredito: As explicações não foram aceitas e o atleta foi suspenso por um ano. O resultado da luta contra Nate Diaz, vencido pelo brasileiro, foi alterado para “sem resultado”.

Após retorno da punição, Silva venceu apenas uma de seus cinco combates seguintes. O adeus ao MMA ocorreu em 31 de outubro de 2020, quando o brasileiro foi derrotado por nocaute técnico pelo jamaicano Uriah Hall. Ao todo foram 34 vitórias e 11 derrotas na carreira.

Despedida do Brasil

Aos 49 anos, a luta de exibição contra Sonnen, que acabou terminando empatada por decisão dos juízes, foi a oportunidade de Anderson Silva se despedir do público brasileiro e, de alguma forma, encerrar um ciclo pra lá de vitorioso.

Contudo, Anderson Silva não quer parar. Segundo ele, seu próximo combate será uma luta de boxe em Dubai contra u adversário ainda desconhecido.

GIRO DA RODADA
Só o melhor da rodada #09 do BR24

Tudo igual no Majestoso

O tricolor começou com tudo em Itaquera e, logo aos 3’ de jogo, marcou esse belo gol com Lucas. O empate veio com esse golaço de Coronado.

Jogo de trocação. O São Paulo voltou a frente no placar com esse gol contra de Cacá, e ainda deu tempo de rolar confusão com o goleiro Carlos Miguel.

No finalzinho do 1T, Mosquito marcou esse golaço pro Timão para evitar a derrota.

Empate no último suspiro

Com um final de jogo eletrizante, Athletico-PR e Flamengo empataram em Curitiba.

O Furacão abriu o placar aos 46’ do 2T depois do Daronco assinalar pênalti nesse lance aqui com o auxílio do VAR.

Mas o Menguam lutou e conseguiu o empate no último lance de jogo com essa cabeçada do mlk Evertton Araújo.

Dragão causa um alvoroço no Maraca

Acabou o amor entre os tricolores e Fernando Diniz. O Fluminense até começou vencendo o jogo com esse golaço de Ganso, mas o empate veio na mesma moeda com esse chutaço de Luiz Fernando.

No último lance da partida, o Atlético-GO marcou esse gol aqui para desespero dos tricolores.

Ninguém segura o Fogão 🔥

Eles voltaram! O Botafogo é o novo líder do Brasileirão após a vitória contra o Grêmio.

O gol decisivo foi marcado por Júnior Santos, que chega ao seu 18° gol em 33 jogos na temporada.

Será que esse ano o Fogão segura a bronca lá em cima?

Outros resultados

Ficou curioso pra saber em que posição o seu time está na tabela? Então clica aqui e confira a classificação atualizada.

STAT
Mavericks evitam varrida e fazem história no jogo 4

(Imagem: Dallas Mavericks | Reprodução)

Enfim, apareceram. O Dallas Mavericks se viu totalmente contra a parede na partida 4 da série, jogando não somente para continuar vivo na disputa pelo título como também para evitar uma trágica varrida.

O que nem o torcedor mais fanático dos Mavs esperava é que a equipe atropelasse o Boston Celtics, alcançando a 3ª maior vitória em finais da NBA de todos os tempos com 38 pontos de vantagem.

As únicas vezes em que uma diferença maior de pontos foi registrada ocorreu em 2008, quando o Boston Celtics “passou o carro” no Los Angeles Lakers por 131 a 92 — 39 pontos de diferença — no jogo 6 para conquistar seu 17° troféu de campeão da liga.

Já a maior lavada de todas foi feita por Michael Jordan e cia ao amassar o Utah Jazz por 96 a 54 no jogo 3 das finais de 1998, temporada que marcaria o último título dos Bulls e o fim da era MJ em Chicago.

Não acabou não, fera. O placar elástico da última sexta-feira ainda traz algumas curiosidades históricas:

  • Em determinado momento da partida, a vantagem de Dallas chegou a ser de 45 pontos, a maior em uma final nos últimos 50 anos;

  • Os 84 pontos anotados por Boston são a pior marca ofensiva da temporada;

  • Maior derrota juntando temporada regular e playoffs na era Jayson Tatum—Jaylen Brown (desde 2017);

  • 3ª maior derrota em playoffs na história da franquia celta

As equipes voltam a se enfrentar hoje a noite, às 21h30 (horário de Brasília) em Boston. Uma vitória dos Celtics garante o título para a equipe de Massachusetts.

VÔLEI
Brasil conquista feito inédito na Liga das Nações

(Imagem: CBV | Reprodução)

1ª fase concluída com chave de ouro. O Brasil finalizou a fase de grupos da Liga das Nações vencendo a Turquia — atual campeã — por três sets a zero para se tornar a primeira equipe na história da competição com 100% de aproveitamento na fase inicial.

O passeio pra cima das turcas contou com o destaque de Rosamaria, que anotou 14 pontos, além de Carol e Ana Cristina, com 11 pontos cada. A partida foi tão dominada pelo Brasil que teve duração de 71 minutos.

Para seguir na caminhada de vitórias rumo ao título inédito, as brazucas terão que passar pela equipe da Tailândia na próxima quinta-feira, anfitriã da competição e que venceu apenas três dos 12 jogos da fase de grupos. Ouuu sejaaa: tá fácil pra nós. risos.

Em cinco edições de Liga das Nações — competição que substitui o antigo Grand Prix — a seleção brasileira feminina acumula três vice-campeonatos, em 2019, 2021 e 2022.

EURO 2024
A história mais emocionante do ano

(Imagem: X | Reprodução)

O futebol é capaz de proporcionar momentos inexplicáveis. Um deles pôde ser vivido ontem, na partida entre Eslovênia e Dinamarca pela 1ª rodada da fase de grupos da Eurocopa.

No dia 13/06/2021, o meia meia Christian Eriksen sofreu uma parada cardíaca ao cair desacordado no gramado aos 42’ do primeiro tempo da partida entre Dinamarca e Finlândia, pela Eurocopa.

Segundo o médico da seleção, o capitão dinamarquês chegou a morrer por 5 minutos, até que a equipe médica conseguiu reanimá-lo em campo para levá-lo ao hospital.

Ontem, exatamente 1.100 dias depois da quase tragédia, Eriksen retornou a Eurocopa e marcou o gol da Dinamarca no empate contra a Eslovênia por 1 a 1. Clica aqui e veja a emoção de toda a torcida com esse gol antológico.

Resultados do final de semana

🇩🇪 Alemanha 5x1 Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿

🇭🇺 Hungria 1x3 Suíça 🇨🇭

🇪🇸 Espanha 3x0 Croácia 🇭🇷

🇮🇹 Itália 2x1 Albânia 🇦🇱

🇵🇱 Polônia 1x2 Holanda 🇳🇱

🇸🇮 Eslovênia 1x1 Dinamarca 🇩🇰

🇷🇸 Sérvia 0x1 Inglaterra 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

EXTRA
Jogada de marketing de Ronaldinho “dribla” torcedores, mas irrita CBF

O bruxo resolveu enganar todo mundo com uma jogada de marketing um tanto quanto polêmica.

  • Sábado de manhã: Ronaldinho Gaúcho posta esse vídeo aqui criticando o desempenho atual da seleção brasileira e afirmando que não iria assistir à Copa América.

  • Sábado a noite: O ex-jogador posta esse vídeo explicando que jamais abandonaria a seleção e que o vídeo anterior se tratava de uma propaganda com a Rexona baseado em comentários reais feitos por torcedores nas redes sociais.

O problema é que integrantes do elenco brasileiro e da CBF não sabiam que se tratava de uma ação de marketing e não gostaram do tom das palavras do ex-jogador, principalmente devido aos comentários de torcedores concordando com a suposta opinião de R10.

Além disso, o primeiro vídeo com as críticas conta com mais de 20 milhões de reproduções até o momento, enquanto o vídeo que explica a campanha tem somente 9 milhões de visualizações.

CURTINHAS
Outras grandes notícias dos esportes

(Imagem: Le Mans | Reprodução)

PELA WEB
A treta sai do gramado e vai pro Instagram

Quem disse que acabou? Depois do desentendimento dentro de campo entre Carlos Miguel e Luciano, o goleiro do Timão — ou melhor, provável ex-goleiro do Timão — decidiu provocar o atacante são paulino.

Luciano — que nem gosta de uma briga, risos — então respondeu com outra provocação. Clima beeemmm amigável, do jeitin que o público gosta. risos. Clica aqui pra ver as farpas de cada um.

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Login or Subscribe to participate in polls.

the champs 🏆

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Sua nova opção no mundo dos esportes. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão.

  • Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com um pouco de zoeira. risos.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, segunda, quarta e sexta. É gratuito.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

até quarta!

Sempre chegamos a sua caixa de entrada, por volta das 09:09. Segunda, quarta e sexta. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

powered by