20/05/2024

novos ares

bom dia. mudanças são sempre desafiadoras, mas, às vezes, necessárias. não tenha medo de encarar o desconhecido para viver o extraordinário.

De modesto a imbatível: A evolução do Manchester City para a era dos títulos
BIG STORY

(Imagem: Manchester City | Reprodução)

We are the champions! Alguém ai está surpreso que o campeão da Premier League da temporada 23/24 é o Manchester City? Pelo visto, não…

Em uma reta final beirando a perfeição, os citizens venceram a sua nona partida seguida no campeonato inglês e conquistaram o tetracampeonato consecutivo.

  • Isso simplesmente nunca tinha acontecido em toda a história centenária da terra do Rei.

Mas, antes de falarmos sobre essa década recheada de conquistas pelo time do City, é importante relembrar que, num passado não tão distante, o clube era só mais um mero coadjuvante no futebol inglês.

O início de tudo…

O clube foi fundado em 1880 pela paróquia São Marcos para ser uma forma de entretenimento para os jovens trabalhadores que moravam na cidade no início da Revolução Industrial.

Seu primeiro nome foi St.Mark’s, mas sete anos depois passou a se chamar Ardwick Association Football Club.

  • Somente em 1894 é que o clube se tornou Manchester City Football Club.

O primeiro título oficial veio no finalzinho do século XIX, quando conquistou a 2ª divisão inglesa. Durante quase 100 anos, o time do City nunca figurou entre as principais equipes do país, vivendo na sombra do arquirrival United.

(Imagem; Manchester City | Reprodução)

Final do século desastroso

Na temporada 1992/93, o City foi um dos 22 clubes que fundaram a Premier League, mas a nova era do campeonato inglês não trouxe boas lembranças para o lado azul de Manchester.

Enquanto os Red Devils conquistaram 13 títulos da Premier League sob o comando do lendário Sir Alex Ferguson, o City amargou a pior fase de sua história.

  • Rebaixamento para a Segunda Divisão, em 1996;

  • Queda para a Terceira Divisão na temporada 1997/1998;

A equipe retornou à elite do futebol inglês em 2000/01, mas caiu novamente na temporada seguinte. A volta definitiva à Premier League só ocorreu em 2002/2003.

Com uma inconstância notável, era difícil vislumbrar conquistas relevantes para o clube.

Ajudinha dos árabes ($$$$$$$$)

O começo da transformação começou, pra valer, em setembro de 2008, quando Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real de Abu Dhabi, se tornou o novo proprietário da equipe.

Sob nova direção, o City passou a figurar entre os primeiros colocados da Premier League. Em 2010/2011, o clube encerrou um jejum de 35 anos sem títulos ao vencer a Copa da Inglaterra.

Na temporada seguinte, foi a vez de quebrar o longo tabu sem conquistar o campeonato inglês.

O City terminou o campeonato empatado em pontos com o United, mas se sagrou campeão por ter um saldo de gols maior. Imagina a felicidade que deve ter sido. risos.

O “dono das taças” chegou em 2016

(Imagem: X | Reprodução)

As coisas já estavam começando a mudar pro City, mas a cereja do bolo veio em 2016 com a contratação do técnico Pep Guardiola.

  • Na verdade, Guardiola está menos para cereja do bolo e mais para o fermento do bolo — com sabor de vitórias e títulos.

O primeiro ano passou batido, mas, depois, o que não faltou para o clube foram taças. Na temporada 17/18, o clube voltou a conquistar a PL com a maior campanha da história ao somar 100 pontos em 38 rodadas.

No ano seguinte, a Inglaterra foi novamente pintada de azul. Somente em 2019 que o Liverpool de Klopp conseguiu furar o domínio de Guardiola e seus comandados.

  • Mas foi só mesmo. Porque a equipe de Manchester retomou o poder do futebol nacional a partir de 2020/21.

Desde a chegada de Guardiola, o City levantou 17 troféus, incluindo 6 Premier League e 1 Champions.

Já com a conquista do último domingo, o treinador chegou a 12 títulos de ligas em 15 anos como treinador, além de um aproveitamento superior a 80% dos pontos disputados. Esse número é simplesmente surreal.

Foden neles!

(Imagem: Manchester City | Reprodução)

Em uma equipe completa das mais valiosas estrelas do futebol mundial, tinha que ser dele os gols definitivos para a conquista do tetracampeonato da Premier League.

Torcedor do City desde criança, Phil Foden está no clube desde os nove anos de idade. Para se ter uma ideia, em 2014, ele atuava como gandula nos jogos do seu time de coração.

As duas últimas bolas na rede vieram contra o West Ham para garantir os três pontos que o Manchester City tanto precisava para conquistar o campeonato inglês pela décima vez — e se tornar o 4° maior campeão da história.

Tudo definido para as finais de Conferência
NBA

(Imagem: Bleacher Report | Reprodução)

O adversário do Boston Celtics na finais da Conferência Leste será o Indiana Pacers!

A equipe de Indianápolis se viu num cenário adversário após os Knicks colocarem 3-2 na série, mas os Pacers conseguiram vencer em casa e forçar um derradeiro jogo 7 no Madison Square Garden.

O cenário era perfeito para uma batalha ferrenha entre as equipes, mas o equilibro acabou ficando no campo das ideias.

O Indiana começou com tudo deste o início, chegando a abrir 12 pontos de vantagem logo no primeiro quarto.

Dali em diante, o time de NY até tentava encostar no placar, mas logo Indy voltava a ampliar a vantagem no marcador.

  • Pra piorar o que já era horrível, Jalen Brunson quebrou a mão na reta final da partida, impedindo qualquer chance de reação dos Knicks.

Vitória “sufocante” dos Pacers por 130 a 109 com direito ao melhor aproveitamento de arremessos na história dos playoffs.

PS: Numa rivalidade tão grande, não poderia faltar essa provocação memorável do astro da equipe Tyrese Haliburton.

Os lobos estão abusados demais!

(Imagem: Minnesota Timberwolves | Reprodução)

Na Conferência Oeste, o jogo 7 entre Timberwolves e Nuggets entregou tudo que prometia: disputa, emoção e reviravoltas históricas.

Os atuais campeões fizeram um excelente primeiro tempo de jogo — com destaque para os 24 pontos de Murray e 15 rebotes de Jokic —, e chegaram a colocar uma vantagem de 20 pontos no início do 3° quarto.

Mas os Timberwolves renasceram com sua excelente defesa e, aliado às jogadas previsíveis dos Nuggets, conseguiram virar o placar logo no início do último quarto.

Nos minutos finais, Anthony Edwards e Karl-Anthony Towns apareceram para decidir a parada. Vitória gigante, fora de casa, para eliminar o atual campeão da NBA.

Mavs despacham o Thunder para casa

(Imagem: Dallas Mavericks | Reprodução)

O adversário dos Wolves será os Mavericks. Diferente dos confrontos de domingo, o duelo entre Dallas e OKC era válido pelo jogo 6 da série, em que o time texano liderava por 3-2.

  • Para os Mavericks, era vencer para se classificar. Para o Thunder, era vencer para continuar vivo.

A equipe de Oklahoma liderou a partida em mais de 3 quartos, mas na reta decisiva sucumbiu ao talento de Doncic, Irving e as bolas decisivas de P.J. Washington.

Por falar em PJ… Nos últimos segundos da partida, OKC vencia por um ponto, mas uma falta boba de Shai Gilgeous-Alexander colocou P.J. na linha do lance livre para virar o placar e vencer a partida para os Mavericks. Que final insano foi esse!

No Brasil, quem manda são elas
VÔLEI

(Imagem: CBV | Reprodução)

Invictas que fala, né? A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou nesse domingo a primeira semana da Ligas das Nações com mais uma vitória.

Depois de Canadá, Coreia do Sul e Estados Unidos, foi a vez da Sérvia conhecer o poderio das brasileiras e ser derrotada pelas brazucas em pleno Maracanãzinho.

  • Este é o melhor início do Brasil na história da competição.

A destaque da partida foi a capitã — e também aniversariante do dia — Gabi, sendo a maior pontuadora do time, com 15 pontos.

Quem também teve papel fundamental foi Rosamaria, com 12 pontos — incluindo esse match point para garantir a vitória brasileira por três sets a zero.

A péssima notícia ficou por conta de Julia Kudiess, que sofreu uma lesão ligamentar no joelho e está fora da disputa dos Jogos Olímpicos em julho.

O Brasil lidera a competição com 100% de aproveitamento ao lado da Polônia. Agora, as meninas seguem viagem rumo a Macau, na China, onde irão enfrentar o Japão, Holanda, Itália e Tailândia.

Verstappen vence em Imola (mas foi por pouco)
FÓRMULA 1

(Imagem; Fórmula 1 | Reprodução)

Ufaaa… Verstappen venceu, mas foi no limite do limite. O holandês — que já havia feito história no sábado ao igualar o recorde de Ayrton Senna com mais pole positions consecutivas —, conseguiu alcançar a sua vitória número #59 na Fórmula 1. Mas, desta vez, com muita pressão.

Max viu a diferença de tempo para Lando Norris cair consideravelmente nas últimas voltas da corrida, ultrapassando a linha de chegada apenas 0s7 à frente do piloto da McLaren. Veja aqui a distância entre os dois no final.

Com ou sem emoção, o que importa é que Verstappen subiu ao posto mais alto do pódio e se juntou a Senna e Alain Prost como os 2° maiores vencedores em Imola, com três vitórias. O maior vencedor é Michael Schumacher, com sete triunfos.

Falando em Senna…

(Imagem; Fórmula 1 | Reprodução)

⚠️Atenção: As próximas cenas contém um alto teor nostálgico e emocionante.

Mesmo com um final de corrida eletrizante, a melhor parte do GP de Emilia-Romagna foi Sebastian Vettel pilotando, por uma volta, o último carro de Ayrton Senna pela McLaren.

E ainda teve o piloto segurando a bandeira do Brasil. Clica aqui pra não perder essa emoção!

O final de semana foi de despedidas…
EXTRA

(Imagem: Borussia Dortmund | Reprodução)

 🎵Não aprendi a dizer adeus… O final de semana foi de “términos de ciclos” vitoriosos no futebol nacional e internacional.

Começando por um relacionamento que ainda não acabou efetivamente, mas foi marcado por uma despedida emblemática. Marco Reus, ídolo máximo do Borussia Dortmund, fez a sua última partida atuando diante da “Muralha Amarela” no Signal Iduna Park.

Não podia ter sido melhor. Além de marcar o seu 100° gol no estádio, Reus ainda pagou uma rodada de cerveja para todos os torcedores presentes na partida. É impossível não gostar dele! Clica aqui para ver as melhores imagens dessa verdadeira festa do futebol!

Já na terra do Rei, um outro alemão deixará saudades eternas no coração de uma torcida apaixonada. Horas antes da partida de encerramento da Premier League, o Liverpool postou esse vídeo de despedida de Jurgen Klopp.

(Imagem: Bleacher Report | Reprodução)

We’ll never walk alone. Dá uma olhada nessa festa que a torcida do Liverpool fez para o treinador. Mais do que merecido depois dos oito títulos conquistados.

Continuando na Inglaterra, o zagueiro Thiago Silva — que já está acertado com o Fluminense —, recebeu essa bela homenagem da torcida do Chelsea. Com a camisa dos Blues, o zagueiro atuou em 155 jogos e conquistou a Champions League, o Mundial de Clubes e a Supercopa da UEFA.

  • Mesmo com a paralisação do campeonato brasileiro, também tivemos um ídolo dando adeus ao seus torcedores. O goleiro Cássio assinou sua rescisão e deixou o Corinthians depois de 12 anos.

Outras grandes notícias dos esportes
CURTINHAS

(Imagem: X | Reprodução)

Xabi Alonso nos braços do povo
PELA WEB

Imparáveis! O Bayer Leverkusen escreveu mais um capítulo histórico do futebol alemão ao vencer o Augsburgo e se tornar o primeiro campeão invicto de todos os tempos da Bundesliga.

Para comemorar, Xabi Alonso não pensou duas vezes e foi para o meio da galera. Clica aqui e veja o espanhol nos braços da torcida organizada do Leverkusen.

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Login or Subscribe to participate in polls.

the champs 🏆

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Sua nova opção no mundo dos esportes. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão.

  • Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com um pouco de zoeira. risos.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, segunda, quarta e sexta. É gratuito.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

até quarta!

Sempre chegamos a sua caixa de entrada, por volta das 09:09. Segunda, quarta e sexta. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

powered by