21/02/2024

obstáculos

bom dia. mude, altere os planos e até dê um passo para trás, mas nunca desista do seu objetivo. ninguém é tão responsável pelos seus sonhos quanto você mesmo.

35 anos da mais democrática do país
BIG STORY

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

Conhecido por ser o torneio mais democrático do país por envolver equipes de todos os níveis de profissionalismo do país, a Copa do Brasil está chegando à sua 35ª edição.

  • A ideia era permitir que clubes de menores divisões pudessem encarar as grandes potências do nosso futebol.

Além do claro atrativo para os pequenos, a CdB também é um caminho mais curto para os times disputarem a Libertadores no ano seguinte — sem precisar ficar no topo da tabela do Brasileirão.

As 10 primeiras edições da competição foram disputadas entre 32 e 42 equipes. No início do século, esse número subiu para 64 times.

Ficou assim até o ano de 2012. Talvez você nem saiba, mas atualmente a Copa é disputada por 92 clubes da seguinte forma:

  • 1ª fase (80): 40 jogos únicos, com a vantagem do empate para a equipe visitante;

  • 2ª fase (40): As equipes remanescentes se enfrentam em 20 duelos sem qualquer tipo de vantagem. Jogo terminado em empate levará para os pênaltis;

  • 3ª fase (32): Os 20 times recebem mais 12 equipes e os confrontos serão definidos por sorteio;

  • Oitavas (16): A partir daqui, os confrontos são definidos por sorteio com partidas de ida e volta, entrando em um chaveamento tradicional.

Além de ser um importante título no cenário nacional, a conquista da Copa do Brasil passou a ser mais cobiçada nos últimos anos pelo aumento significativo das premiações para o vencedor.

Caso o campeão tenha disputado todas as fases do torneio, pode embolsar quase R$ 100 milhões só em prêmios. #FazOPixCBF 🤑🤑🤑🤑🤑

O grande rei das Copas

Com a dobradinha 2017-18, o Cruzeiro superou a equipe do Grêmio — primeiro campeão do torneio — em títulos e se tornou o clube a mais vezes levantar a taça da Copa do Brasil.

Já o atual rei é o Trikas. O tricolor paulista superou a “zika” na competição de forma magistral.

Com vitórias sobre os rivais Palmeiras e Corinthians e a conquista em cima do Flamengo diante da sua torcida marcaram o título memorável do São Paulo na Copa do Brasil.

Fora os 35 anos de Copa que eles não tinham ganho nem uma, os caras ficaram literalmente 15 anos sem qualquer título nacional.

Agora a hora boa… Os vexames históricos

Por incluir times de todo o país na competição, é muito comum algum gigante pegar um time menor, às vezes até desconhecido, e dar uma bela de uma zebra. O estagi aqui adora. risos.

Em 2002, o Palmeiras venceu o Asa, de Arapiraca, por 2 a 1 no Palestra Itália, mas não foi suficiente para evitar a eliminação vexatória do alviverde no torneio.

16 anos depois… O Botafogo até abriu o placar, mas levou a virada no 2T para a Aparecidense, sendo eliminado precocemente.

O melhor ficou para o final… Em 2022, os rivais Grêmio e Inter deram as mãos no projeto “ser humilhado como o meu rival”.

Em plena terça-feira de carnaval, o tricolor gaúcho foi até o interior de SP e perdeu para o Mirassol por 3 a 2.

O Internacional pensou “gostei, quero também” e conseguiu perder para um time chamado Globo com direito a um frangaço do goleirão. É isso que chamam de Reclames do Plim Plim? risos.

PS: Se você gosta de ver torcedores (muito) revoltados, clique aqui.

Principais jogos desta semana

  • Quarta-feira, 19h15: Sousa-PB x Cruzeiro | SporTV

  • Quarta-feira, 20h: Moto Club x Bahia | Amazon Prime

  • Quinta-feira, 20h: Cianorte x Corinthians | Amazon Prime

Números que você precisa ficar de 👀
STAT
A regra que custará milhões de dólares na Copa do Mundo
NEGÓCIOS DO ESPORTE

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

Lucro pra uns, perdas para outros. Por mais que a Copa do Mundo seja um dos maiores e melhores eventos do planeta para a expansão de marcas no mundo dos negócios, nem todas irão faturar como gostariam.

  • Este é o caso da MetLife Insurance, empresa líder no setor de seguros de vida nos Estados Unidos.

Em 2011, a Metflife adquiriu os naming rights do estádio dos Giants e Jets, da NFL, pelo valor de 17 milhões de dólares por temporada em um contrato válido por 25 anos.

What's the matter? É que, durante a Copa do Mundo, o Metlife Stadium passará a ser chamado como New York/New Jersey Stadium, resultando na perda de dezenas de milhões de dólares no valor da marca da empresa.

Só com a grande final, a Metlife pode deixar de lucrar quase 80 milhões de dólares, sem contar a quantia dos outros jogos que serão disputados no estádio.

Essa lógica vale para todos os anunciantes que estiverem presentes nos estádios e não foram patrocinadores oficiais da FIFA. A entidade exigirá que os logotipos das marcas sejam removidos ou tampados.

Amazon lançará documentário sobre os últimos passos de Federer
TÊNIS

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

🎾 Prepara os lencinhos, fã de tênis. A Amazon anunciou vai lançar um documentário sobre os momentos finais da carreira do tenista suíço.

Inicialmente, a ideia era só fazer uma filmagem “caseira” para guardar de recordação as últimas jogadas de Federer no Laver Cup de 2022 — torneio indoor que ele mesmo criou.

  • Acontece que a coisa ganhou ares de grandiosidade e uma proporção não planejada.

As filmagens feitas pela amiga de Federer, Anna Wintour, e pelo criador da 73 Questions, Joe Sabia, deixaram um gostinho de quero mais — e ali estava uma oportunidade para um grande documentário de longa-metragem.

Sabendo disso, o 2a maior streaming do mundo adquiriu o projeto e vai mostrar com detalhes os 12 dias que cercaram a aposentadoria de Federer e suas maiores rivalidades.

Em especial, o “adversário” — e amigo — Rafael Nadal. Mesmo tendo mais jogos contra Djokovic, Federer e o espanhol criaram uma rivalidade de quase duas décadas, com ampla vantagem para Nadal (10-4) em Grand Slam.

Seguuuuura, coração. O doc vem a público em julho, perto do Wimbledon, torneio que Federer venceu oito vezes — e que é a cara de toda a classe do suíço.

“The Godfather” do futebol mundial
TOP STORIES

(Imagem: Real Madrid | Reprodução)

Ele é brabo demais. Se o Real Madrid chegou ao patamar de maior e melhor clube do mundo na atualidade, a razão de tudo isso tem nome e sobrenome: Florentino Pérez.

A história do poderoso empresário espanhol com o clube madridista começou com uma derrota.

Em 1995, Florentino concorreu às eleições para se tornar presidente do clube, mas acabou perdendo a corrida para Lorenzo Sanz.

Cinco anos depois, a cartada de mestre. Destemido como um empresário de sucesso, Pérez voltou à briga pelo principal cargo do clube e afirmou que, caso fosse eleito, contrataria o meia Figo, estrela do arquirrival Barcelona.

Enquanto “falava aos montes” para o público, Pérez acertou com o agente do Figo de que, caso fosse eleito, ele seria jogador do Real.

Por outro lado, se não vencesse a eleição, o jogador receberia uma bela compensação financeira.

Sem acreditar na eleição, o agente do astro português topou o acordo.

Já os torcedores merengues — empolgados e desconfiados ao mesmo tempo — votaram aos montes em Florentino e o tornaram presidente do clube. O resto é história… risos.

🌟 Uma estrela por ano. Depois de Figo, começou a chuva de craques: Zidane, Ronaldo, David Beckham, Roberto Carlos… Assim sugiram os Galácticos, de 2000 a 2006.

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

Ele não sossegou não. Já em 2009, Florentino Pérez foi às compras e trouxe Kaká, Benzema e Cristiano Ronaldo na mesma janela de transferências. O resultado? Bom…

Pra fechar (ou não) a conta, o presidente está por detalhes de anunciar a contratação de Mbappé totalmente de graça.

Um dos melhores jogadores do mundo sem custo algum na transação… Nada mais Real do que isso.

Neste final de semana, a equipe de basquete do Real Madrid conquistou a Taça da Espanha, proporcionando a 60ª taça para Florentino Pérez como presidente do clube.

É isso mesmo: O Poderoso Chefão tem 60 títulos. Pode um negócio desses? Apenas aprecie e sinta a energia que esse vídeo tem.

VAR da arbitragem?
EXTRA

A parada é a seguinte. Lá na Ucrânia — bem longe do “Brasilzão” —, a federação de futebol do país anunciou que os árbitros serão submetidos a testes de poligrafo (detector de mentiras) antes das partidas.

  • O objetivo é diminuir o número reclamações em decisões de arbitragem, além de verificar possíveis casos de corrupção.

Agora, a pergunta que não quer calar…e se fosse aqui no Brasil??? 

O que você acha que aconteceria se isso fosse implantado no futebol brasileiro?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Outras manchetes do mundo do esporte
CURTINHAS

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

the champs 🏆

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Sua nova opção no mundo dos esportes. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão.

  • Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com um pouco de zoeira. risos.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, segunda, quarta e sexta. É gratuito.

😀😐🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

até sexta!

Sempre chegamos a sua caixa de entrada, por volta das 09:09. Segunda, quarta e sexta. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas