21/03/2025

🏆️ A gente curte muito ter você escalado no nosso time, mas se quiser pendurar as chuteiras por aqui, é só clicar ao lado e se desinscrever. Sem VAR e sem prorrogação.

GIRO DA RODADA
Vini Jr. decide e garante vitória brasileira nas Eliminatórias

(Imagem: Bleacher Report)

Suspiro de alívio. Foi essa a reação dos torcedores brasileiros com a vitória da seleção por 2 a 1 contra a Colômbia nos instantes finais de jogo, resultado que coloca o Brasil provisoriamente na vice-liderança da competição com 21 pontos.

Tudo isso graças a Vinícius Júnior. O astro do Real Madrid abriu os caminhos da vitória nos primeiros minutos de jogo, quando foi derrubado dentro da área. Penalidade marcada e convertida pelo atacante Raphinha.

Dali em diante, a seleção canarinho pouco criou e viu os adversários colombianos “gostarem do jogo”, até o atacante Luis Díaz deixar o placar em igualdade com esse gol aos 40’ do 1T.

Na reta final, o time de Dorival Jr foi para o “abafa”, até que esse chute do Malvadeza, aos 52’ da etapa final, parou no fundo das redes para dar a vitória ao Brasil.

Agora, o próximo desafio da seleção será encarar os hermanos, na Argentina, sem a presença de Bruno Guimarães e Gabriel Magalhães (suspensos), além da possibilidade de não contar com Gerson (machucado) e Alisson, que precisou ser substituído após um forte choque de cabeça com o zagueiro Sánchez.

Outros resultados importantes

  • 🇳🇱 Holanda 2x2 Espanha 🇪🇸. Em duelo equilibrado, Holanda e Espanha empatam na partida de ida pelas quartas de final da Nations League;

  • 🇮🇹 Itália 1x2 Alemanha 🇩🇪. Com direito a virada no 2° tempo, Alemanha vence a seleção da Itália pela Nations League;

  • 🇭🇷 Croácia 2x0 França 🇫🇷. Croácia usa “fator casa”, vence e abre vantagem contra a França;

  • 🇩🇰 Dinamarca 1x0 Portugal 🇵🇹. Em resultado surpreendente, Dinamarca vence Portugal no duelo de ida das quartas.

TRENDING
Sindicato dos tenistas processa órgãos reguladores do esporte

(Imagem: The Athletic)

Sistema "corrupto, abusivo e ilegal". Essa é a acusação da Associação de Jogadores Profissionais de Tênis (PTPA) contra a ATP, a WTA, a Federação Internacional de Tênis e até os Grand Slams, acusando-as de ser um grande “cartel”.

As principais críticas vão da proibição de torneios fora dos tours (que não valem pontos no ranking) até a baixa porcentagem da receita para os jogadores e um calendário puxado. De acordo com atletas, a falta de cuidado com eles pode ser evidenciada por:

  • Jogos terminando às 3h da manhã;

  • Troca constante de bolas, o que aumenta os riscos de lesões;

  • Problemas crônicos no pulso, cotovelo e ombro.

Quem está por trás do processo?

A PTPA foi co-fundada por Novak Djokovic, mas o nome mais polêmico envolvido na briga é 🇦🇺 Nick Kyrgios. Outros jogadores, no entanto, parecem evitar o embate por medo de represálias da ATP e da WTA, como é o caso de 🇪🇸 Carlos Alcaraz.

Com o Masters 1000 de Miami rolando nesta semana, o processo pode até perder força nos holofotes.

Falando no Masters 1000 de Miami…

(Imagem: Getty Images)

Resiliência. Essa é a palavra que define a vitória de João Fonseca em sua estreia no torneio americano.

Após sentir um mal-estar durante a partida, o brazuca venceu 🇺🇸 Learner Tien, #66 do mundo, de virada por 2 sets a 1, com direito a essa jogadaça nos momentos decisivos da partida.

Luisa Stefani também avançou nas duplas. Já Thiago Wild e Bia Haddad, confirmando a má fase, perderam na 1ª rodada dos simples e foram eliminados.

BIG STORY
Ronaldinho Gaúcho, o Bruxo da bola

(Imagem: Barcelona)

🧙 Hoje não é Halloween, mas é dia do Bruxo. No futebol, poucos nomes evocam tanta magia quanto Ronaldinho Gaúcho, que completa 45 anos hoje, com uma trajetória recheada de dribles desconcertantes, títulos, sorrisos largos e, claro, rolês aleatórios.

Sempre carregando o adjetivo de ter nascido em Porto Alegre, Ronaldo cresceu com a bola nos pés e o futebol no sangue, tendo seu maior ídolo (o irmão Roberto Assis) sempre ao seu lado.

O início de tudo foi nas categorias de base do Grêmio, time de coração do seu pai. No tricolor gaúcho, Ronaldinho conquistou o estadual de 1999 aos 18 anos, título que o credenciou para vestir a amarelinha da seleção.

(Imagem: UOL)

No mesmo ano, o jogador foi convocado pela 1ª vez para a Seleção Brasileira e, logo na estreia, deixou o seu “cartão de visitas” com esse golaço contra a Venezuela.

Destacando-se com tão pouca idade, as propostas não demoraram para chegar. Mas Ronaldinho tratou logo de tranquilizar a diretoria gremista.

Eu gosto tanto do Grêmio que jogaria até de graça.

De graça, contudo, foi sua saída do Brasil. Em 2001, assinou um pré-contrato com o Paris Saint-Germain, gerando revolta do time gaúcho, que chegou a recusar propostas de R$ 75 milhões.

De malas prontas para encantar a Europa

Na França, mostrou talento de sobra, mas sem grandes títulos. O brilho veio mesmo na Copa de 2002, quando foi fundamental na conquista do Penta, principalmente com esse gol fenomenal contra a Inglaterra nas quartas.

(Imagem: Gazeta Press)

Com a Copa no currículo e sem troféus no PSG, Ronaldinho decidiu deixar o clube. Em julho de 2003, o Barcelona anunciou a contratação daquele que mudaria a história do clube catalão para sempre.

O auge no Barça e a volta da magia blaugrana

Entre 2004 e 2006, Ronaldinho foi o grande responsável por devolver o prestígio ao Barcelona:

  • 2 títulos de La Liga;

  • 2 títulos de Supercopas da Espanha;

  • 1 título de Champions League.

Um dos momentos mais marcantes de sua passagem pelo gigante clube espanhol ocorreu justamente contra o tival Real Madrid, quando foi aplaudido pela torcida rival em pleno Santiago Bernabéurelembre aqui.

Com um desempenho pra lá de magistral, Ronaldinho Gaúcho foi premiado com o troféu da Bola de Ouro em 2005.

(Imagem: Barcelona)

A decaída do brazuca no clube coincidiu com a ascensão de Lionel Messi, abrindo os caminhos para Ronaldinho se transferir para o Milan, time em que conquistou apenas um título da Série A italiana.

A ilusão gremista na volta ao Brasil

Em 2011, Ronaldinho teve a oportunidade, não apenas de retornar ao Brasil, mas também de se reconciliar com os torcedores do Grêmio.

Negociando a rescisão com o Milan, enquanto seu irmão e empresário mantinha gremistas, palmeirenses e flamenguistas com esperança de ter o craque, o R10 declarou:

Por mim, já estaria com a camisa do Grêmio.

A diretoria chegou a preparar a festa de apresentação, mas com o “leilão”, acabou desistindo do jogador, deixando o caminho livre para o Flamengo fechar a contratação.

Mas o amor no Mengão durou pouco. Devido a divergências de pagamento, R10 acertou a rescisão de contrato após 1 ano, colocando apenas um Campeonato Carioca na galeria de títulos.

(Imagem: Gazeta Press)

Comendo pelas beiradas, como um bom mineiro, o Atlético-MG aproveitou que o craque estava livre no mercado para contratá-lo, mesmo com a desconfiança dos torcedores — o que durou pouco tempo.

Com a camisa #49, Ronaldinho voltou a atuar em grande estilo, levando o Galo ao seu 1° título de Libertadores, em 2013.

Além disso, tornou-se o único da história a conquistar Libertadores, Champions League, Copa do Mundo, Copa América e a Bola de Ouro.

(Imagem: Atlético-MG)

Após a vitoriosa passagem por Minas Gerais, o meia ainda atuou pelo Querétaro 🇲🇽 e pelo Fluminense, mas o brilho no olhar pelo jogo já não era o mesmo. O brilho em campo, também não.

Hoje, fora dos holofotes — exceto quando aparece em um rolê aleatório — Ronaldinho se prepara para comemorar o aniversário como todo gaúcho gosta: com churrasco e chimarrão.

PS: Quem também faria aniversário neste dia era o “melhor dos melhores” do esporte brasileiro — veja aqui.

STAT
Verstappen deixa a liderança do mundial de pilotos da F1 após 1.029 dias

(Imagem: AP)

Foram 1.029 dias de domínio absoluto. Desde 22 de maio de 2022, ninguém conseguiu destronar Max Verstappen no topo da Fórmula 1, até que Lando Norris venceu no último domingo e colocou um ponto final nessa sequência histórica.

Nos últimos 3 anos, Verstappen reinou sem contestação. Teve alguma concorrência em 2022 e 2024, mas em 2023 praticamente correu sozinho, tamanha a superioridade da Red Bull.

Com isso, superou o recorde de Michael Schumacher e se tornou o piloto com mais tempo na liderança do campeonato: Veja o TOP-5 abaixo:

  1. 🇳🇱 Max Verstappen - 1.029 dias;

  2. 🇩🇪 Michael Schumacher - 896 dias (24/09/2000 até 09/03/2003);

  3. 🇩🇪 Michael Schumacher - 630 dias (15/06/2003 até 06/03/2005);

  4. 🇧🇷 Ayrton Senna - 581 dias;

  5. 🇮🇹 Alberto Ascari - 574 dias.

Com mais GPs ao longo das décadas — de menos de 10 por ano para 24 em 2024 —, outra métrica de dominância é o número de corridas seguidas na liderança. E aí, Verstappen também reina soberano:

  1. 🇳🇱 Max Verstappen - 63 corridas;

  2. 🇩🇪 Michael Schumacher - 37 corridas (24/09/2000 até 09/03/2003);

  3. 🇪🇸 Fernando Alonso - 33 corridas;

  4. 🇩🇪 Michael Schumacher - 27 corridas (15/06/2003 até 06/03/2005);

  5. 🇬🇧 Lewis Hamilton - 25 corridas.

Com o calendário mais extenso, sustentar a liderança por tanto tempo tornou-se ainda mais desafiador. Com o fim da hegemonia de Max, agora Lando Norris pode ser o grande nome na corrida pelo domínio da F1.

CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes

(Imagem: AFP)

🏈 Já viramos o país do futebol americano. Prefeito do Rio de Janeiro anuncia jogo da NFL na cidade em 2026

EXTRA
Detroit Lions quer acabar com “mamata” dos campeões de divisão da NFL

(Imagem: Imagn Images)

Nessa quarta-feira, a NFL revelou as propostas das franquias para mudanças de regras, e o Detroit Lions entrou na jogada com uma ideia polêmica: acabar com o privilégio dos campeões de divisão na pós-temporada.

Atualmente, os vencedores das divisões asseguram as 4 primeiras posições de suas Conferências, o que garante mando de campo mesmo contra times com campanhas melhores.

Mas os Lions querem mudar isso, alegando que a classificação deveria ser baseada apenas no desempenho da temporada regular.

  • Se essa regra já estivesse valendo, times como Vikings (14-3) e Packers (11-6) teriam ficado à frente de Buccaneers (10-7) e Rams (10-7) nos últimos playoffs.

Para ser aprovada, 75% das equipes precisam votar a favor da mudança.

PELA WEB

Alguns momentos não pertencem só ao passado. Eles vivem na memória de quem presenciou, inspiram novas gerações e definem que ser campeão é muito mais que levantar um troféu.

De viradas épicas a lances imortais, a Copa do Mundo FIFA nunca foi só sobre futebol, e agora você pode reviver esses momentos icônicos como nunca antes.

Já sabe o que vai fazer no sextou? A dica do Estagi é Moment of Truth, uma série exclusiva do Sony One*, que mergulha no impacto cultural da maior competição do planeta. São 10 episódios para quem ama futebol, e também o que acontece por fora das 4 linhas.

*dica de uma marca parceira

Os melhores eventos do mundo dos esportes neste final de semana

SEXTA-FEIRA

16h45: 🇽🇪 Inglaterra x Albânia 🇦🇱 (Eliminatórias - Europa) | ESPN e Disney+
18h00: 🇪🇨 Equador x Venezuela 🇻🇪 (Eliminatórias - América do Sul) | SporTV
🏐 19h30: Praia Clube x São José (Superliga Masculina) | Canal Vôlei Brasil
20h30: 🇺🇾 Uruguai x Argentina 🇦🇷 (Eliminatórias - América do Sul) | SporTV
🏐 21h00: Minas x Praia Clube (Superliga Feminina - Última rodada 1ª fase) | SporTV
🏐 21h00: Bauru x Maringá (Superliga Feminina - Última rodada 1ª fase) | Canal Vôlei Brasil
🏐 21h00: Flamengo x Mackenzie (Superliga Feminina - Última rodada 1ª fase) | Canal Vôlei Brasil
🏐 21h00: Fluminense x Barueri (Superliga Feminina - Última rodada 1ª fase) | Canal Vôlei Brasil
🏀 23h00: Phoenix Suns x Cleveland Cavaliers | ESPN

SÁBADO

16h30: Ceará x Fortaleza (Cearense Final - Volta) | Globo (CE), Canal GOAT e TVC (YouTube)
16h30: Retrô x Sport (Pernambucano Final - Ida) | Globo (PE) e Canal GOAT
16h30: Avaí x Chapecoense (Catarinense Final - Volta) | NSC TV e FCF TV (YouTube)
🏀 20h00: Atlanta Hawks x Golden State Warriors | NBA YouTube Brasil
🏐 21h00: Bauru x Minas (Superliga Masculina) | SporTV
🏀 23h30: Los Angeles Lakers x Chicago Bulls | Prime Video

DOMINGO

🏎️ 04h00: Grande Prêmio da China | Band
16h00: Vitória x Bahia (Final - Volta) | TV Brasil e TVE Bahia (YouTube)
16h45: 🇪🇸 Espanha x Holanda 🇳🇱 (Liga das Nações - Quartas) | SporTV
16h45: 🇫🇷 França x Croácia 🇭🇷 (Liga das Nações - Quartas) | SporTV
16h45: 🇵🇹 Portugal x Dinamarca 🇩🇰 (Liga das Nações - Quartas) | Disney+
16h45: 🇩🇪 Alemanha x Itália 🇮🇹 (Liga das Nações - Quartas) | ESPN
🏐 19h00: Suzano x Cruzeiro (Superliga Masculina) | SporTV
🏀 22h00: Los Angeles Clippers x Oklahoma City Thunder | NBA YouTube Brasil

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até segunda, champs!

powered by