21/04/2025

A gente curte muito ter você escalado no nosso time, mas se quiser pendurar as chuteiras por aqui, é só clicar no botão ao lado e se desinscrever. Sem VAR e sem prorrogação. 👍

BIG STORY
Um “estranho” no topo do mundo

(Imagem: ITTF World)

🇧🇷🏆 É o Brasa, não tem jeito! Em um esporte dominado por asiáticos e europeus, Hugo Calderano cavou seu espacinho entre chineses, japoneses, alemães e suecos e colocou seu nome na história do tênis de mesa e do esporte mundial.

Aos 28 anos, o brazuca se tornou o 1º atleta fora da Ásia e Europa a vencer a Copa do Mundo da modalidade. Já considerado o maior jogador das Américas na história, Calderano também foi o 1º do continente a figurar no TOP-10 do ranking mundial.

Contudo, quem vê o sorriso tímido no topo do pódio, em 🇨🇳 Macau, em meio aos sérios chineses, pode não saber que a trajetória até ali não foi sempre assim.

Do incentivo de casa ao domínio Pan-americano

Filho de professores de educação física, Calderano começou a jogar tênis de mesa aos 8 anos. Aos 14, o carioca deixou o Rio rumo a São Caetano do Sul, polo nacional do esporte, para treinar com a Seleção Brasileira.

Aos 16, foi o 1º do país a ser #1 do mundo sub-18. No ano seguinte, venceu etapas do circuito mundial da ITTF tanto no juvenil quanto no adulto (o mais jovem a conseguir o feito) — algo inédito até então.

Já em 2014, aos 18, conquistou o 🥉 bronze nas Olimpíadas da Juventude, realizada em 🇨🇳 Nanjing — a 1ª da modalidade em uma competição olímpica.

(Imagem: ITTF)

Até que em 2015, iniciou sua trajetória de sucesso nos Jogos Pan-Americanos, com 🥇ouro individual e por equipes. De lá para cá, além da extensa lista de conquistas que ele tem na carreira — veja aqui — começou a empilhar medalhas na competição:

  • 🥇 6 ouros — 3 individuais, 2 por duplas, 1 por equipes;

  • 🥈 1 prata — por duplas;

  • 🥉 1 bronze — por equipes.

Estreia olímpica, crescimento no ranking e consolidação mundial

A 1ª participação de Calderano em Olimpíadas foi, literalmente, em casa. E logo na estreia, na Rio 2016, conseguiu igualar a melhor posição de seu xará Hugo Hoyama, até então o maior nome do tênis de mesa brazuca.

O ano de 2018, marcou a chegada de Calderano ao TOP-10 mundial, após iniciar como 17º, e participação no Grand Finals — torneio que reúne os 16 melhores da temporada.

Ao alcançar as quartas de final, o brazuca venceu o então #1 do mundo, 🇨🇳 Fan Zhendong. Contudo, menos de 5 horas após o desgastante duelo, ele já foi escalado para o duelo contra 🇯🇵 Tomokazu Harimoto, nº 5 do mundo à época, e de apenas 15 anos.

Mesmo com a derrota, o brazuca ficou com a🥉 medalha de bronze e terminou o ano como 6º melhor do mundo. Um feito histórico!

(Imagem: GZH)

Quando chegou às Olimpíadas de Tóquio 2020, Calderano já era uma esperança de medalha. 4º melhor cabeça de chave, ele superou seu próprio desempenho em 2016 ao alcançar as quartas de final, onde perdeu para 🇩🇪 Dimitrij Ovtcharov.

Até que, em Paris 2024, após 300 semanas consecutivas no TOP-10 mundial, o mesa-tenista já tinha os olhos e os corações dos brasileiros pulsando com ele na busca de uma sonhada conquista para o país.

Da dor de Paris à glória em Macau

A campanha na França estava muito sólida. O brazuca chegou com facilidade até as semifinais, após vencer 16 sets e perder somente 3 nas 4 fases anteriores, além de estabelecer o novo recorde BR da modalidade na história dos Jogos.

Contudo, o adversário era surpreendente. 🇸🇪  Truls Möregardh, #26 do mundo, que havia eliminado o então #1 do ranking, 🇨🇳 Wang Chuqin. A derrota por 4 a 2, colocou o brasileiro na disputa do bronze.

O adversário, 🇫🇷 Felix Lebrun, empurrado por toda a torcida em Paris, encerrou o sonho da medalha do brazuca, ao vencer por 4 a 0. A decepção foi tremenda e Calderano ficou desolado — relembre aqui.

(Imagem: TV Globo)

Sua entrevista após o jogo foi uma das mais emocionantes de toda a competição:

Conseguir uma medalha é o meu grande objetivo desde que eu comecei a jogar tênis de mesa. Essa decepção mostra quanto esforço eu faço. Coloco o tênis de mesa sempre no centro da minha vida. Todas as escolhas que eu faço. Eu moro longe da minha família há muitos anos, treino sete dias por semana. Tudo vale a pena porque esses momentos são lindos de viver. Claro que não dá para ser diferente. Eu vou ficar decepcionado por dias, semanas, meses, mas vou voltar e tentar de novo. Eu tenho muito tempo pela frente ainda, estou continuando a evoluir e obrigado a todo mundo pela torcida de sempre.

🇧🇷🔙 E ele voltou… pouco menos de 1 ano depois, na Copa do Mundo, Calderano crava seu nome na história e espanta todos os seus fantasmas.

Além do feito do título, ele eliminou, em sequência, os números 3 — seu algoz de antes 🇯🇵 Tomokazu Harimoto —, 2 (🇨🇳 Wang Chuqin) e 1 do mundo (🇨🇳 Lin Shidong) das quartas até a final, mesmo revelando não estar no seu melhor nível há 1 mês.

(Imagem: ITTF World)

O feito era inimaginável, mas o herói era real. Brazuca, de carne e osso, que chora, mas que agora, com o título nas mãos e TOP-3 mundial, terá inúmeros motivos para comemorar, enquanto faz o Brasil inteiro sorrir. Obrigado, campeão! 🏆

GIRO DA RODADA
O mais importante da rodada #05 do BR25

Verdão vence Fortaleza e se isola na ponta

No duelo entre os treinadores mais longevos do BR, o Palmeiras superou o Laion por 2 a 1 e agora lidera sozinho.

Facundo Torres e Flaco López marcaram para o Verdão, enquanto Deyverson, usando da lei que nunca falha — a lei do ex — descontou para o Fortaleza.

Mas quem garantiu os 3 pontos foi Weverton, ao defender um pênalti cobrado por Lucero nos minutos finais — veja aqui. — veja aqui.

Ferreirinha marca mais 1 e São Paulo vence o San-São

É melhor o Craque Neto se preocupar: Ferrerinha está on fire. Desde a provocação, são 5 gols em 4 jogos — e ele abriu o placar com esse aqui.

André Silva ampliou para o Tricolor e Tiquinho Soares, de pênalti, descontou para o Santos. Tudo isso ainda no 1T.

No 2T, o Peixe esteve mais perto do empate, mas parou no goleiro Rafael, que garantiu a primeira vitória do São Paulo no campeonato, após 4 empates consecutivos.

Mais um Gre-Nal sem vencedor e com polêmica de arbitragem

O 4º Gre-Nal do ano terminou com o placar que se repetiu 3x: 1 a 1.

Com muita vontade após demissão do técnico Gustavo Quinteros, foi o Imortal quem abriu o placar com gol contra de Anthoni. Maas… o Inter tem o seu maestro: Alan Patrick empatou, de pênalti.

No fim do jogo, o Grêmio ficou na bronca com o árbitro, por um suposto pênalti não marcado, mesmo após analisar o VAR — veja aqui.

Depois de goleada, ataque do Flamengo para em Léo Jardim

“Virou o Neuer”. Foi o próprio perfil do Flamengo que disse, após atuação fantástica de Léo Jardim — veja aqui se não acreditar.

O goleiro vascaíno fez 7 defesas importantes — veja aqui — e segurou o ataque do Mengão, que vinha de 6 contra o Juventude.

O Vasco também teve suas chances, incluindo uma bola na trave, mas ninguém conseguiu tirar o zero do placar.

Outros resultados

  • BGT 1×0 CRU: Bragantino vence 3ª seguida, entra no G4 e freia reação do Cruzeiro no campeonato;

  • FLU 1×1 VIT: Com gol no fim do jogo, Vitória arranca empate com o Flu e encerra sequência de vitórias de Renato Gaúcho;

  • CAM 1×0 BOT: Na reedição da final da Libertadores, Galo conquista 1ª vitória no BR25 em jogo quente no Mineirão;

  • JUV 2×2 MIR: Juve fica 2x na frente, mas cede empate ao caçula da Série A e perde 100% em casa na temporada;

  • COR 2X1 SPT: Timão vence de virada com 2 gols de Memphis e afunda Sport na lanterna.

FÓRMULA 1
Piastri vence em Jeddah e assume a liderança do campeonato

(Imagem: Getty Images)

🆕1️⃣ Liderança inevitável. Oscar Piastri assumiu a ponta do Mundial de Fórmula 1 após vencer o GP da Arábia Saudita — sua 3ª vitória em 5 etapas disputadas até aqui. Verstappen e Leclerc completaram o pódio.

O australiano se beneficiou de uma punição de 5s aplicada a Max Verstappen, por ter cortado caminho fora da pista durante a disputa entre os dois nas primeiras curvas da corrida — veja aqui.

Max ainda manteve a ponta até a volta 22 de 50, quando realizou sua parada, cumpriu a penalidade, e perdeu a ponta para Lando Norris, que comandou a prova até a volta 35.

Com a parada de Norris, Piastri assumiu a liderança e, sem ser ameaçado, cruzou a linha de chegada na frente, somando mais 25 pontos no campeonato.

  1. 🇦🇺 Oscar Piastri — 99 pontos

  2. 🇬🇧 Lando Norris — 89 pontos

  3. 🇳🇱 Max Verstappen — 87 pontos

  4. 🇬🇧 George Russel — 73 pontos

  5. 🇲🇨 Charles Leclerc — 47 pontos

Bortoleto se aproveita de acidente e fica em 18º

Em mais um fim de semana complicado para a Sauber, Gabriel Bortoleto largou em 20º e só conseguiu ganhar posições devido ao abandono de Tsunoda e Gasly, que se envolveram em um acidente logo na 1ª volta.

O piloto brazuca explicou que o resultado se deve, principalmente, à falta de ritmo do carro e ao desgaste excessivo dos pneus, que o impediram até mesmo de manter a 16ª posição — seu melhor momento ao longo da corrida.

NBA
Os playoffs já começaram, mas o OKC segue no ritmo da temporada regular

(Imagem: OKC)

Trovão estrondoso. A melhor campanha da temporada regular — 68 vitórias e apenas 14 derrotas — não foi à toa. E o Oklahoma City Thunder manteve o ritmo na abertura dos playoffs, contra o Memphis Grizzlies.

Pior para Ja Morant e cia, que sofreram a pior derrota da história em um jogo 1 de playoffs e a 5ª maior de todo o mata-mata: 131 a 80 — simplesmente, 51 pontos de diferença, apenas 7 a menos que o recorde.

O momento-chave da partida foi o 2º quarto, quando o Grizzlies ficou 5 minutos sem pontuar, e o Thunder aproveitou para disparar no placar. Até que Jalen Williams, cestinha de OKC com 20 pontos, “enterrou” qualquer pretensão de reação de Memphis — veja aqui.

Outros resultados da primeira rodada

😭 “O Flamengo é campeão da Libertadores do basquete”

🏀 Malvadão também na bola laranja. O Mengão não tomou conhecimento do Boca Juniors e, no melhor estilo OKC, conquistou a Champions League das Américas de Basquete ao vencer por 83 a 57, no Maracanãzinho.

Com o 3º título do Fla na “Libertadores do Basquete”, o Estagi só consegue lembrar deste vídeo icônico aqui.

APRESENTADO POR BINANCE
Tem marcas que estampam. E tem marcas que jogam junto.

Um torcedor brasileiro assinou o capacete do Pierre Gasly. Outro coleciona momentos da carreira do Cristiano Ronaldo em versões digitais e exclusivas. Nenhum deles é profissional do esporte — mas ambos deixaram de ser só espectadores.

Com a Binance, o torcedor participa de verdade. Nada de ficar só na arquibancada, isso é coisa do passado.

Seja na F1, no futebol ou em ativações que aproximam fãs dos bastidores, a marca mostra que cripto vai além do investimento: é presença e conexão com o que você ama.

Clique aqui, saia da arquibancada e crie sua conta na Binance.

*Confira todos os detalhes. Só invista depois de entender as informações essenciais da oferta

STAT
Shakhtar Donetsk chega a 1.000 gols marcados por brazucas

(Imagem: Shakhtar Donetsk)

🎶 “Mil gols… Mil gols… só Pelé…”. O Rei do Futebol não participou da contagem, mas o Shakhtar Donetsk, tradicional importador de talentos do futebol BR, alcançou a marca de 1.000 gols marcados por brazucas.

O gol simbólico foi marcado por Marlon Gomes, ex-Vasco, e pouco depois o atacante Kevin, ex-Palmeiras, ampliou a conta para 1.001. A dupla faz parte de um elenco com outros 7 brasileiros, que já somam 35 gols nesta temporada.

A história dessa conexão começou em 2002, com o atacante Brandão, que também aparece entre os maiores artilheiros brasileiros da equipe. Veja o TOP-5:

  1. Luiz Adriano - 128 gols

  2. Brandão - 91 gols

  3. Alex Teixeira - 89 gols

  4. Marlos - 71 gols

  5. Jadson - 64 gols

Ao todo, 44 brasileiros já vestiram a camisa laranja e preta do Shakhtar, e 33 deles deixaram sua marca nas redes. Um número que mostra como a ponte entre Brasil e Ucrânia segue firme — e cada vez mais goleadora.

CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes

(Imagem: AFP)

🇩🇪 Já na Alemanha, festa garantida. Zverev derrota Ben Shelton e é tri em Munique

Ficou curioso? Clique aqui e veja se você acertou a resposta.

PELA WEB
  1. Até quem não viu, se emociona. Há 40 anos, Senna vencia sua 1ª corrida na F1

  2. O melhor pack da internet. O Estagi é simplesmente apaixonado com ele

  3. VAR, Ferrari e Stevie Wonder. Só numa coletiva de Renato Gaúcho que tem tudo isso na mesma frase

  4. Advogado do Dudu fazendo escola. Agora, as conversas são cheias de “siglas”

  5. E a aposta do Neto com o Ferreirinha, hein? Tem muita gente próxima do craque torcendo para o atacante

  6. Mascote, soco do presidente e expulsão. O puro suco do futebol BR na 4ª divisão do Paulistão

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até quarta, champs!

powered by