22/12/2023

bernardinho

bom dia. “a vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer. vencer será consequência da boa preparação”

Diniz vs. Guardiola: Chegou o grande dia
BIG STORY

(Imagem: O Globo | Reprodução)

Finalmente, o duelo que parecia que ia ficar somente na imaginação do torcedor está prestes a se concretizar.

A final do Mundial de Clubes não vai conseguir reunir dois dos maiores artilheiros da atualidade, já que Haaland está fora do torneio, mas com certeza terá dois dos principais treinadores do futebol mundial neste ano.

Enquanto Pep Guardiola já tem uma vasta experiência, tendo revolucionado o futebol com o Barcelona de 2008 a 2012 e seu famoso “tiki-taka” e tendo conquistado três Champions Leagues…

Fernando Diniz não deixa de ser um "iniciante" — mesmo já tendo comandado algumas das principais equipes do país. Mas uma coisa é certa: o professor trouxe esperança para os brasileiros.

Diniz tem um estilo de jogo próprio, que implementa em suas equipes desde que surgiu no cenário do futebol com o Audax, naquele Paulistão de 2016.

As semelhanças dos técnicos finalistas são muitas. Ambos gostam de ter a posse de bola, pressionam o adversário em linhas altas e incentivam os jogadores de defesa a saírem tocando a bola, desde os goleiros.

  • As características parecidas também se igualam nos espaços cedidos pelos jogadores quando há a perda da bola para o adversário.

Mas os dois estão bem longe de serem iguais. O próprio treinador do Fluminense afirmou que seu estilo de jogo é o oposto do jogo posicional do Guardiola.

As posições dos atletas do City são muito bem definidas — por isso o nome —, não havendo deslocamentos bruscos entre os atletas. É o mais "normal".

(Imagem: ge | Reprodução)

Na prática, os jogadores atuam em “setores” muto bem definidos, permitindo que a bola corra muito mais do que os próprios atletas.

Em resumo: É a bola que vai até o jogador, e não o jogador que corre para “encontrar” a bola. No jogo, isso causa uma troca de passes eterna, até achar uma brecha na defesa para o gol.

Ok… Agora vamos falar do tal "jogo aposicional"

(Imagem: Lance! | Reprodução)

No caso do Fluminense, a postura é oposta. Os jogadores até têm suas posições definidas na marcação, mas ficam beeeem mais soltos para atacar.

O Diniz reúne a maior parte do time no mesmo lado do campo (repare na imagem), puxando muitas vezes até o lateral e o ponta do lado inverso para a jogada.

  • Foi assim, por exemplo, contra o Boca na final da Libertadores, com Keno e Arias do mesmo lado, ou no Fla-Flu da final do Carioca, com o Marcelo fazendo um gol lá da direita.

A ideia é criar várias linhas de passes para quem está com a bola e realizar a troca rápida dela, enquanto o time avança no campo.

O ataque acontece de maneira mais rápida, com mais tentativas de decidir as jogadas. Por outro lado, o time fica ainda mais exposto.

Para Diniz, mais do que só o tático da coisa, ele acredita em seu modelo de jogo por representar bem o que é de fato a essência do futebol brasileiro.

De maneira geral, os estilos de Guardiola e Diniz são parecidos até o ponto de ter a posse da bola, mas bastante diferentes na maneira que utilizam para concretizá-la.

Em um confronto em que ambos gostam de ter o controle do jogo, a expectativa é de um belo espetáculo. Hoje, às 15h.

E teve gente prevendo…

Provavelmente torcedor do Fluminense — ou só do futebol bonito mesmo —, o menino Lucas Dantas soltou essa aí em 10 de junho de 2023, depois do City ter sido campeão da Champions.

Na época, o Fluminense ainda nem estava 100% confirmado nas oitavas de final da Libertadores. Alguém sabe quais números o mlk jogou na Mega da Virada?

Quem será o grande vencedor dessa batalha?

Login or Subscribe to participate in polls.

Fim do casamento? Parceria Nike e Tiger Woods fica próximo do fim
NEGÓCIOS DO ESPORTE

(Imagem: The Athletic | Reprodução)

O “amor” duradouro e multimilionário entre o maior golfista de todos os tempos e a principal marca de roupas esportivas do planeta pode estar chegando aos seus últimos dias.

A história desse relacionamento teve início há 26 anos, quando Tiger Woods venceu um torneio de golfe amador.

Sem ao menos ser profissional, Woods assinava ali o maior contrato da história do golfe até então. US$ 40 milhõespor cinco anos para um novato.

A revolta por parte dos outros jogadores e da mídia foi enorme, mas Phil Knight — fundador da Nike — profetizou: "O mundo não viu nada parecido com o que ele vai fazer pelo esporte”.

Nestas quase três décadas, Tiger Woods e Nike revolucionaram o esporte. Eles simplesmente criaram uma figura mais poderosa que o próprio golfe.

Para se ter uma ideia, estima-se que o golfista tenha recebido de 500 a 660 milhões de dólares só com os patrocínios da Nike.

  • Já o faturamento da empesa esportiva cresceu de maneira absurda já no início de parceria com Woods.

Em 1995, a Nike Golf tinha um faturamento anual de 30 milhões de dólares. Depois de apenas dois anos de Tiger Woods vestindo Nike, a marca multiplicou seu faturamento em 10x. Huge.

Então por que tudo está perto do fim?

O contrato entre a empresa e o golfista se encerra agora no fim do ano. A Nike não deu sinais de que deseja renovar o acordo. Desde 2016, a empresa parou de fabricar equipamentos de golfe.

Se tudo ocorrer como o previsto, Woods poderia fechar acordo com a empresa TaylorMade — que já tem parceria — ou com a Greyson Clothiers, marca recém criada, mas que já explodiu no mercado de vestuário do golfe.

🏀 Falando em deixar a Nike… Quem também está nesse movimento é o atual MVP das Finais da NBA, Nikola Jokic. O sérvio vai virar o grande símbolo da 361°, marca esportiva chinesa.

Jaime Jaquez Jr. e a 'Heat Culture'
STAT

(Imagem: X | Reprodução)

Ela se fortalece a cada dia. A disciplina e o desenvolvimentos de atletas poucos conhecidos ou renegados por outras franquias ganhou visibilidade em Miami nos últimos anos.

Duncan Robinson, Gabe Vincent e Max Strus foram exemplos recentes da mentalidade imposta por Pat Riley e Erik Spoelstra.

  • Até mesmo Caleb Martin — que estava sem clube — virou uma grande arma da equipe na campanha da última temporada.

Agora, a equipe de South Beach trabalha para lapidar mais um talento pouco conhecido, mas que já tem feito barulho pelas quadras da NBA.

Escolha #18 do último Draft, Jaime Jaquez Jr. não foi a pick mais comemorada pela torcida de Miami nos últimos anos.

Sabia-se da sua técnica, mas nada muito empolgante… Contudo, o armador formado em UCLA tem desbancado outros novatos mais “cobiçados” com suas ótimas atuações.

Em 28 partidas, Jaime tem média de 12.9 pontos por jogo, stat que o coloca no top cinco de rookies nessa categoria, atrás de colouros midiáticos como Chet Holmgren (OKC) e do gigante — literalmente — Victor Wembanyama (Spurs).

De acordo com a própria NBA, o rookie de Miami está na terceira colocação pelo título de melhor novato do ano.

Diferentemente dos principais novatos da temporada, JJJ inicia o jogo no banco de reservas e, mesmo assim, já é o quinto maior pontuador da equipe. Nada mal para um novato de meio de tabela do draft.

As movimentações não param no nosso futebol 🧳
MERCADO DA BOLA
As escolhidas pelo editor
CURTINHAS
Fenômeno BR na internet chama a atenção da NBA
PELA WEB

Você já ouviu falar de um carioca chamado Rodrigo Barbosa? Muito provavelmente não, mas se você acompanha basquete e está ligado nas redes sociais, você já viu o trabalho dele.

Fenômeno na rede social de Elon Musk, o perfil brasileiro ganha cada vez mais notoriedade entre os gringos por seus vídeos um tanto quanto inusitados para comemorar as vitórias da equipe de Minneapolis.

A cada pós-jogo dos Wolves, o fã de basquete do mundo inteiro já fica esperando pela publicação que virá do perfil brasileiro.

Em geral, ele costuma postar fotos, vídeos e gifs de lobos para comemorar as vitórias da equipe, ou até mesmo para criticá-los, quando o pior acontece.

Mas esse não tem sido o caso

A crescente fama da conta brasileira se deve — também — à excelente campanha do time de Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards, que lidera a NBA com 21-6 de campanha.

Por falar em Edwards… O Timberwolves Brasil foi um dos responsáveis por divulgar e compartilhar a enorme polêmica do jogador, depois de ter sido exposto por uma modelo de conteúdo adulto. Entenda aqui, se quiser.

A curadoria do estagiário para o fim de semana chegou
AGENDA DO FINAL DE SEMANA

SÁBADO

  • ⚽ 12h15: Atlético de Madrid x Sevilla | Star+

  • ⚽ 14h30: Liverpool x Arsenal | Star+

  • ⚽ 16h45: Roma x Napoli | Star+

  • 🏈 18h30: Cincinnati Bengals x Pittsburgh Steelers | ESPN e Star+

  • 🏀 22h30: San Antonio Spurs x Dallas Mavernicks | ESPN

DOMINGO

  • ⚽ 10h00: Wolverhampton x Chelsea | Star+

  • 🏈 15h00: Cleveland Browns x Houston Texas | ESPN

  • 🏈 18h25: Dallas Cowboys x Miami Dolphins | ESPN e Star+

Se quiser ver tuuuudo que vai rolar, clique aqui.

the champs 🏆

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Sua nova opção no mundo dos esportes. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão.

  • Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com um pouco de zoeira. risos.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, segunda, quarta e sexta. É gratuito.

😀😐🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

até segunda!

Sempre chegamos a sua caixa de entrada, por volta das 09:09. Segunda, quarta e sexta. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.