23/06/2025

Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.

BIG STORY
Alerta de Trovão: Oklahoma City Thunder é campeão da NBA ⚡

(Imagem: Getty Images)

O dia 22 de junho de 2025 ficará para sempre na história da NBA. Pela primeira vez desde sua mudança para Oklahoma, o Thunder conquistou o troféu Larry O'Brien.

A vitória sobre o Indiana Pacers no Jogo 7 das Finais, por 103 a 91, coroou um dos projetos de reconstrução mais inteligentes e bem-sucedidos da era moderna.

Não foi com um supertime montado à base de contratações milionárias. Foi com visão, paciência, scouting preciso e desenvolvimento interno.

A recompensa da paciência

Tudo começou em 2019, após as saídas de Russell Westbrook e Paul George. O gerente geral Sam Presti optou por um caminho ousado: trocar estrelas por um caminhão de escolhas de Draft e construir uma nova base.

Deu certo. Ao todo, o OKC acumulou 36 escolhas entre 2021 e 2028, priorizando identidade de jogo e apostando no longo prazo.

A colheita chegou mais cedo do que se imaginava — com um anel no dedo.

Uma dinastia entre as nuvens?

(Imagem: Imagn Images)

O Thunder é agora o elenco mais jovem a vencer a NBA desde os anos 70, com média de idade inferior a 25 anos. À frente de tudo, Shai Gilgeous-Alexander — MVP da temporada regular, das finais de conferência e também das Finais.

Ao lado dele, uma geração promissora:

  • Chet Holmgren, calouro de apenas 22 anos, que domina o garrafão como poucos;

  • Jalen Williams, com 23 anos, fundamental nos jogos em que Shai não esteve tão bem;

  • Alex Caruso, Lu Dort, Isaiah Hartenstein e outros coadjuvantes comprometidos com a coletividade.

No comando, Mark Daigneault, de apenas 39 anos, tornou-se um dos técnicos mais jovens a conquistar a liga, apostando em defesa intensa e transições rápidas como identidade.

Mesmo campeã, a franquia ainda possui 13 escolhas de primeira rodada e 16 de segunda até o Draft de 2031, o que possibilita reforços estratégicos e baratos.

Além disso, há espaço no teto salarial: o OKC é apenas a 25ª maior folha da NBA, e Shai, maior salário do time (US$ 35 milhões por temporada), é apenas o 34º jogador mais bem pago da liga.

Uma temporada (quase) perfeita

Com atuações sólidas desde o início, o Thunder fez a melhor campanha da temporada regular, com apenas 14 derrotas em 82 jogos.

Nos playoffs, varreu o Memphis Grizzlies — incluindo uma vitória recorde por 51 pontos — e encarou a primeira turbulência contra os Nuggets, virando a série após perder duas seguidas para Jokic & cia.

(Imagem: The Oklahoman)

Na final do Oeste, superou o Minnesota Timberwolves por 4 a 1, liderado por um dominante SGA.

A grande decisão, contra o Indiana Pacers, teve reviravoltas. Após perder o jogo 1 em casa com um game winner de Tyrese Haliburton, OKC virou a série para 3 a 2 e teve a chance de fechar fora.

No entanto, após sua pior atuação na temporada — inclusive em pontos —, o título ficou para o jogo 7, algo que não acontecia desde 2016.

O Pacers começou melhor, impulsionado por Haliburton, mesmo jogando no sacrifício. Contudo, aos 10 minutos, uma lesão no tendão de Aquiles tirou o camisa #0 da partida — veja aqui o momento.

  • Indiana ainda terminou o 1º tempo na frente, mas um 3º quarto quase perfeito (34 a 20) colocou o Thunder com 21 pontos de vantagem e selou a conquista.

SGA, mais uma vez, brilhou, com mais um duplo-duplo: 29 pontos e 12 assistências para liderar o Thunder rumo à glória.

Uma aula para a NBA

(Imagem: AFP)

Enquanto outras franquias buscaram atalhos, com elencos inchados e trocas ousadas, o Thunder mostrou que um projeto de longo prazo, com base sólida e cultura vencedora, pode ser mais eficaz.

  • O time que foi varrido nos playoffs em 2020 hoje é campeão. E com tudo que ainda tem em mãos, o céu é o limite.

O futuro chegou em OKC. E ele veste azul e branco, tem tons de laranja e agora… um toque de dourado. 🏆

Maaas… não foi só o título que agitou o domingo…

(Imagem: Bleacher Report)

Kevin Durant, ex-jogador do Thunder entre 2007 (ainda como Seattle Supersonics) e 2016, e vice-campeão em 2012, teve seu destino selado.

O ala foi negociado pelo Phoenix Suns com o Houston Rockets, em troca de Jalen Green, Dillon Brooks e a 10ª escolha do próximo Draft.

  • Além disso, outras 5 escolhas de 2ª rodada também serão repassadas aos Suns.

Durant soube da troca enquanto participava de um painel na Fanatics Fest, em Nova York. Veja o momento exato aqui.

COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA™
Os últimos jogos da rodada #2 do Mundial de Clubes

Mengão, de virada, “botou os ingleses na roda”

Foi em junho de 2025. O adversário, dessa vez, era o Chelsea — e não o Liverpool —, mas o jogo também já ficou marcado na história.

Após o erro de Wesley e o gol de Pedro Neto, o Mengão tomou conta do jogo, até que brilhou a estrela de Bruno Henrique — que desafogou a Nação.

Pouco depois, Danilo virou e o jovem Wallace Yan completou a festa rubro-negra na Filadélfia — e em todo o Brasil.

Fluzão conta com jogadores do banco para virar

Quando Jhon Arias fez esse golaço de falta, e com o domínio que o Flu tinha da partida, todos imaginavam um jogo tranquilo.

Contudo, no fim do 1T, o Ulsan virou em duas chegadas em contra-ataques.

No 2T, o Tricolor das Laranjeiras contou com Nonato e Keno, vindos do banco, para buscar a virada. Freytes também deixou o dele, e o Brasil fechou a 2ª rodada com 4 vitórias.

Em jogo movimentado, Bayern vence o Boca no finzinho

Não foi só a torcida do Boca que impressionou os torcedores do Bayern de Munique, mas também a maneira como o time Xeneize encarou o jogo.

Depois de Harry Kane abrir o placar — e marcar seu 1º gol no Mundial —, Merentiel fez esse golaço aqui, candidato a mais bonito do torneio.

Buscando a vitória para garantir tranquilidade na liderança, o Bayern encontrou o 2º gol aos 39’ do 2T, com Olise.

Real Madrid mostra sua força, mesmo com 1 a menos

Com apenas 7’ do 1T, o árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel expulsou Asencio, zagueiro do Real Madrid, por falta em Rondón.

Mesmo assim, o time merengue manteve o ritmo e construiu uma boa atuação coletiva, — evidenciada no belo gol de Arda Güler.

A partida também foi marcada pela ativação do protocolo antirracista, após denúncia feita pelo zagueiro Antonio Rüdiger.

Após a 2ª rodada, você pode ver como ficou a classificação clicando aqui.

Demais resultados:

  • 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 MCI 6×0 AIN 🇦🇪: Com tranquilidade, City goleia, se classifica e elimina o Al Ain;

  • 🇦🇹 SAL 0×0 HIL 🇸🇦: Em jogo movimentado, Salzburg e Al-Hilal perdem muitas chances e ficam no zero;

  • 🇮🇹 JUV 4×1 WYD 🇲🇦: Juve engrena no 2T, goleia Wydad e está nas oitavas;

  • 🇦🇷 RIV 0×0 MON 🇲🇽: River cria mais, para no goleiro Andrada, e fica no zero;

  • 🇮🇹 INT 2×1 URA 🇯🇵: Jovem da base da Inter salva os Nerazzurri nos acréscimos do 2T;

  • 🇿🇦 MAM 3×4 DOR 🇩🇪: Mamelodi quase surpreende Borussia e precisa de vitória sobre o Flu para continuar no Mundial;

  • 🇺🇸 LAFC 0×1 ESP 🇹🇳: Los Angeles perde pênalti no último lance e sai derrotado;

  • 🇵🇹 BEN 6×0 AUC 🇳🇿: Após cerca de 2h de paralisação no intervalo, Benfica consegue golear o Auckland.

O que mais foi destaque no Mundial?

MMA
Dana White choca o mundo e anuncia aposentadoria de Jon Jones

(Imagem: Getty Images)

O fim de uma era. Depois de 7 meses de expectativa pelo retorno de Jon Jones ao octógono e com os fãs já perdendo a paciência, o mundo do MMA foi surpreendido com o anúncio de sua aposentadoria, feito por Dana White após o UFC Baku, no último sábado.

Pouco tempo depois, o próprio Jones confirmou a decisão em comunicado nas redes sociais. Em suas palavras: “Desde a primeira vez que pisei no octógono, meu objetivo era desafiar os limites do que era possível neste esporte.”

E “Bones” de fato desafiou — e superou — muitos desses limites:

  • Cartel invejável: 28 vitórias, 1 luta sem resultado (no contest) e 1 derrota (por desqualificação — que, para Dana White, também deveria ser no contest);

  • Campeão mais jovem da história do UFC: 23 anos e 243 dias;

  • Um dos únicos 10 campeões em duas categorias (meio-pesado e peso-pesado);

  • Mais tempo com o cinturão dos meios-pesados (1.501 dias e 8 defesas consecutivas);

  • Maior número de defesas de cinturão no meio-pesado (11) e total no UFC (12);

  • Mais combates valendo cinturão na história da organização (17);

  • Líder do ranking peso-por-peso por 1.743 dias (165 vezes).

Com esses feitos e vitórias dominantes sobre nomes como Maurício Shogun (na conquista do cinturão), Daniel Cormier (2x) e Glover Teixeira, Jones é considerado por muitos o maior lutador de todos os tempos (GOAT).

Contudo, sua aposentadoria também reacendeu críticas. Parte da comunidade do MMA questiona seu legado, principalmente pelas polêmicas que o cercaram. Como disse o brasileiro Renato Moicano, “jogou a carreira na lama”.

  • Sem contar as polêmicas que ele se envolveu: foi flagrado 3x no antidoping e perdeu o cinturão outras 3x por controvérsias fora do octógono;

A crítica mais recente é a de que Jon Jones estaria “fugindo” das grandes lutas desde que assumiu o cinturão dos pesos-pesados.

  • Nunca enfrentou Francis Ngannou e, quando todos esperavam o anúncio da luta contra o campeão interino Tom Aspinall, a resposta foi a aposentadoria — frustrando os fãs e movimentando o debate sobre seu legado.

GOAT ou não, Jon "Bones" Jones está na eternidade do esporte. O cinturão dos pesados agora passa oficialmente para as mãos de Aspinall, que já prometeu “colocar essa categoria dos pesos-pesados para andar. Um campeão linear ativo.”

APRESENTADO POR BINANCE
VAR? Só se for pra decidir mais rápido

Ultimamente, a tecnologia do VAR por aqui está assim: chama o replay, pausa o jogo (por um bom tempo) e deixa todo mundo na dúvida.

Na Binance, a tecnologia faz o contrário: resolve em segundos.

Com o Pix integrado à Binance, você pode comprar usando cripto pra tudo que move sua paixão: ingressos, PPV e até a nova camisa do time.

A conversão acontece na hora — do seu saldo em cripto direto para BRL.

Clique aqui e confira como a Binance simplifica a sua vida financeira, sem precisar do VAR.

*Confira todos os detalhes. Só invista depois de entender as informações essenciais da oferta.

TÊNIS
Bia Haddad conquista o 1º título da temporada, na Inglaterra

(Imagem: Getty Images)

Mulher brasileira em 1º lugar. 🎵 E como é bom ver Bia Haddad Maia novamente no topo do pódio. Ao lado da alemã 🇩🇪 Laura Siegemund, a brasileira venceu o WTA 250 de Nottingham.

  • Foi o 8º título de duplas da carreira de Bia e o 1º ao lado de Siegemund. Juntas, elas já haviam sido derrotadas nas finais de Indian Wells (2023) e Adelaide (2025).

👸 No ATP de Queen's, Carlos Alcaraz venceu 🇨🇿 Jiří Lehečka (sua 18ª vitória consecutiva) e conquistou, de uma só vez:

  • o bicampeonato do torneio (2023 e 2025) — 🌱 e o 4º troféu na grama;

  • o 5 título do ano (venceu Monte Carlo e Roterdã) e o 3º seguido na temporada (após Roma e Roland Garros);

  • o 21º título da carreira.

Com apenas 22 anos, Carlitos está 🔥 “en llamas” e chega embalado para tentar o tricampeonato consecutivo em Wimbledon, que começa no próximo dia 30.

🇩🇪 Já em Halle, 🇰🇿 Alexander Bublik venceu 🇷🇺 Daniil Medvedev na final e conquistou o bi. No entanto, seu maior feito foi ter impedido o bi de 🇮🇹 Sinner, quebrando 2 marcas do atual nº 1, desde 2023: ser eliminado antes das quartas e perder para um tenista fora do TOP-20.

CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes

(Imagem: World Table Tennis)

Ficou curioso? Clique aqui e comente se você acertou a resposta.

PELA WEB

JOGOS DE SEGUNDA

⚽ COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA™
16h00: 🇪🇸 Atlético de Madrid x Botafogo 🇧🇷 | Globo, SporTV e CazéTV
16h00: 🇺🇸 Seattle Sounders x PSG 🇫🇷 | SporTV e CazéTV
22h00: 🇺🇸 Inter Miami x Palmeiras 🇧🇷 | Globo, SporTV e CazéTV
22h00: 🇵🇹 Porto x Al-Ahly 🇪🇬 | SporTV e CazéTV

JOGOS DE TERÇA

⚽ COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA™
16h00: 🇵🇹 Benfica x Bayern de Munique 🇩🇪 | Globo, SporTV e CazéTV
16h00: 🇳🇿 Auckland City x Boca Juniors 🇦🇷 | SporTV e CazéTV
22h00: 🇺🇸 Los Angeles FC x Flamengo 🇧🇷 | Globo, SporTV e CazéTV
22h00: 🇹🇳 Espérance x Chelsea 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 | SporTV e CazéTV

🎾 WTA DE BAD HOMBURG

06:00*: 🇺🇸 Ashlyn Krueger x Bia Haddad 🇧🇷 | ESPN e Disney+*

*horário e transmissão não confirmados até o fechamento.

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até quarta, champs!

powered by