23/12/2024

BIG STORY
João Fonseca desponta como a nova potência brasileira no esporte mundial

(Imagem: Getty Images)

Te cuida, Sinner. O JF tá chegando! Mesmo com “apenas” 18 anos, João Fonseca já tem trazido esperanças aos brasileiros de grandes conquistas para o futuro.

Nascido em 2006, no Rio de Janeiro, o jovem tenista cresceu em um ambiente esportivo que moldou sua trajetória. Filho de pais apaixonados por esportes — sua mãe chegou à flertar com o vôlei profissional e seu pai foi tenista juvenil —, João experimentou diversas modalidades na infância, como futebol, judô, natação e skate.

Mas foi no tênis que encontrou a sua verdadeira paixão. Aos 6 anos, ele já demonstrava talento e competitividade em tudo que fazia, e aos 11, já chamava a atenção pela qualidade de seus golpes.

Depois de anos competindo e se destacando no circuito juvenil, Fonseca foi o destaque da equipe brasileira que conquistou a Copa Davis Juvenil em 2022 e, um ano depois, alcançou o topo do ranking mundial júnior ao faturar o título do US Open Juvenil.

(Imagem: Getty Images)

Com o triunfo, o brazuca se tornou o 1° tenista nascido em 2006 a vencer uma partida no circuito profissional da ATP.

Mas isso era só o começo do que estava por vir. Neste ano, ele obteve excelentes resultados ao longo da temporada:

  • Campeão do Challenger de Lexington;

  • Disputou as quartas de final do ATP 250 de Bucareste;

  • Disputou as quartas de final do ATP 500 do Rio de Janeiro após vencer na estreia do Rio Open o tenista francês Arthur Fils, atualmente no TOP-20 do ranking mundial;

  • Venceu uma partida na chave principal do Masters 1000 de Roma.

Toda essa trajetória lhe proporcionou saltar 585 posições no ranking da ATP, terminando o ano como o 145º do mundo. Mas o gran finale estava reservado para Jedá, na Arábia Saudita.

O melhor da nova geração é nosso 🇧🇷

Nesse domingo, João Fonseca mostrou não só ao Brasil — mas também ao mundo — a sua carta de boas-vindas ao tênis.

O brasileiro protagonizou mais um capítulo histórico ao vencer o Next Gen ATP Finals, torneio criado em 2017 que reúne os 8 melhores tenistas de até 20 anos. Na decisão, ele superou de virada o americano Learnen Tien por 3 sets a 1, com parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2.

(Imagem: Getty Images)

🏆 A conquista é um pra lá de histórica: João se tornou o 1° sul-americano a vencer o torneio e o 2° mais jovem a ser campeão, ficando atrás apenas do italiano Jannik Sinner, que venceu em 2019 aos 18 anos e 2 meses.

A campanha de João no Next Gen foi irretocável. Ele não apenas saiu invicto da competição, como mostrou resiliência ao virar a decisão, dominando completamente a 3ª parcial com um avassalador 4/0. Veja alguns dos lances espetaculares do brazuca aqui.

O título também foi marcado por uma demonstração impressionante de força física: Fonseca disputou 5 jogos em 5 dias, mostrando preparo e intensidade em cada um deles.

Com tanto talento em tão pouca idade, João já é comparado por muitos na Europa com o número #1 do mundo Jannik Sinner, devido ao seu grande saque — que já consegue alcançar 225 km/h —, o poder de linha de base fácil e o comportamento tímido dentro e fora da quadra. Será que tá com moral o nosso menino? risos.

14 anos depois, reencontrando um ídolo

João Fonseca não esconde sua idolatria por Roger Federer, mas isso em nada impede o brasileiro de ser um fã declarado de Rafael Nadal.

Quando tinha 4 anos, o ainda menino João teve o primeiro contato com “El Toro” dias antes da final da Espanha na Copa do Mundo. Depois, teve a oportunidade de acompanhá-lo de pertinho nas quadras.

O mais curioso é que hoje os papéis se inverteram e hoje é Nadal que assiste atentamente aos movimentos do jovem e talentoso brasileiro veja aqui.

(Imagem: Getty Images)

Seja como Nadal, Federer, Sinner ou até mesmo Guga. O que todos sabemos é que o tênis brasileiro ganhou um novo talento capaz de trazer muito orgulho num futuro próximo.

Não adianta pedir para irmos com calma. Estamos todos Fonsequisados, não tem jeito!

GIRO DA RODADA
Liverpool atropela o Tottenham e se consolida como a equipe mais quente da Europa

(Imagem: Liverpool FC)

A “Slot Machine” está de volta! Depois de dois empates consecutivos na Premier League, o Liverpool voltou com tudo ao caminho das vitórias ao aplicar uma sonora goleada por 6 a 3 pra cima do Tottenham.

  • Com o resultado, a equipe dos Reds coloca 4 pontos de vantagem pra cima do Chelsea e permanecerá o Natal na liderança da tabela.

O grande destaque da vitória histórica não poderia ser outro jogador senão Mohamed Salah. O egípcio marcou 2x e deu duas assistências na partida, se tornando o 1° jogador a atingir pelo menos 10 gols e 10 assistências antes do Natal em uma temporada da Premier League na história da competição.

Além disso, o camisa #11 ultrapassou Billy Liddell para chegar ao 4° lugar na artilharia de todos os tempos do clube com 229 gols marcados.

Líder da Premier League e da Champions League, o time de Slot tem 21 vitórias em 25 partidas na temporada, somando um aproveitamento assustador de 88%. Parece que o Klopp não errou na indicação, né? risos.

Outros resultados importantes

NFL
Philadelphia Eagles sucumbe com baixas e Commanders vencem jogaço nos instantes finais

(Imagem: Getty Images)

Que partida foi essa, meus amigos! Philadelphia Eagles e Washington Commanders protagonizaram uma verdadeira batalha dentro de campo, digna da rivalidade da NFC East.

A equipe dos Eagles estava na frente do placar quando Jalen Hurts precisou deixar o campo ainda no 1° quarto com uma concussão, lesão que acabou tirando-o do restante da partida.

  • Já sem o seu quarterback titular, o time da Philadelphia ainda precisou encarar mais uma baixa importante com a saída do safety C.J. Gardner-Johnson, que foi desqualificado do jogo por atitudes antidesportivas.

Mesmo assim, o time visitante ainda mantinha uma vantagem de 27 a 14 no placar no início do 4° quarto, indicando o que poderia ser a 11ª vitória consecutiva da equipe. Mas as águias não se deram bem na capital americana nesse domingo.

O rookie Jayden Daniels começou a liderar os Commanders dentro de campo, diminuindo a diferença para 2 pontos faltando poucos minutos para o término do confronto.

Quando o Philadelphia tinha tudo para “matar a partida”, DeVonta Smith fez isso aqui e permitiu que o rival tivesse uma última chance de virar o jogo com pouco menos de 2 minutos no relógio.

Já dá pra adivinhar no que deu, né? Daniels comandou sua tropa rumo a endzone faltando 6 segundos para o final da partida — veja aqui o TD.

Vitória dos Commanders por 36 a 33, coroando uma atuação pra lá de histórica do quarterback que deve conquistar o Prêmio de Novato do Ano. Os números mostram o porquê:

  • 1° novato na história da NFL a lançar mais de 5 passes para touchdown e correr por mais de 50 jardas em um único jogo;

  • 1° novato na história da NFL com múltiplos passes para touchdown vencedores do jogo nos últimos 30 segundos do 4º quarto;

  • 305 jardas e 14 touchdowns nos últimos 4 jogos.

O triunfo consolida os Commanders como fortes candidatos a seed #7 da NFC, enquanto os Eagles praticamente dão adeus a possibilidade de folgarem na 1ª semana dos playoffs.

STAT
Fenômeno Wembanyama já supera 90% dos jogadores da história da NBA

(Imagem: NBA)

👽 O alienígena da NBA ou seria o porteiro do ENEM?? Aos 20 anos, Victor Wembanyama está redefinindo o que é ser um gigante na NBA. No último sábado, o pivô teve uma atuação impressionante com 30 pontos, 10 tocos e 7 assistências na vitória do San Antonio Spurs por 114 a 94 pra cima do Portland Trail Blazers — veja aqui esse espetáculo.

Com essa performance, Wemby cravou seu nome na história como o 6° jogador a registrar 30 pontos e 10 tocos em um jogo da NBA, ao lado de lendas como Hakeem Olajuwon, David Robinson e Kareem Abdul-Jabbar.

Mas o espetáculo não parou por aí. Wembanyama também se tornou o:

  • 1° jogador da história da NBA a combinar 4 cestas de 3 pontos e 10 bloqueios em uma única partida;

  • Jogador mais jovem com múltiplos jogos de bloqueios de dois dígitos desde que a liga começou a registrar a estatística em 1974.

Outro recorde quebrado: Wemby chegou a 62 partidas consecutivas com pelo menos um toco, superando a marca de 61 jogos de David Robinson, ícone da franquia.

Além disso, o francês já acumula mais tocos na carreira do que 91,1% de todos os jogadores na história da NBA – um feito absurdo para alguém que está apenas em sua 2ª temporada.

Mass quem disse que ele só joga na defesa? Wemby também entrou para a lista dos 15 jogadores mais rápidos a alcançar 200 bolas de 3 pontos na carreira, marca conquistado em apenas 94 jogos.

  • Para efeito de comparação, nomes como Stephen Curry, Ray Allen e James Harden demoraram mais para atingir esse número.

Nos últimos 10 jogos, Wembanyama vem jogando como um verdadeiro MVP:

  • 27,3 pontos de média por jogo;

  • 9,3 rebotes de média por jogo;

  • 5,2 assistências de média por jogo;

  • 3,8 bloqueios de média por jogo.

Quem está agradecendo aos céus por um desempenho tão fantástico do camisa #1 é a equipe texana, que está com uma campanha de 15 vitórias e 13 derrotas na temporada. Para se ter uma ideia da tamanha evolução, na última regular season, os Spurs chegaram à 15ª vitória somente no dia 17 de março!

NEGÓCIOS DO ESPORTE
Netflix entra de vez em campo como grande player no mercado de transmissões esportivas

(Imagem: EFE)

A Netflix deu mais um passo importante no universo esportivo. A gigante do streaming adquiriu os direitos integrais da Copa do Mundo Feminina da FIFA referente às edições de 2027 e 2031 para os Estados Unidos e Porto Rico.

Esta será a 1ª vez que todas as partidas de um torneio tão prestigiado serão transmitidas exclusivamente por uma plataforma de streaming, incluindo todas as partidas, programas de estúdio e documentários especiais sobre a competição.

O streaming esportivo, no entanto, não é novidade para a Netflix. Em novembro, a plataforma registrou uma audiência global de impressionantes 108 milhões de espectadores ao vivo na luta entre Mike Tyson e Jake Paul. Além disso, a Netflix:

  • Transmitiu o Netflix Slam, partida especial de tênis entre Rafael Nadal e Carlos Alcaraz;

  • Realizou o evento híbrido Netflix Cup, reunindo pilotos de Fórmula 1 e astros do PGA Tour;

  • Assinou um contrato de US$ 5 bilhões por 10 anos para transmitir eventos do WWE;

  • Será responsável pela transmissão dos jogos de Natal da NFL em um contrato de 3 anos com a liga.

Com a Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil e a edição de 2031 ainda sem sede definida, o acordo reforça a ambição da Netflix de se consolidar como um grande player nos esportes ao vivo.

A plataforma também promete explorar o crescimento do futebol feminino em uma série de documentários, que irão além das quatro linhas para contar as histórias das principais jogadoras do mundo.

Do octógono ao campo de futebol, a Netflix não está somente assistindo ao jogo – ela está mudando as regras.

CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes

(Imagem: Sada Cruzeiro)

EXTRA
São Paulo fica próximo de repatriar Oscar depois de 14 anos

(Imagem: X)

🎁 Um presente de Natal daqueles! É isso que Júlio Casares e a direção do tricolor paulista estão tentando proporcionar ao torcedor são-paulino com a possível contratação do meia Oscar para a próxima temporada.

  • O meio-campista de 33 anos quer voltar ao futebol brasileiro após anos no Chelsea e no futebol chinês, onde ganhava um salário de R$ 11 milhões mensais.

Caso a negociação se concretize, o jogador irá retornar ao clube que o lançou para o futebol, já que o meia chegou às categorias base do São Paulo aos 13 anos.

Sua saída do clube, contudo, foi pela porta dos fundos. Em 2010, Oscar acionou a justiça alegando que havia sido coagido a assinar o contrato profissional antes de completar 16 anos, além de denunciar atrasos no pagamento de salários e FGTS — relembre o caso aqui. Com isso, o jovem se transferiu para o Internacional, onde despontou no futebol.

EDITOR’S PICK
Se você ama futebol, o seu lugar é aqui!

Não basta assistir, tem que respirar futebol! Como um champs de carteirinha, você é daqueles que adora estar inteirado sobre tudo o que rola no mundo da bola, né?

Então, temos a dica certa pra você. Um programa recheado de informação, análise, resenha e com aquela pitada de clubismo que você ama odiar. De torcedores como você, feito pra você.

Mas, atenção! Tome muito cuidado. Isso porque basta escutar o “Faz e me Abraça” apenas uma vez para que ele se torne a sua melhor companhia diária.

Agora é contigo, champs! No episódio de sexta, o último de 2024, nós fizemos um programa especial com a Premiação do Futebol Brasileiro de 2024, o FEMA Awards. E é claro que no final rolou aquela resenha com bastidores inéditos das nossas gravações.

Então não perde tempo! Clica no banner e venha aproveitar essa resenha maravilhosa sobre o mundo da bola!

PELA WEB

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até quarta, champs!

powered by