24/07/2024

BIG STORY
Thaisa Daher, o trunfo brazuca para o tri olímpico

(Imagem: World Volleyball | Reprodução)

O Brasil pode até ser considerado o “país do futebol”, mas uma pesquisa indicou que, nestas Olimpíadas, o voleibol é o esporte mais aguardado pelos brazucas.

Não é para menos. Entre ambas seleções, foram 11 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, sendo 5 delas de ouro — 3 no masculino e 2 no feminino.

Para a edição deste ano, a seleção feminina é a que chega com mais chances de ouro, tendo finalizado em 4° lugar na Liga das Nações, porém com 100% de aproveitamento na fase de grupos.

Um dos pilares dessa seleção é a veterana Thaisa Daher, considerada uma das melhores centrais do vôlei mundial.

Nascida em 87 no RJ, ela começou sua história no esporte aos 14 anos em busca de um certo “acolhimento”, já que não lidava muito bem com o seu corpo.

  • No ano seguinte, se transferiu para o Minas Clube e,  aos 18 anos, foi campeã da Superliga com o Rexona-Ades — hoje Sesc-Flamengo — sob o comando de Bernardinho.

Ao longo dos anos, acumulou mais de 30 títulos entre competições nacionais e internacionais, com direito a mais 7 canecos da Superliga.

(Imagem: Hedgard Moraes | Minas Tênis Clube)

A dominância de Thaisa no voleibol brasileiro é tão impactante que, nesta temporada, a central superou a marca histórica de 5 mil pontos na principal competição nacional.

Peça fundamental nos ouros olímpicos 🥇🥇

Enquanto o vôlei masculino já estava em plena ascensão, o feminino buscava encontrar o seu protagonismo nas principais competições internacionais, especialmente nos Jogos Olímpicos.

Após duras derrotas, as brazucas finalmente conquistaram o ouro inédito em Pequim, 2008. Com bloqueios e ataques precisos, a jovem Thaisa se destacava como um pilar da nova geração.

🇬🇧 Back to back em Londres. Não satisfeitas, a equipe feminina subiu no posto mais alto do pódio 4 anos depois. Desta vez, Thaisa foi ainda mais destaque e terminou eleita a melhor bloqueadora da competição. Relembre aqui suas atuações históricas.

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

Além das Olimpíadas, “Mama Daher”, como é conhecida, conquistou importantes títulos vestindo as cores da bandeira do Brasil:

  • 5x campeã do Grand Prix;

  • 1x campeã dos Jogos Pan-Americanos (2011);

  • 3x campeã da Copa Pan-Americana (2006 e 2009).

Lesão e aposentadoria da seleção

Pouco meses depois dos Jogos do Rio, Thaisa sofreu uma grave lesão no tornozelo e decidiu retornar da Turquia para o Brasil, onde encontrou acolhimento no time do Barueri, sob a direção de Zé Roberto Guimarães.

Em menos de 1 ano de recuperação, Thaisa voltou a brilhar na Superliga, mas uma nova lesão — desta vez no joelho — fez com que a atleta decidisse se aposentar da seleção.

O retorno em busca do tri

(Imagem: Instagram \ Reprodução)

O arrependimento bateu. Em 2020, após a volta de Mari e Fabi à equipe nacional, Thaisa deixou as portas abertas para um possível retorno visando auxiliar à adaptação das jogadoras da nova geração.

Eis que, em 2023, “Mama Daher” voltou à seleção e hoje é a grande liderança brazuca na busca pelo 3º ouro olímpico.

NEGÓCIOS DO ESPORTE
Flamengo quer entrar no velho continente

🦅 O urubu quer voar mais longe. A direção do Flamengo tem negociações encaminhadas para adquirir o time do Leixões, de Portugal. Eis os motivos:

  • Internacionalização da marca;

  • Grande porta de entrada para a Europa, além do fato de Portugal ter quase 400 mil brasileiros vivendo legalmente no país;

  • Gerar receita em euro;

  • Criar uma vitrine para os seus atletas no mercado europeu — jogadores na Europa são vendidos por 20% a mais que atletas que jogam na América do Sul.

O relacionamento com o Leixões começou em 2020, após o Flamengo negociar o volante Matheus Alves e o atacante Wendel, à época destaques da base, mantendo 50% dos direitos econômicos dos atletas. 

Olhando para frente, enquanto os dirigentes flamenguistas aguardam um final feliz, os torcedores portugueses protestaram contra um possível acordo entre as partes.

Curiosidade: Em 2016, o Fluminense fez movimento semelhante ao comprar o STK Samorin, da 2ª divisão do campeonato esloveno. O deal não deu certo e foi desfeito.

TÊNIS
A última batalha de Andy Murray no tênis

(Imagem: Reuters | Reprodução)

O fim, enfim, chegou… O tenista britânico Andy Murray anunciou que irá se despedir do esporte nos Jogos Olímpicos de Paris.

Bicampeão olímpico (Londres 2012 e Rio 2016), pode-se dizer que Murray foi o único tenista a bater de frente com o temido BIG-3 do tênis.

Isso porque, na era de Nadal, Federer e Djokovic, ele foi o único que chegou ao topo do ranking da ATP, entre novembro de 2016 e agosto de 2017.

Dentre seus 46 títulos em simples, sendo 3 Grand Slams, Murray fez história ao conquistar Wimbledon em 2013, colocando fim a uma fila de 77 anos sem um britânico vencer a competição.

Aos 37 anos, Murray conseguiu “arrastar” a carreira mais tempo do que o imaginado. Assim como o nosso Guga, o britânico sofreu com dores no quadril, passando por duas operações e jogando com uma prótese de metal desde 2019.

PATROCINADO POR ARAMIS
Pra torcer junto, tem que vestir a camisa

Essa vale no trabalho e na tarde de domingo com o paizão. Afinal, quem melhor pra torcer junto do que aquele que te ensinou a amar os esportes. ⚽

  • Por ele ser nosso porto seguro e referência — não só na torcida, mas de vida — o Dia dos Pais, que tá logo aí, não pode passar em branco…

Pensando nisso, a campanha Pai Doce Lar trouxe o verdadeiro PPA (Presente Perfeito Aramis). Com peças que trazem conforto e confiança pro seu pai sorrir mais que em dia de jogo — sem contar que ele vai ficar estiloso demais. 😎

Clique aqui pra conferir e garanta o presentão.

EXTRA
A NFL clama por mais uma semana de jogos

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

O Comissário da NFL, Roger Goodell, está avaliando a possibilidade de diminuir o número de jogos durante a pré-temporada (de 3 para 2), o que permitiria com que uma nova data de jogos fosse criada.

Detalhe: A liga esportiva mais poderosa do mundo demorou mais de 40 anos para acrescentar uma semana de jogos na temporada regular, saindo de 16 para 17 semanas.

O aval dos donos das franquias a NFL já tem, mas para que mais uma semana de jogos seja efetivamente criada, a associação dos jogadores, a NFLPA, precisará aprovar a proposta.

Joe Burrow, quarterback do Cincinnati Bengals, afirmou que, para que isso aconteça, será necessário 2 bye weeks, semanas que cada time tem para folgar durante a temporada regular.

CURTINHAS
Outras grandes notícias dos esportes

(Imagem: Wagner Carmo | Reprodução)

JOGOS DO DIA

10h00

  • ⚽️ Olimpíadas: Argentina x Marrocos | SporTV2 e CazéTV

16h00

  • ⚽️ Olimpíadas: França x Estados Unidos | SporTV2 e CazéTV

19h00

  • ⚽️ Brasileirão: Criciúma x Fortaleza | Premiere

  • ⚽️ Brasileirão: Cruzeiro x Juventude | Premiere

19h30

  • ⚽️ Brasileirão: São Paulo x Botafogo | SporTV e Premiere

20h00

  • ⚽️ Brasileirão: Vitória x Flamengo | Premiere

21h30

  • ⚽️ Brasileirão: Fluminense x Palmeiras | Globo e Premiere

  • ⚽️ Brasileirão: Atlético-GO x Bahia | Globo e Premiere

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Login or Subscribe to participate in polls.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram.Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

THE CHAMPS // THAT’S ALL

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até sexta, champs!

powered by