25/04/2025

 

A gente curte muito ter você escalado no nosso time, mas se quiser pendurar as chuteiras por aqui, é só clicar no botão ao lado e se desinscrever. Sem VAR e sem prorrogação. 👍

BIG STORY
O “quase” campeão que orgulhou o Brasil

🏎️🎂 Hoje o tema da vitória é em ritmo de parabéns: Felipe Massa completa 44 anos de idade. Ainda na “corrida” para ser um campeão de Fórmula 1, Massa tem uma trajetória que o consolidou como um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro.

Nascido em São Paulo, em 1981, começou sua carreira no kart aos 8 anos. Antes de alcançar resultados expressivos no automobilismo, chegou a trabalhar como ajudante de cozinha no refeitório, em Interlagos, aos 16.

No mesmo ano, venceu as 500 milhas de Kart em parceria com outros 5 pilotos. Em seguida, conquistou os títulos:

  • 1999: 🏆 Fórmula Chevrolet Brasileiro;

  • 2000: 🏆 Fórmula Renault Italiana e 🏆 Fórmula Renault Europeia

  • 2001: 🏆 Fórmula 3000 Euro-Series.

A chegada à Fórmula 1

Assim como a atual estrela Gabriel Bortoleto, a Sauber foi a equipe que abriu as portas para Felipe Massa na F1, em 2002. Mesmo vivendo um ano difícil, conseguiu pontuar em 3 etapas, se tornando o brazuca mais jovem a conseguir o feito.

(Imagem: Sauber)

Claramente tratado como 2º piloto, recebeu ordens para ceder posições ao companheiro 🇩🇪 Nick Heidfeld ao longo da temporada. Por descumprimento de uma dessas ordens no GP da Europa, acabou demitido pela equipe.

Sem espaço no grid em 2023, foi contratado pela Ferrari como piloto de testes, mas no ano seguinte reassumiu o posto de titular da Sauber, onde se manteve por mais 2 anos.

Com um 4º lugar como melhor posição em 2004 e 2005 e 9 corridas pontuando no somatório, foi o escolhido para substituir Rubens Barrichello na Ferrari, a partir da temporada 2006.

As vitórias, o trauma e o título de 38seg

Mesmo à sombra de 🇩🇪 Michael Schumacher, o ano de 2006 foi especial para Massa — e para o Brasil. Após conquistar sua primeira pole e vitória no 🇹🇷 GP da Turquia, ele repetiu o feito no 🇧🇷 GP Brasil, tornando-se o 1º brazuca a vencer em casa desde Ayrton Senna, em 1993.

Com a aposentadoria do heptacampeão, passou a disputar o título em 2007, mas problemas ao longo do ano o deixaram em 4º. Em 2008, viveu seu auge na F1: foram 6 poles, 6 vitórias e a disputa do título, na pista, até os últimos metros da última corrida.

Novamente no GP Brasil, venceu a prova e chegou a ser campeão por 38 segundos, até que 🇬🇧 Hamilton ultrapassou 🇩🇪 Timo Glock na última curva e terminou em 5º, ficando com o título por 1 ponto — relembre aqui.

(Imagem: X)

Em 2009, veio o maior susto da carreira: uma mola solta do carro de Barrichello o atingiu no capacete durante o treino para o GP da Hungria. Massa foi hospitalizado, passou por cirurgia e ficou em coma induzido, perdendo o resto da temporada.

Mesmo recuperado, nunca mais voltou ao mesmo nível competitivo. Em 2014, se transferiu para a Williams, onde correu até 2017. Ao fim de 14 temporadas, deixou números expressivos:

  • 🏁 11 vitórias;

  • 1️⃣ 16 poles;

  • ⏱️ 15 voltas mais rápidas;

  • 🥇🥈🥉 41 pódios.

As “voltas” da vida reacendem a esperança

Em 2023, 15 anos após a decisão dramática de 2008, declarações de Bernie Ecclestone reabriram o caso conhecido como “Singapuragate”, que envolve Nelsinho Piquet, a Renault e possíveis interferências no resultado do campeonato.

Massa entrou na Justiça com um processo pedindo a reavaliação do título mundial. As primeiras audiências vão ocorrer este ano, e o caso pode marcar a história da F1 ao declarar um campeão de forma retroativa — aprofunde aqui.

(Imagem: EFE)

🏁 Se o "Tema da Vitória" já embalou 11 domingos, talvez ainda falte uma última bandeirada — que pode vir dos tribunais. Independentemente do desfecho, Felipe Massa orgulhou o país e é o piloto brazuca mais bem-sucedido na F1 pós-Senna.

GIRO DA RODADA
Brasileiros em ação na quinta-feira continental

Verdão 100% na Libertadores

O Palmeiras é o único a vencer as 3 partidas da Fase de Grupos da Libertadores até aqui.

Dessa vez, nem a altitude de La Paz foi capaz de parar o Verdão, que venceu a 7ª partida seguida e vive o melhor momento na temporada.

Depois de ficar 2x à frente com gols de Flaco López e Estêvão e ver o Bolívar empatar com o brazuca Fábio Gomes, Maurício definiu a vitória aos 28’ do 2T.

Bahia vence em casa e lidera “grupo da morte”

El hombre decide! Willian José, atacante com passagem marcante no futebol espanhol, decidiu para o Esquadrão de Aço na Fonte Nova.

Entrando no 2T, em um jogo equilibrado e de poucas chances, o chute cruzado foi decisivo para vencer o experiente goleiro Ospina e colocar o time na liderança no grupo considerado o mais difícil da Liberta.

Corinthians salva a noite brazuca na Sula

O Timão foi o único time brasileiro a vencer na noite de Sul-Americana.

Precisando da vitória após somar apenas 1 ponto nos 2 primeiros jogos, a partida ficou ainda mais difícil quando Félix Torres foi expulso com menos de 15’.

Maas… logo no início do 2T, Angel Romero fez o gol da vantagem e Hugo Souza, numa atuação segura, ajudaram o Corinthians a se recuperar na Sula e entrar na briga pela classificação.

Outros resultados importantes

NFL
Tennessee Titans puxa fila das caras novas da NFL

(Imagem: Getty Images)

Os jogos da nova temporada da NFL só começam em setembro — inclusive com mais uma partida em São Paulo —, mas a cerimônia do Draft já abre os trabalhos da nova season.

Com a pior campanha da temporada passada, o Tennessee Titans teve a primeira escolha dos talentos universitários do college football — aprofunde aqui, se quiser.

Como já era esperado, a equipe se reforçou com o QB Cam Ward, da Universidade de Miami. Na Flórida, Ward brilhou com 4.313 jardas, 39 touchdowns e apenas 7 interceptações.

Se o Draft de 2024 foi marcado por 6 escolhas de quaterbacks, neste ano, além de Ward, apenas o New York Giants selecionou outro atleta da posição: Jaxson Dart, na 25ª pick.

A 2ª escolha geral, Travis Hunter, da Universidade do Colorado, escolhido pelo Jacksonville Jaguars, entrou para a história: pela primeira vez, um jogador foi anunciado como atleta ofensivo e defensivo.

Sediando o evento, a escolha do Green Bay Packers também gerava muita expectativa. Após 23 anos, o time voltou a selecionar um wide receiver na 1ª rodada, escolhendo Matthew Golden, do Texas.

Titans também adquire uma cara nem tão nova assim…

(Imagem: Imagn Images)

Tyler Lockett, WR dispensado pelo Seattle Seahawks em março, após 10 anos na franquia, assinou contrato de 1 temporada por US$ 4 milhões, 1 dia antes do Draft.

Segundo recebedor mais eficiente da história do Seahawks, com 61 touchdowns e 8.594 jardas recebidas, o Titans será apenas o 2º time que Lockett defenderá na carreira.

INFOGRÁFICO
Quanto tempo um técnico de futebol aguenta no cargo?

(Imagem: Sofascore)

Não é fácil ser técnico de futebol nas 6 ligas mais valiosas do mundo. No entanto, nas “Série A’s”, de Brasil e Itália, é ainda mais difícil, segundo levantamento do Sofascore.

Como a Bundesliga e a Ligue 1 têm 18 times, enquanto nas demais ligas são 20 participantes, o percentual de técnicos com mais de 1 ano de trabalho, em relação ao total, fica assim:

  1. 🇪🇸 La Liga: 60%

  2. 🇩🇪 Bundesliga: 55,5%

  3. 🇬🇧 Premier League: 55%

  4. 🇫🇷 Ligue 1: 38,9%

  5. 🇧🇷 Brasileirão: 20%

  6. 🇮🇹 Série A: 10%

Chama atenção o fato de que os 3 times favoritos para vencer as ligas de maior retenção têm técnicos com menos de 1 ano de trabalho: Hans Flick (Barcelona), Vincent Kompany (Bayern de Munique) e Arne Slot (Liverpool).

Rogério Ceni é o único técnico brazuca na lista, comandando o Bahia desde setembro/2023. O técnico mais longevo em atividade é Frank Schmidt que assumiu o 🇩🇪 FC Heidenheim em setembro/2007.

NBA
Thunder tira vantagem de 26 pontos e fica perto de varrer Grizzlies

(Imagem: Getty Images)

Quase o fim. O Oklahoma City Thunder praticamente “enterrou” as chances de reação do Grizzlies na série melhor de 7. Após amassar nos 2 primeiros jogos, em casa, o OKC viu o adversário fechar o 1T, em Memphis, com 26 pontos de frente.

No entanto, após perder Ja Morant por lesão no quadril — veja o lance aqui — , o Grizzlies voltou muito mal. Aproveitando do abalo psicológico, o Thunder tirou a diferença, venceu por 114 a 108, abriu 3-0 e ficou a uma vitória da varrida.

O Kawhi voltou mesmo, hein?

Mesmo a liderança inicial de 7 pontos do Nuggets, em LA, o Clippers reagiu, abriu 20 no 2º quarto e venceu com tranquilidade por 117 a 83, sob o comando de James Harden e Kawhi Leonard, fazendo a diferença pelo 2º jogo consecutivo.

Com o mando de quadra, Los Angeles agora pode ampliar a vantagem sobre o time de Nikola Jokic, que somou seu 2º triplo-duplo na série.

Já em Detroit, cidade que voltou a receber uma partida de playoffs depois de 6 anos, o clima era de festa. Contudo, quem levou a melhor foi o New York Knicks, aumentando a sequência de derrotas do Pistons em casa nos mata-matas para 8 jogos.

Jogos de quarta-feira

(Imagem: Getty Images)

CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes

(Imagem: ATP Tour)

PELA WEB

(GIF: Tenor)

O Estagi já falou que gosta jogos ao vivo, mas entender o que acontece fora dos gramados e quadras também é muito satisfatório.

Na semana do Draft da NFL, a dica é essa aqui, porque coloca a gente bem no meio das decisões mais tensas do futebol americano. É aquela mistura de telefonema, pressão, planilha e pulso firme — tudo pra montar o time do futuro.

Se você curte ver como o planejamento pesa tanto quanto o talento, e acompanhar como o que acontece fora do campo pode mudar completamente o que se desenha dentro dele, essa dica é pra você.

Os melhores eventos do mundo dos esportes neste final de semana

SEXTA-FEIRA

🏀 19h30: Bauru x Paulistano (NBB - Oitavas - Jogo 2) | YouTube NBB
🏀 20h00: Corinthians x União Corinthians (NBB - Oitavas - Jogo 1) | YouTube NBB
🏀 20h00: Pinheiros x Unifacisa (NBB - Oitavas - Jogo 2) | YouTube NBB
🏀 20h00: Orlando Magic x Boston Celtics (Playoffs NBA - Jogo 3) | ESPN e Disney+
🏐 20h00: Minas x Osasco (Superliga Feminina - Semis - Jogo 3) | SporTV
🏀 22h30: Minnesota Timberwolves x Los Angeles Lakers (Playoffs NBA - Jogo 3) | ESPN

SÁBADO

 08h30: Chelsea x Everton | Disney+
 10h30: Bayern de Munique x Mainz | SporTV
🏀 14h00: Miami Heat x Cleveland Cavaliers (Playoffs NBA - Jogo 3) | Prime Video
 16h00: Internacional x Juventude | Premiere
 17h00: Barcelona x Real Madrid (Copa do Rei - Final) | ESPN
🏀 17h00: Vasco x São José (NBB - Oitavas - Jogo 2) | TV Cultura e YouTube NBB
🏐 18h00: Praia Clube x Cruzeiro (Superliga Masculina - Semis - Jogo 2) | SporTV
🏀 18h00: Mogi das Cruzes x Minas (NBB - Oitavas - Jogo 1) | YouTube NBB
 18h30: Ceará x São Paulo | Prime Video
 18h30: Mirassol x Atlético-MG | Premiere
🏀 19h00: Los Angeles Clippers x Denver Nuggets (Playoffs NBA - Jogo 4) | Prime Video
 20h00: Sport x Fortaleza | Premiere
 21h00: Botafogo x Fluminense | SporTV e Premiere 
🏐 21h00: Suzano x Campinas (Superliga Masculina - Semis - Jogo 2) | SporTV
🏀 21h30: Golden State Warriors x Houston Rockets (Playoffs NBA - Jogo 3) | ESPN
🎾 Sem horário definido: 🇧🇷 João Fonseca x Tommy Paul 🇺🇸 | ESPN

DOMINGO

 10h00: Bournemouth x Manchester United | ESPN e Disney+
🏀 11h00: Flamengo x Caxias (NBB - Oitavas - Jogo 2) | SporTV
🏀 11h00: Pinheiros x Unifacisa (NBB - Oitavas - Jogo 3) | YouTube NBB
 12h30: Liverpool x Tottenham | ESPN e Disney+
 12h30: Nottingham Forest x Manchester City (Copa da Inglaterra - Semis) | Disney+
🏀 14h00: Detroit Pistons x New York Knicks (Playoffs NBA - Jogo 4) | Prime Video
 15h45: Napoli x Torino | ESPN
 16h00: Flamengo x Corinthians | Globo e Premiere
🏀 16h30: Minnesota Timberwolves x Los Angeles Lakers (Playoffs NBA - Jogo 4) | ESPN
🏀 18h00: Bauru x Paulistano (NBB - Oitavas - Jogo 3) | YouTube NBB
 18h30: Palmeiras x Bahia | Premiere
 18h30: Vitória x Grêmio | Premiere
 18h30: Cruzeiro x Vasco | Record, CazéTV e Premiere
🏀 20h00: Orlando Magic x Boston Celtics (Playoffs NBA - Jogo 4) | Prime Video
 20h30: Santos x RB Bragantino | SporTV e Premiere
🏀 22h30: Milwaukee Bucks x Indiana Pacers (Playoffs NBA - Jogo 4) | ESPN e Disney+

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até segunda, champs!

powered by