27/01/2025

BIG STORY
Será Jannik Sinner quem irá desafiar o reinado do BIG-3 do tênis mundial?

(Imagem: Jannik Sinner / Instagram)

Se Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic são figuras conhecidas pelos amantes dos esportes, o nome que mais ecoa no mundo do tênis atualmente é Jannik Sinner.

Neste domingo, ele conquistou o bicampeonato do Australian Open após vencer o alemão Alexander Zverev por 3 sets a 0 (6/3, 7/6(4) e 6/3). Além do triunfo, Melbourne também trouxe marcas importantes para o jovem de 23 anos.

  • 79 triunfos nos últimos 85 jogos;

  • Primeiro italiano a conquistar 3 Grand Slams;

  • Primeiro a alcançar 10 vitórias consecutivas sem perder nenhum diante de adversários do TOP-10 da ATP;

  • O jogador mais jovem a ganhar títulos consecutivos de simples na chave masculina do Australian Open desde o americano Jim Courier, em 1992 e 1993;

  • O 5º tenista entre os homens a vencer 3 majors em quadra dura de forma consecutiva.

Ascensão meteórica e a chegada ao topo do mundo

(Imagem: Jannik Sinner / Instagram)

O ano era 2019. Sinner se classificou para o seu 1º Grand Slam e foi campeão do ATP Next Gen, fechando a temporada pela 1ª vez dentro do TOP-100 e sendo nomeado para a Revelação do Ano da ATP — parece a trajetória de alguém que conhecemos?

  • Já em 2020, veio a primeira vitória em majors, no Australian Open, além da conquista de seu 1º título da ATP na Bulgária — ele fechou o ano ocupando a 37ª posição.

No ano seguinte, se tornou o mais jovem a ganhar títulos ATP consecutivos desde Nadal em 2005, além de chegar na sua 1ª final de Masters 1000. Ao final do ano, ele se converteu no 1º jogador masculino nascido na década de 2000 a entrar para o TOP-10.

Em 2022, Sinner transformou-se no jogador mais novo a alcançar as quartas de final nos 4 Grand Slams desde Djokovic em 2007/08. Já em 2023, alcançou a 4ª posição no ranking e se tornou o 2º italiano na história a chegar ao TOP-5.

A explosão final veio em 2024. Foram 8 títulos, entre eles seus 2 primeiros majors, o ATP Finals e a Copa Davis — o primeiro tenista da história a realizar o feito. A cereja do bolo? No dia 10/06/24, Jannik alcançou o topo do ranking mundial.

2025 será o divisor de águas

(Imagem: Eurosport)

Em meio aos grandes feitos, Sinner viveu uma grande controvérsia na sua carreira no ano passado: em março, ele foi acusado de uso de anabolizante e alegou contaminação acidental — argumento aceito por um tribunal independente em agosto.

Porém, a Agência Mundial Antidoping (WADA) entrou com recurso para a suspensão de 1 a 2 anos da nova joia do tênis mundial e a audiência está marcada para os dias 16 e 17 de abril. Até a data, Jannik diz não pensar no recurso e quer curtir o seu momento.

Falando em troféu do Australian Open…

(Imagem: Madison Keys / Instagram)

A #1 do ranking feminino não teve o mesmo resultado de Sinner. Aryna Sabalenka perdeu para a americana Madison Keys por 2 sets a 1 (6/3, 2/6 e 7/5) em um jogo emocionante.

Além de ser o primeiro título de Grand Slam da #7 do mundo, a bielorrussa perdeu a chance de alcançar o tricampeonato seguido — e ela não ficou nada feliz com isso.

GIRO DA RODADA
Ganhar um clássico é bom, mas ganhar dois é melhor ainda

Dois Majestosos pra mim, nenhum pra você. A divisão de clássicos entre São Paulo e Corinthians neste final de semana não ficou muito justa: vitória do tricolor no profissional e nos juniores.

No Morumbis, o primeiro tempo foi bastante equilibrado, e o Timão até exigiu algumas defesas do goleiro Rafael. Acontece que, depois do intervalo, só deu o time da casa. Logo aos 5’, Lucas abriu o placar de cabeça e, após 6 minutos, Oscar ampliou.

Maaas… Faltaram os golaços. Primeiro, o venezuelano José Martínez diminuiu para o Corinthians aos 17’ em um chutasso de fora da área. Contudo, no minuto seguinte, Lucas enfileirou os zagueiros adversários para fechar a vitória do São Paulo.

Festa total no Morumbi e gritos de “olé” desde os 33’ do 2T. Além disso, o triunfo gerou um caminhão de memes na internet — veja alguns aqui. O curioso do clássico foi que tanto Lucas quanto Oscar foram revelados na base do SPFC.

E falando na base…

Os garotos de Cotia gritaram “É Campeão” pra cima do Timãozinho. Pela decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians abriu 2x0, mas o tricolor conseguiu diminuir ainda no 1º tempo com Paulinho, aos 46’. Já na 2ª etapa, veio a virada

Aos 17’, Andrade empatou o confronto e, três minutos depois, Paulinho marcou para garantir o pentacampeonato da Copinha para o São Paulo e impedir o Corinthians se isolar ainda mais como o maior campeão da competição com 12 títulos.

Outros resultados importantes

NFL
Chiefs alcançam seu 5º Super Bowl em 7 anos e vão em busca do inédito tri consecutivo

(Imagem: Chiefs)

É paternidade que fala? Patrick Mahomes liderou o Kansas City Chiefs na sua 4ª vitória sobre o Buffalo Bills em playoffs — a 2ª nas finais da Conferência Americana — para carimbar a passagem para o Super Bowl de 2025.

O jogo foi acirrado. No 1º tempo, foram três trocas de liderança, mas prevaleceu a atuação do camisa #15 dos Chiefs. Com um passe de 11 jardas e um touchdown terrestre, o time de Kansas City foi para os vestiários vencendo por 21 a 16.

  • No 3º quarto, um TD de Buffalo virou novamente o placar, mas, já no último quarto, uma entrada na endzone e uma conversão de 2 pontos colocou Mahomes e companhia pela 3ª vez à frente do placar… Mas ainda faltava jogo.

Após mais um empate dos Bills, o kicker Harrison Butker acertou um field goal de 35 jardas e a diferença ficou em 3 pontos, a 3 minutos do fim.

Só que, na campanha final de Buffalo, Josh Allen tentou um passe de 34 jardas, mas, para a sua tristeza, o tight end Dalton Kincaid não conseguiu segurar. Vitória e 5 º Super Bowl em 7 anos para Kansas City.

Curiosidade para fechar: Em 2017, a troca entre Chiefs e Bills fez com que a equipe do estado do Missouri subisse da escolha #27 para a #10 e fechasse com Mahomes. Será que a história seria diferente se Patrick tivesse ido para Buffalo?

Eagles amassam os Commanders e vão repetir o Super Bowl LVII em Nova Orleans

(Imagem: Bleacher Report)

🦅 Um verdadeiro massacre. Na final da Conferência Nacional, o Philadelphia Eagles amassou o Washington Commanders por 55 a 23 em mais uma atuação brilhante do também candidato a MVP, Saquon Barkley.

Em 5 aparições no Super Bowl em toda a sua história, essa será a 3ª do time da Pensilvânia nos últimos 8 anos. Essa experiência pesou na partida, forçando a franquia da capital americana a 4 perdas de posse de bola.

O confronto também marcou a primeira vez na história em que dois colegas de time — Barkley e o quarterback Jalen Hurts — fizeram 3 touchdowns terrestres na mesma partida.

Agora, a edição do Super Bowl de 2025 repete a de 2023, em que os Chiefs levaram a melhor. Contudo, se você se perguntar como será a divisão das torcidas nos Estados Unidos, este mapa aqui vai te ajudar a entender um pouco melhor.

STAT
Max Verstappen atinge regularidade incrível na F1

(Imagem: Auto Sport)

O ano era 2016. Max Verstappen, então com 18 anos (foto acima) e em seu 2º ano na Fórmula 1, conquistava a sua 1ª vitória na categoria no GP da Espanha vestindo as cores da Toro Rosso (atual Visa Cash App Racing Bulls).

Desse grande prêmio até o GP da Bélgica em 28/08/16, o holandês teve bons resultados, mas ainda com alguns deslizes e abandonos. Contudo, tudo mudou a partir daquele dia.

Acontece que a corrida no circuito de Spa-Francorchamps foi a última vez que o “Super Max” não pontuou em um GP em que cruzou a linha de chegada.

Desde a etapa seguinte naquele ano, foram 177 grandes prêmios disputados, com Verstappen abandonando ou completando apenas 90% da prova (fora da zona de pontuação) em 25 ocasiões e pontuando nos demais 152. Isso, sim, que é ter consistência.

NEGÓCIOS DO ESPORTE
Para a EA Sports, o “FIFA 25” está mais para gol contra do que golaço

(Imagem: EA Sports)

Nos últimos 2 anos, os gamers até se acostumaram a chamar o principal jogo de futebol de EA Sports FC depois que a Electronic Arts rompeu o seu longevo acordo de licenciamento com a FIFA. No entanto, eles não se acostumaram a jogar.

Isso porque a empresa anunciou que o crescimento esperado para 2025 — impactado pela redução das receitas com serviços ao vivo — será, na verdade, uma redução da expansão da companhia.

A notícia, que pegou o mercado de surpresa, fez as ações da EA caírem mais de 18% na última semana, com a quinta-feira marcando o pior desempenho diário desde 2008.

A última versão do jogo, lançada em 27/09/24, teve boas avaliações por parte dos gamers. Porém, problemas recorrentes de desempenho fizeram a EA lançar “a mais significativa revisão de jogabilidade”, o que pode explicar a queda dos números e projeções da empresa.

CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes

(Imagem: Veja)

🎿 Quem disse que o Brasil não tem neve? Lucas Pinheiro é bronze na Copa do Mundo de Esqui

EXTRA
Handebol brasileiro vai acumulando feitos no Mundial

(Imagem: IHF)

🇧🇷 Eles não cansam de fazer história. Após estrear com vitória contra a Noruega e garantir antecipadamente sua vaga nas quartas de final ao vencer à tetracampeã mundial Suécia, a Seleção Brasileira masculina de handebol quebrou mais um tabu.

Primeiro triunfo em jogos oficiais sobre a Espanha, bicampeã mundial, por 26 a 25. Os espanhóis, inclusive, tiveram o último ataque da partida e o jogo só foi encerrado após revisão no VAR — veja o lance aqui.

Já com a melhor campanha da sua história, o Brasil enfrentará a Dinamarca, tricampeã mundial, nas quartas. Para quem iniciou com poucas pretensões, é melhor que os dinamarqueses fiquem de olho ou serão as próximas vítimas. risos.

PELA WEB
  1. Até quando? Em clássico com pancadaria, o zagueiro Léo do Athlético-PR é alvo de ofensas racistas por parte da torcida do Coritiba.

  2. Isso aqui é INACREDITÁVEL! Homem de 50 anos se passava por LeBron James para aplicar golpes e sequestro em São Paulo.

  3. Mais uma opinião polêmica. Cruzeiro deveria demitir o técnico Fernando Diniz mesmo no início do trabalho?

  4. Será que vai mesmo? Abel Ferreira indica que deixará o Palmeiras no final da temporada.

  5. “Eu consegui!” Reação de jogadores do Galo em montanha-russa nos EUA viraliza.

  6. Puro suco de futebol brasileiro. Em “clássico das cores” da Série A3 do Paulista, clubes entram com uniformes invertidos.

  7. Cornetou o empresário. Jogador faz golaço de falta e mostra descontentamento com o seu agente.

  8. Saiu da jaula o Monstro. Thiago Silva desabafa após empate com o Fluminense e não garante melhora da equipe.

Não quero ser o próximo Michael Jordan, só quero ser Kobe Bryant.

5 anos sem a lenda Kobe Bryant. #MambaForever

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

THE CHAMPS

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.

Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.

até quarta, champs!

powered by