- the champs
- Posts
- 27/11/2024
27/11/2024
BIG STORY
Nada de déjà-vu de 2023: Fogão vence Porco em “final do BR”
(Imagem: Getty Images)
Sabe aquela sensação de “já vi esse filme antes…”? Esse era o sentimento que palmeirenses e botafoguenses tinham antes da “final” antecipada do Brasileirão 2024 na noite dessa terça-feira, no Allianz Parque.
Podemos até dizer que a rivalidade remonta ao ano de 1972, quando ambos decidiram o título do Brasileirão. Na ocasião, o Verdão conquistou seu 5º caneco após um empate por 0x0 na final.
(Imagem: Palmeiras)
Mas ela se fortaleceu recentemente, tanto dentro de campo, com as disputas do Brasileiro de 2023 e da Libertadores deste ano, quanto fora das quatro linhas, com a relação conturbada entre os cartolas Leila Pereira e John Textor.
⌛⏳ Uma volta rápida no tempo…
No ano passado, depois de um começo de temporada instável, o Botafogo abriu o Brasileirão surpreendendo ao assumir a liderança na 3ª rodada após 5 vitórias consecutivas — o melhor início da sua história.
Depois de triunfar sobre o Palmeiras por 1x0, uma ligação de Cristiano Ronaldo começou a mudar a história do Fogão. Luís Castro, o então técnico, recebeu uma proposta irrecusável e deixou o comando do Glorioso rumo à Arábia.
Ainda assim, conduzido pelo artilheiro Tiquinho Soares, o alvinegro fez o melhor 1º turno da história do campeonato com 47 pontos e mais de 80% de aproveitamento.
Após uma passagem rápida e conturbada de Bruno Lage — apenas 10 jogos no comando do clube —, o ídolo botafoguense Lucio Flávio foi o escolhido para estar no banco de reservas pelas 13 rodadas que faltavam até o caneco.
Com 2 vitórias nos 2 primeiros jogos, o Botafogo tinha, naquele momento, 9 pontos de vantagem para o 2º colocado. Mal sabiam seus torcedores que o clube não venceria mais no campeonato…
🗣️“This is corruption, this is theft”
Foi com essas palavras que John Textor acusou que o campeonato tinha um grande esquema de arbitragem a favor do Palmeiras, então vice-líder, e que acabava de vencer, de virada, o Fogão por 4x3, na casa do alvinegro.
(Imagem: Getty Images)
O início das acusações de Textor contra a arbitragem e a elaboração de um relatório onde o Palmeiras — líder do campeonato naquele momento — deveria ter 18 pontos a menos que o Botafogo, fizeram a Tia Leila se enfurecer.
Além da troca de ofensas, o alviverde processou o dono do Glorioso. Em 2024, ele foi convocado à CPI que investigava se os campeonatos de 2022 e 2023 haviam sido fraudados porque nunca apresentou provas concretas para suas acusações.
Revanche gloriosa em dose dupla
Mas tudo mudou em 2024. As equipes se encontraram nas oitavas de final da Libertadores. Fazendo valer o seu mando, o Botafogo fez 2x1 em casa, em jogo controlado… Muito diferente do jogo de volta.
No Allianz Parque, o Glorioso abriu 2x0 e por pouco não viu o filme do Campeonato Brasileiro se repetir. Após os 40’ do 2T, o Verdão buscou o empate e, a virada, que levaria o jogo para os pênaltis, foi impedida pelo VAR.
Já na grande decisão do campeonato dessa terça-feira, o Fogão chegou extremamente desconfiado após perder uma vantagem de 6 pontos sobre o Verdão em 3 rodadas, feito que colocou o Palmeiras na liderança na reta final do BR24.
Mas o Arthur Jorge tinha um plano. Sem poupar para a finalíssima da Liberta, o Glorioso foi completo para trucidar o Palmeiras.
Reposição perfeita de John que acaba na finalização de Savarino para ampliar o marcador (2x0);
Cobrança de escanteio na medida para Adryelson matar o jogo (3×0).
O Palmeiras até descontou no finalzinho com Richard Rios, mas nada capaz de mudar os 3 pontos mais fundamentais da história recente do clube carioca. E olha que o John Textor tinha avisado que gostava de jogar no “tapetinho” do Allianz, hein? risos.
PS: Se você quiser ver como foi toda a cobertura desse jogaço, clica aqui.
(Imagem: Brasileirão)
Com 73 pontos conquistados, o Botafogo só precisa de uma vitória e um empate contra o Internacional (fora) e o São Paulo (em casa) para se sagrar campeão brasileiro de 2024. It’s happening, John.
Ainda no BR24…
CAM 2×3 JUV. Com reservas, Atlético-MG perde no final do jogo e chega a 10 jogos consecutivos sem vencer;
FLU 0×0 CRI. Fluminense não consegue triunfar sobre o Tigre no Maraca e permanece a um ponto da zona de rebaixamento;
FOR 0×0 FLA. Em jogo sem gols, equipes praticamente dão adeus às possibilidades de título do Brasileirão.
FÓRMULA 1
GM Motors entra na F1 e expande grid para 22 carros
(Imagem: Fórmula 1)
Após anos de debates e negociações, a Fórmula 1 confirmou no início dessa semana a entrada da General Motors no grid a partir de 2026 sob a bandeira Cadillac F1.
A equipe se tornará a 11ª da categoria e usará motores Ferrari nas 2 primeiras temporadas, enquanto a GM desenvolve sua própria unidade de potência, prevista para estrear em 2028.
A aprovação encerra um longo impasse que incluiu investigações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a resistência inicial da Liberty Media, dona da Fórmula 1, à proposta da Andretti Global, que iniciou o projeto ao lado da Cadillac.
Em setembro, Michael Andretti deixou a liderança da organização, com Dan Towriss e Mark Walter assumindo como proprietários majoritários e reestruturando a operação para atender às exigências da F1 e da FIA.
A entrada da Cadillac trará mudanças significativas para o esporte. Com um grid expandido para 22 carros, será a primeira vez desde 2016 que mais de 10 equipes competirão na Fórmula 1.
Além disso, a GM aceitou pagar uma taxa de antidiluição de US$ 450 milhões, que será dividida entre os times atuais como compensação pela redistribuição de prêmios.
Mais do que a entrada de uma nova equipe, a chegada da Cadillac representa a consolidação do interesse americano na categoria, intensificada pela crescente popularidade da F1 no país.
STAT
Jannik Sinner alcança temporada de almanaque
(Imagem: ATP)
O ano de 2024 do tênis mundial ficará marcado por um nome: Jannik Sinner. O atleta fechou o melhor ano de sua carreira com o título da Copa Davis, marcando sua 8ª conquista da temporada.
Como se isso não bastasse, ele é o 1º tenista na história a vencer dois Grand Slams, o ATP Finals e a Copa Davis em uma única season. Veja alguns recordes do italiano.
Se tornou o 2° jogador na Era Aberta a terminar um ano vencendo pelo menos um set em todas as partidas — feito alcançado apenas por Roger Federer em 2005;
Conquistou mais títulos do que perdeu jogos (73 triunfos e apenas 6 derrotas), o 9° melhor aproveitamento da história;
Igualou Novak Djokovic e Roger Federer ao se sagrar campeão nos 3 maiores torneios de quadra dura (Australian Open, US Open e ATP Finals) no mesmo ano.
A ascensão do garoto de 23 anos ocorreu de forma meteórica. Até o início da temporada, Sinner tinha 22 vitórias e 27 derrotas contra os 10 melhores jogadores. Mas tudo mudou em 2024.
O italiano venceu 17 das 22 partidas contra eles, permitindo que saltasse — com sobras — ao topo do ranking mundial.
(Imagem: BBC)
"Sinnermania" não é apenas um hype, é um fenômeno. Na Itália, seu impacto é comparado ao de Taylor Swift. Se continuar nesse ritmo, Sinner pode mudar o patamar do tênis, tanto em quadra quanto fora dela.
NFL
O jogador que pode desbancar a tradição dos QBs pelo prêmio de MVP
(Imagem: Los Angeles Times)
🎵 Se teu ex não te quis, tem quem queira. Após 6 temporadas no rival NY Giants, Saquon Barkley assinou um contrato de 3 anos e US$ 38 milhões com o Philadelphia Eagles e está transformando a equipe em uma máquina de corridas.
No último domingo, o running back não só liderou uma vitória dominante por 37 a 20 sobre o Los Angeles Rams mas também quebrou o recorde de jardas corridas em um único jogo da franquia com 255.
Ele correu para 9,8 jardas por tentativa e acumulou 302 jardas totais de ataque, um desempenho histórico;
Se tornou o 1° jogador desde 2009 a registrar duas corridas de 70+ jardas em um mesmo jogo;
Com 1.392 jardas corridas em 11 partidas, deve atingir impressionantes 2.151 jardas na temporada e ameaçar o recorde de Eric Dickerson (2.105 jardas em 1984).
Se mantiver esse desempenho, Barkley pode quebrar uma tradição que já dura mais de uma década: o prêmio de MVP entregue exclusivamente a quarterbacks.
Desde Adrian Peterson, em 2012, nenhum outro running back venceu a premiação, e 12 dos últimos 15 troféus foram para QBs de times com as melhores campanhas.
O mais impressionante é que, nas primeiras 12 semanas de temporada regular, Barkley tem números superiores aos de Peterson naquele ano.
(Imagem: X)
O jogador ainda tem um caminho difícil pela frente, mas performances como a realizada contra os Rams o colocam ao lado de Josh Allen, Patrick Mahomes e Lamar Jackson na briga pelo prêmio.
Se Barkley quebrar o recorde de jardas ou passar da marca das 2.000, os eleitores podem, finalmente, dar ao MVP um novo significado. Enquanto isso, os Eagles seguem voando mais alto, na cola do Detroit Lions pela seed #1 da NFC.
CURTINHAS
Outras notícias importantes dos esportes
(Imagem: Getty Images)
Ele é simplesmente surreal. Lewandowski alcança marca histórica que só Messi e Cristiano Ronaldo conseguiram
🔥 Clima cada vez mais quente. Conselho Orientador do Corinthians recomenda os conselheiros a votarem a favor do impeachment de Augusto Melo
🤑 Isso aqui é surreal. Veja a diferença de premiação dos principais campeonatos do futebol sul-americano
🏐 Vitória tranquila. Osasco passa com facilidade pelo lanterna Brusque e chega a 3 vitórias seguidas na Superliga Feminina
💰 A salvação tá no bolso da torcida. Caixa Econômica Federal aprova “vaquinha” para os que corintianos possam quitar a dívida do estádio do Timão
EXTRA
Real Madrid inaugura parque temático nos Emirados Árabes
(Imagem: Real Madrid)
🎢 Sim, você leu certo. O Real Madrid acaba de inaugurar o Real Madrid World, o primeiro parque temático do planeta dedicado a uma equipe de futebol.
Localizado na cidade de Dubai, o local tem mais de 40 atrações, incluindo a “Stars Flyer”, uma torre de 140 metros de altura e o “Meet the Stars”, com réplicas em tamanho real de ídolos do clube. Veja aqui o vídeo de apresentação.
Com capacidade para receber 15 mil pessoas diariamente, o projeto é parte do investimento de expansão global do clube, que já tem um Centro de Treinamentos em Riyadh, na Arábia Saudita.
🥈 Mas a inovação não é merengue... Seguindo a mesma estratégia de consolidação mundial, a Ferrari inaugurou o Ferrari World em 2010, também nos Emirados Árabes. E no fundo a gente sabe que ambos sonham em ser o nosso Beto Carrero World, né… risos.
PELA WEB
Ele não é desse planeta. Ja Morant mete a melhor cravada da temporada
Pode isso, Arnaldo? Anthony Davis entra “de surpresa na quadra” e dá pela enterrada para o Los Angeles Lakers
Caiu uma lágrima aqui. Thiago Maia mostra a reação do seu pai, hospitalizado por AVC, após ver o gol que Wesley dedicou a ele
Que isso, coach? Técnico do Denver Nuggets “rasga o verbo” com seus jogadores na coletiva de imprensa após o time levar 145 pontos na derrota para os Knicks
Depois de 2017 com o Corinthians… Veja o “segredo” que motivou reação do Botafogo no campeonato
Como isso aqui não foi gol?? Criciúma coloca duas bolas na trave no mesmo lance contra o Fluminense
16h45
⚽️ Champions League: Liverpool x Real Madrid | TNT e Max
⚽️ Champions League: Aston Villa x Juventus | Max
⚽️ Champions League: Dínamo Zagreb x Borussia Dortmund | Max
21h00
⚽️ Brasileirão: Cruzeiro x Grêmio | SporTV e Premiere
21h30
🏐 Superliga Masculina: Goiás x Minas | SporTV
🏀 NBA: New York Knicks x Dallas Mavericks | ESPN e Disney+
00h00
🏀 NBA: Oklahoma City Thunder x Golden State Warriors | ESPN e Disney+
Quanto você gostou dessa edição?Você pode explicar o porquê depois de votar |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
THE CHAMPS
Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão. Toda segunda, quarta e sexta, às 09:09.
Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com uma pitada de resenha. risos.
até sexta, champs!
powered by