29/03/2024

reflexão

bom dia. neste feriado, tire um tempo para refletir sobre o andamento da sua vida. ter um “timeout”, às vezes, é necessário para reverter o jogo.

Cuidar do psicológico já não é mais uma opção
BIG STORY

(Imagem: X | Reprodução)

“Eu estava no meu limite, estava em depressão, querendo desistir. Os ataques que sofri depois da Copa e esses problemas pessoais dentro de casa me afetaram muito. Logo eu, que parecia forte mentalmente, depois da Copa parece que desabou tudo. A psicóloga salvou a minha vida, porque eu só pensava besteira.”

Richarlison

Esse é um pequeno trecho do forte depoimento do atacante Richarlison à ESPN, em que o jogador relata momentos de depressão vividos após o término da Copa do Mundo de 2022, chegando ao ponto de cogitar a sua retirada do futebol.

A hipótese só acabou ficando no campo da imaginação, porque o jogador buscou ajuda e encontrou na psicologia a grande ferramenta para superar seus medos, angustias e desafios internos.

Mas a depressão no mundo do futebol vai muito além do circulo que rodeia o convívio do atleta do Tottenham.

Um dos diversos casos que podemos retratar sobre esse tema é o do atacante Arias, do Fluminense…

Os torcedores do Fluzão talvez reconheçam a história por trás dessa foto. A imagem acima mostra o atacante colombiano abraçado com Emily Gonçalves logo após o título da Libertadores do ano passado.

Muito mais do que um mero “cumprimento”, Arias encontrou no abraço uma forma de manifestar a sua gratidão por todo o cuidado que a psicóloga do clube teve em trazê-lo de volta para a sua paixão depois de momentos difíceis de sua vida.

Logo em seguida à sua chegada ao time carioca, o atacante sofreu um duro baque com o falecimento de sua avó, pessoa pela qual era extremamente próximo.

Sem saber lidar com essa situação e tendo todos os seus familiares longe do seu dia a dia, Arias pensou em desistir da carreira e ficar no seu país natal ao lado da família. A mudança de ideia só ocorreu depois de diversas conversas com a psicóloga.

  • Hoje, o colombiano é considerado o “motorzinho” do time de Fernando Diniz e foi o responsável por anotar os gols do título da Recopa Sul-americana deste ano.

Mas nem todos tem essa sorte… Em 2019, apenas cinco clubes da elite do futebol brasileiro tinham psicólogos em sua equipe, número que dobrou para a última temporada.

E os outros 10 times? A verdade é que ainda existe muito preconceito no mundo esportivo com relação ao tema. Veja como o volante Allan, do Flamengo, respondeu ao ser questionado da parte mental do elenco rubro-negro.

Para entender a gravidade da situação… Nem a seleção brasileira contou com um profissional da área para a Copa do Mundo do Catar.

Pare um instante para refletir. A pressão constante por resultados positivos e um alto nível de desempenho técnico são uma constante no cotidiano de cada atleta esportivo do mundo.

Já dá pra imaginar a consequência disso, né? Depressão, ansiedade e nervosismo passam a ser sintomas frequentes na vida de cada atleta, afinal, ninguém é capaz de aguentar cobranças nesse nível de intensidade — tanto externa quanto interna.

Você até pode dizer: “mas com a grana que esses caras ganham até eu aguentaria essa pressão”, mas no fundo sabe que, sem a cabeça saudável, ninguém é capaz de realizar nada na vida, independente da área e/ou profissão.

(Imagem: REUTERS | Reprodução)

Os sintomas não se limitam somente ao futebol. Simone Biles, principal ginasta do planeta na atualidade, chocou o mundo ao anunciar — durante as Olímpiadas de Tóquio — que pausaria a sua carreira para cuidar da sua saúde mental.

Foram “necessários” dois anos de tratamento para que a jovem estrela americana voltasse ao esporte.

O sprint final chegou na hora certa para os Lakers
NBA

(Imagem: Los Angeles Lakers | Reprodução)

Sabe quando os corredores, mesmo exaustos, buscam forças dentro de si para dar aquela “última arrancada” nos metros finais de uma prova a fim de alcançar a linha de chegada antes dos seus adversário?

Bom, é exatamente isso que está acontecendo com a equipe de Los Angeles. Os Lakers conquistaram sua 7ª vitória nos últimos 10 jogos ao superar o Memphis Grizzlies fora de casa na última quarta-feira.

Olha que essa vitória nem foi a mais “empolgante”. Nessa sequência, os Lakers bateram times cascudos como o Minnesota Timberwolves (#2 do oeste), Philadelphia 76ers e o Milwaukee Bucks (#2 do leste), por duas vezes.

Restando nove jogos para o término da temporada regular, a equipe busca manter a boa continuidade de resultados positivos para garantir uma boa posição no play-in, ou até mesmo uma vaga direta aos playoffs.

A sequência de triunfos de LA não é um mero acaso. O crescimento de jogadores como Anthony Davis, D'Angelo Russell e Austin Reaves tem sido notório em partidas recentes, possibilitando abrir espaço para o “Papai LeBron” fazer a sua parte.

Por falar em LeBron James, o King cansou de ser “apenas” um monstro dentro das quadras e decidiu levar o seu talento para a área da comunicação.

O resultado? Em menos de uma semana do lançamento, o podcast “Mind the Game” já é o terceiro mais escutado do mundo. O camisa #23 dos Lakers participa ao lado de JJ Redick, ex-jogador do Orlando Magic e Los Angeles Clippers.

Atenção! Última chamada para ganhar sua nova camisa
ESPECIAL DO ESTAGIÁRIO

O quarto árbitro está levantado a placa… Chegamos aos acréscimos, ou melhor, aos minutos finais da nossa promoção do mês de março em que o estagi irá sortear essa belíssima camisa — totalmente original — do atacante Lukas Podolski da época da Eurocopa de 2008.

Mas ainda dá tempo! Até esse final de semana, você tem a oportunidade de participar e garantir o seu nome para concorrer a esse presentão. É só seguir esses dois passos:

  1. Divulgar o the champs para amigos, familiares e conhecidos através desse link aqui — único e exclusivo;

  2. Entrar em campo em todas as partidas. Ou seja, abrir e ler todos os the champs que receber do mês de março, sempre no dia da edição;

A promo vale até domingo e anunciaremos o vencedor na edição da próxima quarta-feira, dia 03/04.

O estagi está ansioso pra entregar esse camisa pra você! Então não perca a oportunidade de aumentar suas chances nesse sorteio, champs!

PS: Para a indicação valer, o seu indicado precisa confirmar a inscrição no e-mail de confirmação que ele vai receber.

Na terra dos States, a surpresa é búlgara
TÊNIS

(Imagem: X | Reprodução)

Quem não gosta de ver aquele “azarão” cometendo o crime, né? Foi basicamente o que aconteceu nas quartas de final do Miami Open com a saída precoce do número #2 do mundo.

A expectativa de acompanhar mais uma final de Carlos Alcaraz no ano terá que ficar para um próximo torneio, já que o espanhol foi surpreendido pelo tenista Grigor Dimitrov com uma derrota por dois sets a zero.

Vitória do renascimento. Número #3 do ranking mundial em 2017, Dimitrov estava há seis anos com o grito de campeão entalado na garganta, mas pôde soltá-lo em janeiro ao conquistar o ATP 250 de Brisbane.

Com o triunfo pra cima de Alcaraz, o búlgaro agora encara Zverev na semifinal. Do outro lado do chaveamento, Jannik Sinner e Daniil Medvedev duelam por uma vaga na grande decisão do torneio americano.

Tudo começava há 20 anos

Foi numa partida no Miami Open, em 2004, que marcaria para a história o início de uma das maiores rivalidades esportivas de todos os tempos.

  • De um lado, o já número #1 do ranking da ATP e vencedor do Australian Open e Indian Wells do mesmo ano.

  • Do outro, um “novato” espanhol de 17 anos que já era considerado uma futura estrela do tênis.

Naquele 28 de março, Roger Federer e Rafael Nadal duelaram pela primeira vez frente à frente. Confira aqui qual foi o resultado da partida.

O gosto amargo do chocolate que fica para sempre
TIME TO REMEMBER

Todo torcedor tem na memória pelo menos um jogo em que o seu clube “deu um chocolate” no rival, né? Obviamente, a regra também se adequa ao oposto.

Muitas goleadas são marcantes na história do futebol brasileiro e nos faltariam edições para abordá-las uma por uma com o seu devido valor.

  • Por isso, em homenagem ao feriado de Páscoa, vamos ressaltar uma que não poderia ter ocorrido num dia melhor para os vascaínos.

Era 23 de abril de 2000, ou melhor, um domingo de Páscoa. Como um excelentíssimo provocador que Eurico Miranda — então presidente do Vasco — sempre foi, o dirigente decidiu distribuir 40 mil ovos de chocolate para os torcedores no Maracanã.

O acordo era simples: Chocolate dentro e fora de campo. Foi exatamente o que aconteceu.

O clássico marcava o reencontro do atacante Romário enfrentando o Flamengo, algo que não acontecia há mais de uma década.

Quando a bola rolou, o baixinho destruiu. Marcou três vezes e foi o cara da goleada, ou melhor, do chocolate vascaíno por 5 a 1 em cima dos flamenguistas.

Outros chocolates nostálgicos:

ps: sabemos que você poderá ficar bravo caso o seu time não tenha aparecido aqui. Mas, por favor….não seja tão clubista quanto o estagi, risos.

Outras grandes notícias dos esportes
CURTINHAS

(Imagem: X | Reprodução)

Jade Spears, it´s you?
PELA WEB

A 3x medalhista mundial Jade Barbosa decidiu inovar numa coreografia que promete dar o que falar nos Jogos Olímpicos de Paris ao som de um baita hit dos anos 2000.

O estagi duvida você não se apaixonar por esse vídeo!

O estagiário chegou com a sua programação do final de semana
AGENDA DO ESTAGIÁRIO

SÁBADO

  • ⚽ 11h30: Bayer Leverkusen x Hoffenheim | SporTV

  • ⚽ 14h30: Bayern de Munique x Borussia Dortmund | SporTV

  • ⚽ 16h30: Atlético-MG x Cruzeiro (Ida) | SporTV

  • ⚽ 16h30: Juventude x Grêmio (Ida) | SporTV

  • ⚽ 17h00: Nova Iguaçu x Flamengo (Ida) | Band, Bandsports e Canal GOAT

  • 🏐 19h00:: Sesc-Flamengo x Barueri (Superliga Feminina) | SporTV

DOMINGO

  • ⚽ 10h00: Liverpool x Brighton | Star+

  • ⚽ 12h30: Manchester City x Arsenal | Star+

  • 🏀 16h30: Cleveland Cavaliers x Denver Nuggets | Prime Video

  • ⚽ 18h00: Santos x Palmeiras | Record

Quanto você gostou dessa edição?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Login or Subscribe to participate in polls.

the champs 🏆

Gol, ponto, nocaute, seja lá como for, estaremos aqui para cobrir. Sua nova opção no mundo dos esportes. Somos uma newsletter esportiva, sagaz e divertida, que tem por objetivo te informar sobre nossa maior paixão.

  • Conteúdo, informações e dados sobre tudo que acontecer de interessante no universo esportivo. Sem clubismo e com um pouco de zoeira. risos.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, segunda, quarta e sexta. É gratuito.

📱 Notícias na hora? Não deixe de nos seguir no Instagram. Clique aqui e seja o mais bem informado sobre o mundo dos esportes.

🎟️ Quer anunciar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

até segunda!

Sempre chegamos a sua caixa de entrada, por volta das 09:09. Segunda, quarta e sexta. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.